O encontro se deu com resgate do que aconteceu no ultimo encontro de março de 2013 e também cada instituição apresentou informes do que aconteceu nas colônias ou relacionadas a elas.
O presidente da Colônia Z-23 de Bitupitá destacou que este ano a arrecadação melhorou, pois o recadastramento no Ministério da Pesca depende do pagamento de débito com a colônia, com isso surgiram mais associados. Também chamou atenção da necessidade de acontecer fiscalização, pois “se não houver fiscalização não se ordena a pesca”.
A Colônia de Chaval Z-24informou que o pessoal de Chaval está se recadastrando normalmente, mas o número de pescadores que procuram ainda é pequeno, mesmo sendo exigência que o pescador esteja em dia com a colônia.
Na APA Delta do Parnaíba o Acordo de Pesca ainda está em processo de elaboração da documentação para atendimento dos pré-requisitos para dar entrada ao pedido. Além disso, o órgão fiscalizador, ICMBio, está realizando planejamento para o segundo semestre onde acontecerá fiscalização. Na ocasião a Comissão Ilha Ativa – CIA apresentou seus projetos de pesquisas que serão realizados nessa área.
O principal ponto desse encontro foi que será formada uma associação onde integrará as três colônias para pensar coletivamente pela melhoria da situação da pesca e do pescador. E as perspectivas de andamento das ações relacionadas a pesca será a busca de editais para geração de emprego e renda.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.