A Comissão Ilha Ativa – CIA participou do evento ministrando minicurso, palestras e mesa-redonda. O técnico da CIA Fiorenzo Bonetta participou da mesa-redonda “Gestão de resíduos sólidos”, onde discutiu sobre a realidade precária de como são tratados os resíduos residenciais, hospitalares e industriais, alertando a pessoas sobre os deveres e direitos do cidadão, em relação a esta problemática. As técnicas Daniele Lopes, Rosângela Santos e Ana Cristina Carvalho ministraram o minicurso “Desvendando a APA Delta do Parnaíba com atividades lúdicas”, apresentando as ações que são desenvolvidas na CIA e que podem ser utilizadas em trabalhos socioambientais, como jogos e contação de histórias.
Ainda representando a CIA, a vice-presidente, bióloga Francinalda Rocha, proferiu a palestra “Experiências em educação socioambiental na APA do Delta”, apresentando um pouco do histórico da instituição, projetos e ações desenvolvidas pela ONG em sua área de abrangência, que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Segundo o voluntário da CIA Alan Silva, a questão ambiental já faz parte do contexto da globalização, e a III Semana do Meio Ambiente vem contribuir para a construção de um novo pensamento da população, para que as atuais e futuras gerações usufruam conscientemente e satisfaçam suas necessidades com responsabilidade desse bem natural que é a natureza, da qual nenhum homem conseguirá viver sem o que a mesma disponibiliza.
O evento mostrou-se como um canal de interação entre os profissionais e estudantes para discussão sobre a necessidade de rupturas sobre o pensamento globalizado de consumo e produção desenfreada, que extrapola a condição da natureza manter seu equilíbrio natural.
“A III Semana do Meio Ambiente foi de grande importância, pois além de proporcionar o conhecimento sobre várias temáticas ambientais, nos fez refletir sobre como estamos contribuindo para proteger e conservar o ambiente em que vivemos, inclusive trazendo para nossa realidade, uma vez que estamos inseridos na Área de Proteção Ambiental – APA Delta do Parnaíba, que necessita dos atores sociais locais para a preservação desta Unidade de Conservação”, completa Alan Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.