sexta-feira, 31 de maio de 2013

Andreza Rudio Miranda procura por parentes em Carnaubeiras no Delta do Parnaíba

PREZADOS , Boa tarde!

Carnaubeiras, zona rural de Araioses (MA)
Meu nome é Andreza e Moro em Ipatinga MG, encontrei o endereço do jornal na internet e gostaria de solicitar-vos uma grande ajuda, sou neta de uma conterrânea de vocês que  mudou-se ainda criança, com a família com quem trabalhava para o Espirito Santo, onde constituiu família, anos depois mudou-se para Minas Gerais onde já residiam alguns de seus filhos e netos e que uma delas por acaso é a pessoa que vos escreve, o nome da minha avó é Raimunda Martins Pinto, filha de Vicente Pinto de Araujo ela morava em Carnaubeira [Município de Araioses- MA na região do Delta do Parnaíba]. próximo a Parnaíba, e estamos a procura de seus familiares não temos muitas informações além dos nomes dos pais e irmãos mas gostaria de saber se vocês poderiam nos ajudar de alguma forma, já que o jornal é um dos grandes veículos de comunicação. Acho que seria um bom ponto de partida. Desde já agradeço 

Atenciosamente,

Andreza Rudio Miranda
Agente Administrativo
DAE/SMS-(31)3829-8162

Jornal da Parnaiba

Liga Desportiva de Ilha Grande


Liga Ilha Ldig UMA BOA TARDE A TODOS
EM NOME DA LIGA DESPORTIVA DE ILHA GRANDE-LDIG, DOS PRESIDENTES DOS CLUBES FILIADOS A LIGA E DE TODOS OS DESPORTISTAS DE ILHA GRANDE-PI, GOSTARIA DE AGRADECER A PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHA GRANDE, ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE DESPO
RTO E LAZER NAS PESSOAS DE HERBERT SILVA E CARLOS ANDRÉ E PRINCIPALMENTE A EMPRESA JUREMA POR ESTÁ CONTRIBUÍDO COM O DESPORTO DESTA CIDADE, ATRAVÉS DESSAS PESSOAS, FOI USADO UM TRATOR PARA TENTAR ATERRAR O CAMPO C.S.R. DE MORROS DA MARIANA, ATÉ CONSEGUIRAM, MAIS DEVIDOS AS FORTES CHUVAS QUE CAÍRAM EM NOSSA CIDADE, O CAMPO VOLTOU A ENCHER NOVAMENTE, NO ENTANTO, OUTROS GOVERNANTES QUE PASSARAM POR NOSSA CIDADE, GOVERNANDO A MESMA POR 16 ANOS, NUNCA FIZERAM NADA NESSE SENTIDO, POR TANTO, MAIS UMA VEZ OS NOSSOS AGRADECIMENTOS À JUREMA, PREFEITURA DE ILHA GRANDE E DEPARTAMENTO DE DESPORTO.

Rapidinhas do Blog

HPP de Ilha Grande em pleno funcionamento,atendendo seu povo
Postos prontos para a vacinação contra a gripe neste dia D


População participa do dia D da vacinação em Ilha Grande-PI
Servidores da Saúde de Ilha GRANDE EM PLENO ATIVIDADES NESTE DIA D
Idosos são recebidos pelo Secretário de Saúde neste dia D,com carinho

Festa de Volta ao Passado IIII


Paulo Rodrigues,Promotor do Evento





A festa de volta ao passado volta mais uma vez,dia 20 de julho 2013 no clube do Zé Guilherme.Aguarde.

WD diz que pagamento da CEF antes da data não foi responsável por boato


Senador Wellington Dias (Foto: Divulgação) 
O senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou no Plenário do Senado que a Caixa Econômica Federal enviou esclarecimentos aos gabinetes dos senadores a respeito da antecipação do calendário de saque de benefícios do Bolsa Família no dia 17. Foi no fim de semana subsequente (dias 18 e 19) que boatos sobre o fim do programa levaram a uma corrida às agências do banco.
A nota lida pelo senador, assinada pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, diz que não há relação entre a medida da Caixa e a confusão causada pelos boatos.
Com base nos dados apresentados pela Caixa, Wellington disse que, apesar da liberação antecipada do benefício, não houve aumento do número de saques no dia 17.
“Aliás, foi até um pouco mais baixo do que na sexta-feira do dia 17 do mês anterior, o que demonstra que, na verdade, essa situação ocorreu mesmo no sábado, a partir de informações divulgadas, via celular e via internet, para os usuários do Bolsa Família, com as duas mentiras: a primeira, que ia acabar o Bolsa Família, e a segunda, que havia um bônus pelo Dia das Mães”, disse Wellington. Ele acrescentou que a Polícia Federal continua investigando o caso.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já afirmou que “não pode ser descartada” a possibilidade de que a antecipação dos pagamentos tenha contribuído para os boatos e para a corrida às agências.
Fonte: meionorte.com

Músico da banda municipal de Parnaiba morre em acidente na Ilha Grande

No começo da tarde desta quinta-feira, dia 30, um acidente envolvendo um automóvel Fiesta de cor prata e placa HQB-9434 de Parnaíba resultou em vítima fatal, o fato ocorreu na estrada que liga as cidades de Parnaíba e Ilha Grande no começo da tarde desta quinta-feira, dia 30.
Segundo testemunhas, o condutor teria perdido o controle do veículo ao fazer uma curva em alta velocidade e desceu o barranco. O carro era guiado pelo músico Edvaldo Morais Aguiar que veio a óbito, a vítima era integrante da banda de música Simplício Dias da Silva, da Prefeitura de Parnaíba, e filho do maestro Francisco de Assis de Aguiar, conhecido como Zulite também componente da banda municipal.
Familiares da vítima relataram que Edvaldo Aguiar estava consumindo bebida alcóolica momentos antes do acidente, no carro ainda estavam um sargento da Policia Militar de nome Luiz Oliveira e outro homem não identificado. Ambos foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para o Hospital Dirceu Arcoverde, sem risco de morte.
Francisco Brandão para o Proparnaiba com informações de Wesley Ripardo.

"CIA participa de exposição no Viva a Mata-SP".


Nos dias 24, 25 e 26 de maio, São Paulo recebeu mais uma edição do Viva a Mata - Encontro Nacional pela Mata Atlântica, com o tema “Direitos e Deveres Ambientais”. O evento que aconteceu na Marquise do Parque Ibirapuera foi promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica e teve como objetivo envolver o público nas questões ambientais, convidando-os a participar por meio de ações de preservação e conservação da natureza, cobrando e fiscalizando ações concretas do poder público.
Nesta 9º edição, o evento contou com diversas atividades interativas, como exposição de projetos ambientais desenvolvidos no Brasil, empresas parceiras e patrocinadores, divididos em pavilhões temáticos: Florestas, Mar, Urbano, Água, Mudanças Climáticas e Propriedades Sustentáveis. Diversas instituições marcaram presença, como a Fundação Mamíferos Aquáticos, Instituto Ekko Brasil, AQUASIS, Projeto TAMAR, Brasil Kirin, Pimp My Carroça, Bike Anjo, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, Comissão Ilha Ativa, dentre outros.
Além das exposições de ONGs que lutam pelo meio ambiente, a programação contou com palestras e debates, que aconteceram nos dois caminhões de exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, auditório do MAM - Museu de Arte Moderna e no palco da Marquise, com palestras, debates, teatro, contação de histórias, dança e apresentações diversas.
Representando o Piauí, a CIA desenvolveu atividades lúdicas com o tema “Desvendando a APA Delta do Parnaíba”, com o intuito de trabalhar junto ao público, informações sobre a esta Unidade de Conservação (UC). “Ao chegar, as crianças eram convidadas a embarcar numa viagem rumo a esta UC, e para isso era necessário conhecê-la um pouco. Assim, apresentávamos a localização da área e os municípios pertencentes; a biodiversidade (cavalo-marinho, peixe-boi marinho, tartarugas marinhas, mero, baleias, botos, caranguejo-uçá e guará) e a cultura local (como bumba-meu-boi e quadrilhas). Em seguida, as crianças participavam de atividades práticas, como a Trilha da Biodiversidade, Bingo da Biodiversidade, Contação de História, Cantando e Dançando”, disse a técnica da CIA, Ana Cristina Carvalho.
Ao longo do evento cerca de 300 crianças foram atendidas no estande da CIA. Segundo as crianças Ana Caroline Machado (11) e Mariana Silva (10), as atividades foram importantes, pois puderam conhecer alguns dos animais daquela região, assim como suas principais características. “Para mim foi interessante saber sobre a gestação do cavalo-marinho, onde a gravidez é de responsabilidade do macho e conhecer o mero, um peixe também chamado de Senhor das Pedras”, completa a visitante.
A técnica da CIA, Rosângela Santos, comenta que a participação do público superou as expectativas.  “É bom perceber que as crianças se interessam pelas questões ambientais. Isso foi verificado durante as atividades, a partir do interesse, atenção aos temas abordados, participação nas atividades e o conhecimento que já possuíam sobre algumas destas temáticas, inclusive debatendo durante as ações”.
Além da exposição, a CIA participou ministrando a palestra intitulada “Vivências na APA Delta do Parnaíba”, onde a técnica Kesley Paiva, apresentou um pouco do histórico, ações, metodologias e projetos desenvolvidos pela instituição em toda a região da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.
Ao final do evento, houve o lançamento da campanha “Cumpra-se”, um manifesto para o cumprimento do Código Florestal, com a participação de diversas organizações do Brasil: Associação Mineira de Defesa do Ambiente – AMDA, Instituto Eco Solidário, Movimento Popular Ecológico-MOPEC, Instituto Floresta Viva, WWF, dentre outras. Segundo as instituições participantes, o atual código não é o ideal, mas precisa ser cumprido.
Confira a íntegra do manifesto:
Fonte: SOS Mata Atlântica
O BRASIL PRECISA DO CÓDIGO FLORESTAL!
Faz um ano que o novo Código Florestal foi aprovado, depois de um grande debate que envolveu toda a sociedade brasileira. Isso fez com que pessoas que nunca haviam se preocupado com a preservação das florestas, no campo e nas cidades, conhecessem um pouco mais sobre o assunto.
Ainda que essa lei não seja a ideal, ela precisa sair do papel e ser cumprida. Para isso, vamos continuar mobilizados. A sociedade brasileira acompanhará de perto e cobrará a sua implantação. Seja parte disso. Esta semana, foi lançado um Observatório para acompanhar, difundir e trocar informações.
Preocupa-nos a falta de investimentos, a lentidão e a fragilidade do governo. Um ano depois, o novo Código Florestal continua no papel. O apoio aos agricultores, com orientação técnica e incentivos econômicos, vai ajudar muito no cumprimento dessa lei. A proteção e a recuperação das matas e rios são essenciais para nossa qualidade de vida.
Para que o Código Florestal seja para valer, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o primeiro passo. Cada produtor precisa dizer onde está e o que vai proteger. Por meio do CAR é possível planejar e regularizar os imóveis rurais para que produzam e ao mesmo tempo conservem a natureza, cumprindo a função social, prevista na Constituição.
A natureza brasileira – nossas nascentes, nossos solos, nossas matas e manguezais – é muito importante para sustentar a oferta de alimentos e produtos essenciais para a nossa vida. Sua proteção é ainda mais importante nos lugares onde as pessoas estão expostas a deslizamentos, enchentes, secas e contaminação ambiental. Especialistas afirmam que os prejuízos da degradação dessas áreas são muito maiores do que o valor da sua proteção. Recuperar é mais caro que conservar.
Essa não é a lei dos nossos sonhos. Não protege as matas e os rios como deveria, mas é a lei que foi aprovada. Por isso, a sociedade deve se mobilizar e cobrar para que ela saia do papel. Só assim será possível desenvolver nosso país e melhorar a vida dos brasileiros.
O Brasil é o único país que emprestou seu nome de uma árvore. Neste momento em que o País está em evidência e sedia grandes eventos, se cuidar de fato da sua natureza, dará um exemplo para o mundo como potência agrícola, econômica e ambiental, que se desenvolve em bases sustentáveis.
Fonte/Proparnaiba

Carro com três pessoas sai de via e bate em arvore provocando um óbito em Ilha Grande

Na tarde desta quinta feira (30) um grave acidente com vítima fatal, aconteceu por volta das 15 horas no trecho rural da PI-116/210 que liga Parnaíba á Ilha Grande do Piauí. A estrada não possui acostamento tem sinalização precária e péssimas condições de trafegabilidade, ainda conta com uma armadilha que pode ter sido fatal no acidente, as carnaúbas.

A forte batida provocou a morte de Edvaldo Moraes de Aguiar que era músico da Banda Municipal de Parnaíba e deixou em estado grave mais duas pessoas identificadas por João Luiz Oliveira que é Sargento da Policia Militar em Parnaíba e uma terceira vítima Cesário Ferreira Brito de 25 anos.

A Polícia não encontrou os documentos dos envolvidos no acidente, mas todos residem em Parnaíba e se deslocavam para Ilha Grande do Piauí para uma partida de futebol. Um sobrinho da vitima fatal disse para ele não dirigir, pois estava sob efeito de bebida alcoólica. 

O carro Fiesta com Placa de Parnaíba HQB 9434 seguia sentido Ilha Grande quando o motorista Edvaldo perdeu o controle em uma curva e desceu da pista elevada, colidindo de frente com uma carnaúba.

De acordo com testemunhas um carro da Prefeitura de Ilha Grande socorreu as duas vítimas sobreviventes e a vitima fatal não foi socorrido para o hospital Dirceu Arcoverde porque estava preso nas ferragens. 

Além do carro de Ilha Grande do Piauí, participaram da ocorrência uma ambulância do Corpo de Bombeiros e outra do SAMU e mais duas equipes da Policia Militar. O carro do IML removeu a vítima fatal.


Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Jovens da Pedra do Sal participam de oficina em audiovisual


No dia 26 de maio iniciaram-se as oficinas do projeto “Onda Branca” na comunidade Pedra do Sal. O grupo formado por 20 jovens tiveram, neste primeiro momento, acesso a informações sobre a história do cinema, produção e elaboração de roteiro.
As próximas oficinas ocorrerão nos dias 02, 06 e 18 de junho, e terão como temática história do gênero documentário, técnicas de filmagem, iluminação e edição de imagens.
O projeto, tecnicamente executado pela Produtora de Audiovisual Cajuína Filmes, contará com  a produção de um vídeo documentário realizado pelos jovens participantes das oficinas, culminando com posterior apresentação do vídeo às demais pessoas da referida comunidade litorânea. 

Passeio ao Delta do Parnaiba

O editor deste blog esteve no último domingo(19/05)no Delta do Parnaíba,a convite de D.Dolores proprietária da agência Antares Delta.
Um domingo inteiro perto da natureza com familiares de D.Dolores,amigos e som ao vivo.Fotos/Gilson Andrade