terça-feira, 19 de março de 2013

Instituições se reúnem para discutir o Turismo de Base Comunitária na região

Nesta segunda-feira, 18, diversas instituições locais reuniram-se no escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), para discutir sobre o Turismo de Base Comunitária, buscando levantar o que existe na região e quais instituições se relacionam com a temática.
TBC - ICMBio - 18.03.2013
Além do ICMBio, representado pelas analistas ambientais Neuza Pereira e Silmara Erthal, participaram da reunião, a professora Edvânia Assis da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tutora do Programa de Educação Tutorial do Trabalho (PET), a Ana Cláudia Ferreira da CARE Brasil, o Francisco Filho do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Turismo (EITUR) e Carla Campos, consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)-ICMBio. Pela CIA estiveram presentes Francinalda Rocha, Fátima Crespo e Leandro Inakake.
Como pauta houve a seguinte proposta:
- Apresentação dos participantes e instituições;
- Apresentação do PET;
- Apresentação das ações e trocas de experiências sobre o turismo de base comunitária pelas instituições;
- Debates e reflexões; e
- Elaboração do plano de trabalho.
A pauta da reunião foi estabelecida com objetivo de construir um plano de trabalho, que se daria de acordo com o desenvolvimento da reunião, o que não foi possível devido as boas experiências que existiram com a temática, mesmo ainda sendo incipiente.
De acordo com Leandro Inakake, o tema turismo de base comunitária está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento local, contribuindo de forma positiva e normalmente indireta com a conservação ambiental, organização social, geração de renda, além da inclusão social e cidadania.
Como encaminhamento, a consultora do PNUD/ICMBio, Carla Campos ficou de sistematizar a memória da reunião, sendo este ponto fundamental, uma vez que foi levantado que um dos equívocos que existem é a falta de informação sistematizada, organizada e disponível sobre as ações com o turismo de base comunitária. Além disso, entendendo que o espaço deve ser compartilhado, surgiu a necessidade de criar-se uma plataforma para discussão e inserção de diversas informações com esta temática, mas também surgiu a importância de valorizarmos e fortalecermos as ações de nossos parceiros, como no caso do Observatório que a CARE Brasil vem desenvolvendo desde 2012, inclusive este Observatório pode ser a plataforma que visamos.
Aproveitando o espaço o PET convidou a todos para participarem do Fórum Gestão Social da Água em Ilha Grande, realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, juntamente com a Universidade Federal do Piauí através do Curso de Bacharelado em Turismo entre os dias 21, 22 e 23 de Março de 2013, na Câmara Municipal de Ilha Grande, com a temática: ÁGUA USOS NO PRESENTE E FUTURO. Na oportunidade a CIA estará na mesa de abertura com a participação do associado Flávio Crespo.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.