quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CIA apresenta experiências de educação ambiental (EA) no litoral do Piauí

Na última semana, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveram para um público de aproximadamente 250 pessoas, a 5º edição da Semana de Biologia da instituição, com o tema “Do Biólogo que Repete ao Biólogo que Reflete”. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de integração entre estudantes e profissionais, além de fomentar reflexões sobre a formação crítica-transformadora da sociedade, em relação ao meio ambiente.

200000073
Com uma programação diversificada entre minicursos e palestras, o evento contou ainda com o lançamento do livro “Biodiversidade do Delta do Parnaíba, litoral piauiense”, organizado pelo professor Anderson Guzzi e Comissão Ilha Ativa (CIA), em parceria com a UFPI e UESPI. A CIA foi representada pela estagiária Elane Marques, apresentando o capítulo “Conservação e Educação Ambiental (EA): uma proposta do Projeto Tartarugas do Delta (PI/MA)”, apresentando experiências de EA realizadas em 2011 e análise da pesquisa com discentes de Ensino Fundamental.
DSC00168
A CIA ainda teve oportunidade de proferir o minicurso “Práticas Transformadoras  em Educação Ambiental”, onde foram apresentadas teorias e práticas de EA executadas pela instituição na APA Delta do Parnaíba, tais como: biodança, contação de história e roda griô para um público de 30 multiplicadores dos cursos de biologia e pedagogia.
Durante o minicurso os participantes trocaram experiências e vivenciaram outras maneiras didáticas de integrar o público a ser trabalhado e entenderam conceitos na área de educação socioambiental. Além disso, relataram o que aprenderam com as histórias que criaram e contaram coletivamente. “Eu precisava vivenciar uma experiência como a biodança, pois a atividade ajudará nos trabalhos que desenvolvo no município em que resido, além de ter ajudado como motivação pessoal”, disse o estudante Arsênio Santos.
DSC00277
Segundo a facilitadora Rosângela Santos, pedagoga da CIA, os resultados foram positivos, visto que os discentes atuaram como experientes contadores de histórias, onde o destaque foi Capitão Planeta, que surgiu para salvar o ambiente.
O último dia de minicurso foi um momento de integração, onde os multiplicadores passaram a contar suas histórias de vida na roda griô, sendo acompanhado por instrumentos musicais e um símbolo da contação (concha), contando fatos de sua infância, lembrando de músicas e brincadeiras e de sua cultura, como a Festa de Reisado.
Cópia de DSC00275
A CIA agradece a oportunidade de participação na V Semana de Biologia.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.