No último dia 14, a Cia realizou uma reunião com a Associação de Marisqueiras nos Tatus, para repasse de informações dadas pelas Aliança Empreendedora a respeito da negativa do projeto AMEAS; na ocasião também foram aplicados questionários com o intuito de conhecer aspectos situacionais da pesca do marisco.
No início da reunião foi conversado com os presentes sobre a situação em que se encontra o grupo de marisqueiras, através do questionamento direto: Como vocês veem o grupo das marisqueiras hoje? “O grupo está bem e trabalhando muito, falta comprador, pois às vezes temos muito produto e não tem pra quem vender”, falou Dona Luísa, atual presidente da Associação.
Dentre os pontos levantados na continuidade da conversa, citam-se as limitações no acondicionamento do produto, pois nem todas tem freezer para armazenar o marisco de maneira adequada, e que sentem necessidade de terem um local comum para armazenar e processar o marisco.
A Associação está distribuindo cesta básica o que contribui para que mais pessoas se interessem pela organização. Entre as marisqueiras, associadas ou não, é notável o crescimento quantitativo, mas ainda tem muito a melhorar em sua organização; “estamos tentando nos organizar e unir”, disse uma associada manifestando o desejo de ter uma sede própria com encontros regulares.
Sobre o resultado dado pela Aliança Empreendedora foi realizada a leitura ao grupo, que se mostrou otimista ao concordarem com tudo o que estava escrito; o que os motivou a refletir sobre o que pode ser feito para melhorarem a manipulação do marisco.
No início e final do encontro foi aplicado um questionário com 16 associados e não sócio que trabalham com marisco. O objetivo é verificar o perfil das marisqueiras de Ilha Grande e encaminhar para um encontro de integração entre Cajueiro e Luís Correia. Os resultados deste questionário são bastante interessantes, pois através deles é possível conhecer a respeito sobre a situação da pega do marisco e fazer um comparativo entre diferentes localidades.
Comissão Ilha Ativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.