Foto: Proparnaiba.com
A música do cantor parnaibano, Felício, deu as boas-vindas aos convidados do evento, o ambiente foi devidamente ornamentado com matéria-prima local e o cerimonial desprovido de formalidades foi conduzido pelo vice-presidente da CIA, zootecnista Leandro Inakake.
Além da abertura realizada com a apresentação cultural do Grupo Raízes do Nordeste deu provas da regionalidade no lançamento da cartilha sobre sociobiodiversidade da Ilha Grande de Santa Isabel.
O trabalho é fruto do Projeto RESEX Cajuí, desenvolvido de forma participativa com membros cerca de 20 entidades, das quais associações de moradores, grupos produtivos, instituições de ensino superior e órgãos públicos de conservação e pesquisa. A cartilha que trata do olhar local visando à Reserva Extrativista do Cajuí foi realizada por uma grande equipe formada através de parceria entre a ONG Comissão Ilha Ativa, que atua na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e a Fundação SOS Mata Atlântica.
O evento foi realizado no Hotel Delta em Parnaíba no final da tarde e começo da noite deste domingo, dia 1º, e contou com a presença de representantes de 15 instituições que formam a CIA, além de membros de entidades parceiras e poder público estadual e municipal das cidades de Ilha Grande do Piauí e Parnaíba.
A presidente da Comissão Ilha Ativa, bióloga Francinalda Rocha, destacou a união dos esforços da comunidade no intuito de fortalecer iniciativas que busquem o bem-estar dos habitantes da maior ilha do Delta do Parnaíba. Francinalda ressaltou ainda a participação de catadores como Antônio Júlio Araújo e da pescadora Dona Celeste que contribuíram na cartilha com obras autorais como a música ‘Meio Ambiente’ e o poema ‘Grito do Pescador’, respectivamente.
Após as falas dos membros da mesa de honra, foi feita apresentação da cartilha pelos técnicos responsáveis, Fátima Crespo, Fabíola Fogaça e Leandro Inakake, o imprenso tem a assinatura do designer gráfico parnaibano, Bruno Peixoto.
- Esta cartilha representa de maneira sucinta o conhecimento popular sobre a composição e uso dos ricos e variados recursos naturais existente na ilha, mostrando a importância desses recursos para os residentes e usuários da érea em questão. Ela deverá contribuir para a elaboração do plano de manejo da APA Delta do Parnaíba e espera-se que pese, positivamente, na decisão do órgão responsável em relação à criação da Reserva Extrativista Cajuí – aponta a equipe técnica.
Iguarias da culinária local foram oferecidas ao público como forma de confraternização ao final do evento.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.