Xavier Neto. O PR Ilha Grande-PI está de luto.
NOTA DE PESAR
O Partido da Republica Ilha Grande-PI expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-Deputado Estadual Xavier Neto, ocorrido na data de 07.03.2012.
O PR Municipal se solidariza com seus familiares ao tempo em que lamenta a perda deste grande homem público, republicano por convicção e referência política no Estado do Piauí.
Em pequenos momentos que prestigiamos sua presença, contemplamos a sua disposição, fidelidade, coragem e energia na condução dessa nobre vocação que é a política.
Alex Lauriano Alves da Silva
Presidente da Comissão Diretora Provisória Municipal de Ilha Grande-PI.
Guilherme Xavier de Oliveira Neto (Amarante, 20 de novembro de 1947) é um farmacêutico, advogado e político brasileiro que foi deputado estadual pelo Piauí por seis vezes exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração.
Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira é formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e chefe do Serviço Farmacêutico do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.
Como oficial da reserva do Exército Brasileiro foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que no mesmo ano seu irmão, Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador em Regeneração (ARENA). Xavier Neto foi eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.
Na condição de presidente do Partido Liberal compôs-se com diferentes forças políticas e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou Wall Ferraz de volta para a prefeitura. Reeleito deputado em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense 1996 todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Mão Santa conquistando novos mandatos em 2002 e 2006. Em 2 de junho de 2010 foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí, renunciando à sua condição de parlamentar.
“Aqui passou um homem polêmico”. “Para aqueles que me chamam de louco. Louco não chega onde cheguei, não constrói o que construí, como empresário, como farmacêutico, a família que eu formei. O mundo é feito pelos homens que não são normais. Já cometi desatinos, mas aqui nesse plenário não existe um só que não tenha pecado, porque somos humanos"
“Não há melhor representante para sua cidade do que um filho do município”
Fontes: Assembleia Legislativa do Piauí e 180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.