sábado, 24 de dezembro de 2011

Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba implanta sistema de acolhimento com classificação de risco

A partir desta sexta-feira, 23 de dezembro de 2011, o hospital estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, estará implantando um sistema de classificação das queixas por nível de prioridade, sinalizando por cores obedecendo às normas da política nacional de humanização (PNH), do Ministério da Saúde.

A classificação será realizada por profissional da saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos. (portaria 2048 de 05 de novembro de 2002 / Ministério da Saúde).

O que é classificação de risco?
É uma forma identificar a prioridade do atendimento, pelo nível de gravidade do paciente, utilizando-se quatro cores distintas: vermelho, amarelo, verde e azul.

Como se utiliza as cores?
Segundo o PNH, dependendo da gravidade do paciente, ele será classificado numa escala de cores.

Como isso vai funciona?
O usuário ao chegar ao pronto socorro do HEDA, deverá se dirigir à recepção e fazer sua ficha de atendimento. Logo em seguida, será encaminhado ao acolhimento, onde será acolhido por um enfermeiro e um técnico em enfermagem para o gegistro de suas queixas, verificação dos sinais vitais e classificação de risco. Após ser classificado, segundo a gravidade do seu problema, o usuário será encaminhado para o atendimento médico, obedecendo sempre o critério das cores e o tempo de atendimento para médico, obedecendo sempre o critério das cores e o tempo de atendimento para cada uma delas.

E os usuários de outros municípios?
Os usuário procedentes de outros municípios, as ambulâncias que os trouxerem, deverão agruardar o atendimento do paciente para a classificação de risco, pois se classificadas nas cores que não são prioridade de atendimento, as mesmas ambulâncias, deverão transportar os usuários aos seus municípios de origem.

Com isso o profissional treinado irá dizer quais situações não são consideradas urgências e, portanto, não serão atendidas no pronto socorro do HEDA, tais como: Consultas ambulatoriais; troca de curativos, vacinas de rotina, medicações que não foram prescritas no HEDA, retirada de gesso, retirada de pontos, receita azul, renovação de requisições de receitas, solicitação de atestados médicos, avaliação de exames ambulatoriais.

Veja como será a Classificação de Prioridades no Acolhimento
Redação: Jornal da Parnaíba

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