sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Representantes de operadoras de turismo da Europa estão em visita a Rota das Emoções

Operadores farão passeio de barco ao Delta do Parnaíba

Missão técnica começou na última terça-feira (08) e segue até o dia 16 deste mês.

De 08 a 16 deste mês, representantes de cinco operadoras de turismo de Portugal e da Espanha estão participando de jornada técnica pela Rota das Emoções – Jeri-Delta-Lençóis. Durante a visita, esses profissionais terão a oportunidade de conhecer as belezas e riquezas da região para posteriormente vender pacotes de viagem para esse destino.

Participam da jornada, Rosa Maria Pereira, da Abreu Viagens, e Isabel Brás, Soltropico, ambas de Portugal; Maria José Rodrigues, da Orizonia, de Madrid; e Mireia Lázaro Garcia, da Taranna Expedicions, e Sergio Pastor Rufes, da Viajes Andrómeda, que são de Barcelona. 


“A ideia é aumentar a comercialização da Rota das Emoções no mercado europeu, que já é intensa. Mas consideramos importante que os operadores que vendem a rota, e também aqueles que pretendem vender, conheçam o destino de perto, com todos os atrativos, equipamentos, hotéis, restaurantes, dentre outras estruturas e produtos. Isso facilitará a comercialização de pacotes para a Rota naquele mercado”, comenta o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos. 
A missão começará por Fortaleza com um jantar de apresentação da Rota. Na quarta-feira (09), o grupo viajará até Jijoca de Jericoacoara, para visitar a Lagoa Azul e a praia do Preá, e assistir a uma demonstração de kitesurf. Em seguida, os operadores seguirão de buggy para Jericoacoara, onde participarão da oficina mundo Jeri e de uma visita técnica aos empreendimentos de hospedagem e de comércio daquela área. 

Ainda em Jericoacoara, os operadores farão um passeio de barco à Pedra Furada e farão visita técnica a outros empreendimentos de hospedagem, além de participarem de um encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Ceará. 

Na sexta-feira (11), o grupo se deslocará até Barra Grande, no Piauí, onde visitará empreendimentos de hospedagem e fará o passeio do cavalo marinho. Em Luiz Correia, os operadores conhecerão o Aimberê Eco Resort. À noite, acontecerá um encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Piauí. 

Em Parnaíba, o grupo visitará a lagoa do Portinho e hotéis da cidade e depois seguirá em passeio pelo Delta do Parnaíba para conhecer as belezas naturais do lugar e para uma vivência com os catadores de caranguejo. Na cidade, os operadores, visitarão também o Distrito Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi. 

Na noite de sábado (12), os operadores participarão do 6º Festival do Caranguejo de Ilha Grande. A visita ao Maranhão começa no domingo (13) pela cidade de Barreirinhas, onde os operadores visitarão empreendimentos de hospedagem, conhecerá o artesanato produzido no Povoado Marcelino e a casa de farinha no Tapuio. 

Os operadores irão também ao Parque Nacional dos Lençóis e participarão de encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Maranhão. Na terça-feira (15), o grupo segue para São Luís, onde visitará o centro histórico da cidade. 

NO MERCADO INTERNACIONAL
A inserção da Rota das Emoções no mercado internacional começou durante feira realizada na Argentina em 2010. Ainda naquele ano, operadores do país visitaram a Rota e começaram a comercializar o destino. 

Logo em seguida, o roteiro foi apresentado em feiras em Portugal e na Espanha, o que culminou com a visita desses operadores europeus à Rota. 

“Essa jornada é a continuidade de um trabalho que nós iniciamos ano passado, levando a Rota das Emoções para o mercado externo. É um acontecimento muito importante para nós que participamos do projeto, porque vemos o roteiro, que já é sucesso no Brasil, dando certo também no mercado internacional”, destaca Gilson Vasconcelos. 

Ainda segundo Vasconcelos, em 2010 cerca de treze mil turistas visitaram a Rota das Emoções, dos quais 40% eram estrangeiros. “Temos um projeto que prevê o aumento do fluxo em 10% a cada ano. Esperamos fechar 2011 com quinze mil visitantes tendo passado por esse roteiro. Para 2012 a previsão é de que dezessete mil turistas percorram a Rota. Os períodos de maior fluxo são em janeiro, fevereiro, julho, agosto e dezembro. Mas há turistas na região o ano todo. Estamos trabalhando para aumentar a circulação de pessoas na baixa estação, quando as praias são mais tranqüilas e os serviços e produtos oferecidos tendem a ter mais qualidade”, informa. 

A jornada é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão; TAP Linhas Aéreas, Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur; e Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções, Aetre.
Jornal da Parnaíba | Por Emanuela Pinto e Antônia Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.