segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ilha das Canárias: 205 anos de história de um paraíso no Delta do Parnaíba

Ilha das Canárias, segunda  maior ilha do Delta do Parnaíba
Foto: Moraes Brito

Os primeiros habitantes chegaram à Ilha das Canárias no ano de 1806. Segundo a história, foram os cearenses Chico Bezerra e Chico Branco, vindos do município de Aracaú, atraídos pela produção farta de peixes e com objetivo de implantar a pesca de curral no local.
Inicialmente, a ilha recebeu a denominação de Barra dos Mergulhões. Quanto ao atual nome, não se sabe ao certo a verdadeira origem. Alguns dizem que foi devido à forte presença da planta canarana, outros afirmam que se deve ao grande número de canários que voavam pelos céus da Ilha.

Segunda maior ilha do Delta, com aproximadamente 32 km², a Ilha das Canárias uma área de Proteção Ambiental fica no município de Araioses na divisa dos Estados do Maranhão e Piauí.

Os 2.500 habitantes vivem basicamente da pesca artesanal e cultivo de arroz.

Matéria relacionada:

A religião predominante é o catolicismo e o padroeiro é São João Batista e ainda são celebrados Nossa senhora das Dores e São Francisco. As terras do povoado são comunitárias e pertencentes a São José, pois para se construir uma casa na ilha basta ter a aceitação da comunidade. Atualmente a Ilha possui várias pousadas e é bastante visitada pelos turistas e nos finais de semana é comum ter mais de uma casa de show funcionando durante o dia para divertir os turistas que chegam em pequenos barcos e chalanas
. Jornal da Parnaíba | Com informações de Edilson Moraes Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.