quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rota das Emoções tem como foco os estrangeiros


Foz do Rio Igaraçu no Delta do Parnaíba
Rota das Emoções tem como foco os estrangeiros. Roteiro integrado com três estados do Nordeste investe no mercado externo.

Atrair a atenção do turista estrangeiro com a possibilidade de conhecer as dunas de areia dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e a praia de Jericoacoara (CE).

Vivenciar experiências é um dos fatores de sucesso do roteiro integrado Rota das Emoções. A estratégia de sucesso foi apresentada na 39ª edição do Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav 2011), que termina nesta sexta-feira (21), na capital.

Sem descuidar do mercado nacional, onde já é um produto bem conhecido das operadoras de turismo, o Rota das Emoções começa a chamar atenção no exterior.
Rio Igaraçu em sua corrida para o mar no Delta do Parnaíba

O percurso foi criado pelo Sebrae em 2005 por meio de uma parceria das instituições no Maranhão, Piauí e Ceará.

Hoje inclui visitas às comunidades rurais, centros de artesanato e casas de farinha, com acompanhamento do processo de beneficiamento da mandioca.

Participação em feiras e visitas técnicas de profissionais estrangeiros são algumas das ações adotadas deste outubro do ano passado para inserir o roteiro no mercado internacional. A estratégia, que começou pela Argentina, já inclui outros países como Alemanha, Portugal e Espanha.

A pousada Encantos do Nordeste, em Barreirinhas (MA), começou a atividade três anos antes da estruturação do projeto com apenas sete chalés. A gerente de Hospedagem, Mariana Santos, diz que a consolidação do roteiro fez diferença. Com o aumento do fluxo de turistas a partir de 2005, a pousada ganhou mais 13 chalés e finalizou a construção de outros cinco, totalizando 80 leitos. “Os estrangeiros têm aparecido mais e acho que esse número ainda pode aumentar bastante com a divulgação no exterior”, avalia Mariana.

“O roteiro está sendo bem avaliado pelos operadores estrangeiros. Rota das Emoções é um excelente produto e já ultrapassou todas as metas, como aumento dos dias de permanência do turista, maior ocupação da rede hoteleira na baixa estação e redução da informalidade”, comemora a gestora do projeto do Sebrae no Maranhão, Danielle Carmelo de Abreu.
Jornal da Parnaíba |
Por Regina Mamede/Sebrae 
Fotos: Edilson Moraes Brito para o Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.