Técnica do projeto observando a desova do animal.
Na noite deste domingo, dia 12, por volta das 20h30 os monitores do Projeto Tartarugas do Delta flagraram a subida e desova de uma tartaruga da espécie Oliva na praia do Arrombado na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí.A fêmea depositou seus ovos em um processo que durou mais de duas horas e foi minunciosamente observado pelos biólogos do projeto que pertence à Comissão Ilha Ativa.
O ninho confeccionado será acompanhando a partir de então até alcançar o período de 45 até 60 dias quando os filhotes deverão nascer. Segundo a coordenadora écnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana, a espécie Oliva, cujo nome vem da cor cinza esverdeada de sua carapaça, é a menor de todas as tartarugas marinhas, medindo cerca de 75 centímetros e pesando em torno de 65 quilos, alimenta-se de peixes, moluscos, crustáceos, principalmente camarões, e plantas aquáticas.
"A Oliva vive em água profundas do oceano Atlântico e não tem hábitos costeiros. Daí a importância de termos um animal como este tendo comportamento reprodutivo no Piauí", revelou Werlanne Santana.
Esta espécie está ameaçada de extinção assim como as outras quatro que frequentam o litoral brasileiro. O Projeto Tartarugas do Delta é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Por: Ascom. Edição: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.