domingo, 12 de junho de 2011

ALEPI: tramita lei para estimular uso de energia eólica da Pedral

Foto: Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Estimular a utilização da energia eólica na irrigação, bombeamento d'água, carregamento de baterias, na eletrificação rural no Estado do Piauí, são os objetivos do Projeto de Lei nº 89, do deputado Fábio Novo (PT) em tramitação na Assembleia Legislativa.
A matéria será discutida nas comissões técnicas para, depois, ir à votação no plenário do legislativo.
Fábio Novo explica que já existe no Piauí um empreendimento de iniciativa privada no Parque Eólico da Pedra do Sal. O projeto foi implantado em agosto de 2008. O parque ocupa uma área de 540 hectares na Praia da Pedra do Sal, com apoio do Governo Federal e faz parte do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (PROINFA).
Trata-se de um reforço no abastecimento de energia elétrica no município de Parnaíba, onde são constantes as oscilações de energia. A proposta do deputado Fábio Novo busca garantir a geração de emprego e renda através da produção de cata ventos e de pequenas turbinas para micro e pequenas empresas.
Esse mesmo modelo de energia já é desenvolvido em países como a Dinamarca e os Estados Unidos desde 1891, para reduzir a necessidade de energia importada. Desde 1997 foram instaladas 533 novas turbinas para a geração de energia eólica. Nos Estados Unidos esse sistema de energia é responsável por 1% do consumido pela população.
PEDRA DO SAL – O Parque Eólico da Pedra do Sal vai operar com 20 torres. Cada torre de 55 metros de altura. Segundo engenheiros e técnicos especializados, a energia eólica deverá suprir as necessidades no Piauí, em razão do aproveitamento dos ventos fortes no litoral.
180graus com informações da Alepi.
Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.