domingo, 10 de abril de 2011

Turistas estão ficando mais tempo na Rota das Emoções


Os empresários do litoral do Piauí se reuniram no final de semana, no Sebrae de Parnaíba, para analisar novos números do turismo na Rota das Emoções (Delta, Jeri e Lençóis). A pesquisa foi realizada pelo Sebrae e avalia o crescimento dos empreendimentos turísticos, novos investimentos, fluxo de turistas, gastos e o perfil dos visitantes.
Segundo a consultora do Sebrae, Karin Goidanich, a apresentação dos números já aconteceu no Maranhão, Ceará e está encerrando no Piauí. "Esse trabalho serve para que os empresários entendam o comportamento dos nossos clientes, assim a Rota das Emoções pode ser competitiva com outros destinos", explica.
Os empresários da Rota das Emoções estabeleceram metas que deveriam ser alcançadas em 2010, baseando-se em números de pesquisas anteriores. Segundo os dados apresentados, várias metas foram atingidas: em 2010, a quantidade de empresas formalizadas foi de 118%, um número considerado muito bom pela consultora do Sebrae.
Outra meta atingida no ano passado foi o aumento da permanência do turista na Rota durante a baixa temporada. Em 2009, a média anual de permanência dos visitantes era de seis dias, em 2010 passou para oito dias.
A renda gerada pelo turismo na Rota das Emoções também cresceu: em 2008 foi de R$ 23.358.600,00, em 2009 passou para R$ 30.103.200,00 e em 2010 houve um aumento para R$ 36.891.000,00.
Entre os ganhos reais da Rota pode ser observada a melhoria nos equipamentos, como a compra de carros, contratação de novos funcionários e ampliação dos serviços.
Para a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Ana Cristina Freitas, que acompanhou o resultado da pesquisa, os novos dados apresentados mostram um desenvolvimento real do turismo nos três destinos.
"O resultado atual da rota satisfaz a todos, traz dados motivadores e aproxima, a cada ano, os Estados que fazem parte das metas estabelecidas. Isso é animador para trabalharmos ainda mais focados no futuro sustentável e alinhados com o empenho desses empresários", afirma a diretora.
Outra meta importante que foi atingida foi o aumento de ocupação no setor hoteleiro na baixa estação. Dos turistas que visitam o roteiro, 65% são do território nacional e 35% do mercado internacional, sendo que dos turistas internacionais 17% são italianos; 15%, espanhóis; 10%, franceses e 7%, alemães e holandeses.
A faixa etária dos turistas ficou entre 36 e 50 anos, tanto para o mercado nacional como internacional. O nível de escolaridade é alto, sendo 44% pessoas casadas e 36% de solteiros. 
Entre os fatores citados para a escolha dos passeios, a grande maioria respondeu que se baseia em conselhos de amigos e também busca por informações na internet.
A pesquisa foi feita nas agências que trabalham com a Rota, onde cada turista preenchia um questionário ao final do passeio. O resultado do trabalho pode ser conferido no site da Rota das Emoções no www.rotadasemocoes.com.br . 

Rota das Emoções será comercializada no exterior 

Para 2011 o Sebrae, juntamente com a Associação de Empresários de Turismo da Rota das Emoções (AETRE), está planejando ações promocionais no mercado internacional. Entre os mercados que serão atingidos estão a Argentina, Portugal, Alemanha e Itália.
A consultora do Sebrae, Karin Goidanich, explica que já foram feitas ações na Argentina, onde um grupo de empresários visitou operadores e foi formalizado o convite para que esses profissionais conheçam os produtos oferecidos pela Rota.
"Estamos iniciando esse trabalho juntamente com a Embratur e temos tido um bom resultado. No final de abril teremos a visita desses operadores argentinos e em agosto vamos negociar com agências da Alemanha", disse.
A Secretaria de Turismo do Piauí avalia como sendo este um bom momento para iniciar a divulgação da rota no mercado internacional. A diretora de desenvolvimento do turismo, Ana Cristina Freitas, disse que, baseada nesse novo foco da Rota, a Setur vai se integrar ao trabalho com o propósito de melhorar os serviços e trabalhar a política de combate ao turismo sexual.
"A Setur vai se integrar ao processo, já que com o aumento do turista internacional precisamos focar em pontos de políticas púbicas como o combate à exploração sexual infanto-juvenil e buscar incentivar novos empreendedores no litoral que tem expectativas de bons negócios com o crescimento do turismo", disse.

  • Fonte: CCOM
  • Edição: Carlos Rocha

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