Os empresários do litoral do Piauí se reuniram no final de semana, no Sebrae de Parnaíba, para analisar novos números do turismo na Rota das Emoções (Delta, Jeri e Lençóis). A pesquisa foi realizada pelo Sebrae e avalia o crescimento dos empreendimentos turísticos, novos investimentos, fluxo de turistas, gastos e o perfil dos visitantes.
Segundo a consultora do Sebrae, Karin Goidanich, a apresentação dos números já aconteceu no Maranhão, Ceará e está encerrando no Piauí. "Esse trabalho serve para que os empresários entendam o comportamento dos nossos clientes, assim a Rota das Emoções pode ser competitiva com outros destinos", explica.
Os empresários da Rota das Emoções estabeleceram metas que deveriam ser alcançadas em 2010, baseando-se em números de pesquisas anteriores. Segundo os dados apresentados, várias metas foram atingidas: em 2010, a quantidade de empresas formalizadas foi de 118%, um número considerado muito bom pela consultora do Sebrae.
Outra meta atingida no ano passado foi o aumento da permanência do turista na Rota durante a baixa temporada. Em 2009, a média anual de permanência dos visitantes era de seis dias, em 2010 passou para oito dias.
A renda gerada pelo turismo na Rota das Emoções também cresceu: em 2008 foi de R$ 23.358.600,00, em 2009 passou para R$ 30.103.200,00 e em 2010 houve um aumento para R$ 36.891.000,00.
Entre os ganhos reais da Rota pode ser observada a melhoria nos equipamentos, como a compra de carros, contratação de novos funcionários e ampliação dos serviços.
Para a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Ana Cristina Freitas, que acompanhou o resultado da pesquisa, os novos dados apresentados mostram um desenvolvimento real do turismo nos três destinos.
"O resultado atual da rota satisfaz a todos, traz dados motivadores e aproxima, a cada ano, os Estados que fazem parte das metas estabelecidas. Isso é animador para trabalharmos ainda mais focados no futuro sustentável e alinhados com o empenho desses empresários", afirma a diretora.
Outra meta importante que foi atingida foi o aumento de ocupação no setor hoteleiro na baixa estação. Dos turistas que visitam o roteiro, 65% são do território nacional e 35% do mercado internacional, sendo que dos turistas internacionais 17% são italianos; 15%, espanhóis; 10%, franceses e 7%, alemães e holandeses.
A faixa etária dos turistas ficou entre 36 e 50 anos, tanto para o mercado nacional como internacional. O nível de escolaridade é alto, sendo 44% pessoas casadas e 36% de solteiros.
Entre os fatores citados para a escolha dos passeios, a grande maioria respondeu que se baseia em conselhos de amigos e também busca por informações na internet.
Entre os fatores citados para a escolha dos passeios, a grande maioria respondeu que se baseia em conselhos de amigos e também busca por informações na internet.
A pesquisa foi feita nas agências que trabalham com a Rota, onde cada turista preenchia um questionário ao final do passeio. O resultado do trabalho pode ser conferido no site da Rota das Emoções no www.rotadasemocoes.com.br .
Rota das Emoções será comercializada no exterior
Para 2011 o Sebrae, juntamente com a Associação de Empresários de Turismo da Rota das Emoções (AETRE), está planejando ações promocionais no mercado internacional. Entre os mercados que serão atingidos estão a Argentina, Portugal, Alemanha e Itália.
Rota das Emoções será comercializada no exterior
Para 2011 o Sebrae, juntamente com a Associação de Empresários de Turismo da Rota das Emoções (AETRE), está planejando ações promocionais no mercado internacional. Entre os mercados que serão atingidos estão a Argentina, Portugal, Alemanha e Itália.
A consultora do Sebrae, Karin Goidanich, explica que já foram feitas ações na Argentina, onde um grupo de empresários visitou operadores e foi formalizado o convite para que esses profissionais conheçam os produtos oferecidos pela Rota.
"Estamos iniciando esse trabalho juntamente com a Embratur e temos tido um bom resultado. No final de abril teremos a visita desses operadores argentinos e em agosto vamos negociar com agências da Alemanha", disse.
A Secretaria de Turismo do Piauí avalia como sendo este um bom momento para iniciar a divulgação da rota no mercado internacional. A diretora de desenvolvimento do turismo, Ana Cristina Freitas, disse que, baseada nesse novo foco da Rota, a Setur vai se integrar ao trabalho com o propósito de melhorar os serviços e trabalhar a política de combate ao turismo sexual.
"A Setur vai se integrar ao processo, já que com o aumento do turista internacional precisamos focar em pontos de políticas púbicas como o combate à exploração sexual infanto-juvenil e buscar incentivar novos empreendedores no litoral que tem expectativas de bons negócios com o crescimento do turismo", disse.
- Fonte: CCOM
- Edição: Carlos Rocha
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