terça-feira, 8 de março de 2011

PMP executa ação emergencial de bloqueio de focos da dengue

Borrifação no quintal da residência da 1ª vítima por dengue hemorrágica em Parnaíba.
Diante da morte de um paciente por febre hemorrágica da dengue, no dia 07 de março, a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, concentrou equipes de campo numa operação de bloqueio de foco.
A operação iniciada na manhã desta terça-feira (08) consistiu em pulverização de toda a área compreendida nos nove quarteirões do entorno da casa onde residia o paciente. Nesta área foi aplicado inseticida por meio de equipamento fumacê e todas as casas serão vistoriadas para averiguar a possível existência de focos do mosquito aedes aegypti. A Prefeitura já vem executando regularmente ações de combate ao mosquito da dengue através de várias equipes de campo.
A causa da morte, segundo declaração de óbito do Hospital Dirceu Arcoverde, aponta choque séptico e febre hemorrágica da dengue, o que foi atestado após análise e acompanhamento clínico. Este fato motivou a Secretaria de Saúde do Município a instaurar investigação epidemiológica, por meio da Gerência de Epidemiologia.
A Prefeitura de Parnaíba tem conseguido manter o controle da Dengue, tendo reduzido drasticamente as ocorrências desde o ano de 2007. Este ano, diante do alerta do Ministério da Saúde, intensificou os trabalhos, inclusive, com a contratação de novos Agentes Ambientais e de ações de educação em saúde. “No entanto, é imprescindível que todos, governo e sociedade, atentem para a gravidade do problema, buscando eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença”, reforçou Jocynê Lima, gerente de vigilância ambiental.
Karleane Uchoa, gerente de vigilância epidemiologia do Município, explicou que outro aspecto a ser considerado é que qualquer tipo de dengue pode evoluir para um quadro de dengue hemorrágica, alertando a população que, a qualquer sintoma da Dengue, o paciente deve procurar imediatamente os serviços de saúde, para que seja procedida avaliação.
A melhor instrução da investigação epidemiológica seria efetivada caso o Hospital tivesse solicitado a sorologia específica para Dengue, o que permitiria a confirmação laboratorial do caso. Nesta segunda-feira, Karliane Uchoa esteve no Hospital Dirceu Arcoverde e recebeu a informação de que o laudo foi dado em razão da avaliação clínica, pois os médicos verificaram que toda a sintomatologia clínica era compatível com o quadro de Dengue Hemorrágica.
Outra informação passada pelo gerente de vigilância ambiental, Jocinê Lima, é que os últimos levantamentos de índices de infestação do mosquito aedes aegypti apontam incidência superior a 1%, percentual preconizado pelo Ministério da Saúde como sendo de alerta, nos bairros Dirceu Arcoverde, Rodoviária e São José, onde as ações estão sendo intensificadas. O Bairro Piauí, segundo o levantamento, registrou um índice de 0,26 %, bem abaixo do que é aceitável pelo Ministério da Saúde. O Índice geral de infestação de aedes aegypti na cidade de Parnaíba é de 0,44%, que também demonstra a efetividade do controle.
Fonte e foto: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.