sábado, 5 de março de 2011

Parnaíba já registrou oito casos de dengue até a 5ª semana

Vista aérea de Parnaíba. Imagem Arquivos Google
Os dados não estão atualizados pela 1ª Coordenação Regional de Saúde, pois já estamos na 9ª semana. O novo coordenador da CRS, Dr. Vinícius, disse ao jornalismo do Proparnaiba que a meta do órgão é intensificar a campanha de combate ao mosquito transmissor.
Dr. Vinícius recebeu nossa equipe nesta sexta, 04, e comentou sobre a preocupação da Secretaria Estadual de Saúde em deixar claro para a população qual o papel da 1ª Coordenação Regional de Saúde em Parnaíba, já que o município acaba de passar pelo processo de municipalização da saúde. “A 1ª CRS responde por todo o território da planície litorânea. Parnaíba municipalizou a saúde, os demais municípios não. Por isso nosso trabalho será o de dar suporte técnico, administrativo e se necessário, financeiro aos municípios que enfrentarem algum tipo de dificuldade na gestão da saúde”, destaca o médico.
O novo coordenador disse que é meta da nova gestão da saúde no estado intensificar as campanhas educativas de combate a dengue, bem como, ações práticas de extinção do mosquito transmissor. “Recebemos 02 carros UBV, mais conhecido por fumacê, para realizarmos esse trabalho em municípios prioritários, no caso, Ilha Grande do Piauí, Buriti dos Lopes e Luis Correia, nesse primeiro momento. Outras cidades receberão o carro fumacê, como é o caso de Cajueiro da Praia onde, inclusive, já está sendo realizado”, pontua.
Para Dr. Vinicius há a necessidade de acompanhar de perto os passos tomados pelas Secretarias Municipais de Saúde no sentido de combater a dengue. Segundo o médico, as cidades são responsáveis por elaborar seus planos de contingência, mas caso necessitem o estado pode auxiliar em apoio técnico. “Próxima semana estaremos nos reunindo com os onze municípios que compõem o território da planície litorânea, exatamente através do colegiado de gestão, para que cada um apresente seu plano de contingência, necessidades, pontos positivos e caminhos percorridos”, esclareceu.
Segundo Dr. Vinicius, Parnaíba já registrou 08 casos de dengue até a 5ª semana. “Esses dados precisam ainda ser atualizados com os últimos números que nós esperamos não ter grandes alterações. O que é preciso que a população entenda é que ela é a principal personagem no combate a dengue e que essa doença mata”, finalizou.
Veja a entrevista de Dr. Vinicius ao jornalismo do Proparnaiba.com, agora como recém empossado na 1ª CRS.
Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.