Foto: Proparnaiba.com
No Piauí hoje existem 13 fazendas de camarão, a maioria encontra-se na região litorânea do estado. O Proparnaiba.com acompanhou a despesca de dois viveiros do crustáceo na Fazenda Frutos do Rio em Parnaíba.
A cada 90 dias a água do tanque de criação é completamente escoada para que seja retirado o camarão para a comercialização. Na Fazenda Frutos do Rio são sete viveiros, dois deles estavam prontos para o trabalho de despesca que foi realizado por oito homens na tarde desta sexta-feira (25).
Do tanque menor foi retirado mais de meia tonelada do produto, do outro viveiro foram contabilizados mil e quinhentos quilos do crustáceo. Quando a comporta do tanque é aberta, do outro lado é colocada uma rede para que seja feita a captura do camarão. Em seguida os animais são levados para uma manilha onde são retirados pequenos peixes e moluscos que acabam vindo na correnteza. Depois disso é feita a seleção do camarão por tamanho, o crustáceo, em seguida, é pesado e repassado ao comprador.
Ary Barbosa é tecnólogo em aquicultura e administrador, ele é reponsável pela produtividade da fazenda e faz pessoalmente o controle de qualidade do produto.
"Aqui cultivamos essa espécie exótica de camarão chamada Litopenaeus vannamei, conhecida como camarão branco do Pacífico, é uma das mais cultivadas no mundo. Em função do preço e da baixa do dólar sua comercialização é a maior parte no mercado nacional. Esse produto abastece São Luiz no Maranhão, Teresina e Parnaíba no Piauí", revela Ary Barbosa.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.