segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prévia do Carnaval no bairro Ilha Grande de Santa Isabel

Na noite desse domingo, 27, ocorreu a Prévia do Carnaval no bairro de Ilha Grande de Santa Isabel. Um palco e uma estrutura de som e iluminação foram montados na Praça da Igreja, onde moradores de localidades como Vazantinha, Céu, Boa Vista e São José prestigiaram as apresentações
da batéria da escola de samba Império do Cais e o som contagiante dos músicos da banda Arpejo.
O carnaval nos bairros é uma idealização do vice-prefeito Florentino Neto, cujo um dos objetivos é levar muita alegria, descontração e animação nos bairros de Parnaíba. Nessa quinta-feira, 03, a partir das 21:00h, o próximo bairro há ser contemplado com a prévia carnavalesca será o São Vicente de Paulo.
Em 2011, a Prefeitura de Parnaíba lembra, por meio do slogan do carnaval, os 300 anos de fundação da Vila de São João da Parnaíba. “Quatro dias de folia. 300 anos de alegria”.
 
Por Secretaria de Cultura

Teatro de agentes comunitários de saúde completa 15 anos

imageRomualdo Neves
 Outros grupos semelhantes formaram-se no Piauí, mas atualmente, apenas o Tacs, em Parnaíba, atua sistematicamente.
Do início da história do grupo, da formação original resistiram quatro integrantes que até hoje compõem e contribuem de todas as formas. O Tacs surgiu a partir de uma necessidade de transmitir informações sobre saúde para a população de modo geral. A maioria de seus integrantes conheceu a arte do teatro na prática do grupo, que cuida de toda a sua produção revezando funções e colaborando com o trabalho de forma geral. Francisco Chagah, por exemplo, produz a dramaturgia e dirige os espetáculos do Tacs, premiados inclusive pelos ministérios da saúde e de cultura.
Mas não é somente o diretor que tem múltiplas funções. No Tacs, todos atuam em todas as áreas do grupo. Com as premiações conquistadas pelo grupo, o Teatro de Agentes Comunitários da Saúde pôde estruturar melhor o grupo, que sobrevive de incentivos internos e também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O grupo aborda temas de prevenção e combate a doenças como a dengue, hipertensão, AIDS, automedicação e outras abordagens que orientam o público a manter a saúde em dia.
De acordo com Francisco Chagah, O próximo passo agora, será preparar o grupo com equipamentos de sonorização para um maior alcance da fala dos artistas em suas apresentações na rua.

Patchanka faz dois shows no carnaval do litoral

Julinho Pacheco vocalista do Patchanka
Após agitar Pré-Carina, Patchanka passará Carnaval no Piauí onde tem quatro shows, dois no litoral, Parnaíba e Luis Correia e dois no interior do estado, Barras e Floriano. A banda tem 8 anos de estrada e este ano o hit é "Triste alegre", já grande sucesso em outros estados do Brasil.

A banda Patchanka é unanimidade no Piauí e na Pré-Carina não poderia ser diferente. Foi a banda escolhida para abrir a última noite do evento e deixar um gostinho de quero mais para o próximo ano. Julinho Pacheco, o comandante do grupo, afirma que a banda gosta tanto do Piauí que passará o Carnaval tocando nos municípios onde a folia não para.

O público presente na Pré-Carina conhecerá o hit "Triste Alegre", já executado com sucesso em outros estados. "Chegamos de Minas Gerais ontem e mostramos a música, que foi um sucesso!", comentou Julinho.

Para o Carnaval, a agenda da banda foi toda fechada no Piauí. "Nosso Carnaval foi fechado 99% no Piauí. Tocaremos no primeiro dia em Santa Inês, no Maranhão, e depois em Luis Correia, Parnaíba, Barras e Floriano", relatou.

O Patchanka abre o segundo dia de Pré-Carina já preparando o público do Piauí para o que vem no Carnaval!

Jornal da Parnaíba
Com informações de Leilane Nunes

Pode faltar caranguejo em LC durante o período de Carnaval


image
ANDADA: Caranguejo também vai sair para o carnaval
O crustáceo simplesmente deverá sumir das barracas devido à época da reprodução

O turista que procurar o litoral do Piauí para passar o período do Carnaval pode se preparar para pagar um preço salgado pelo caranguejo que quiser consumir. O crustáceo simplesmente deverá sumir das barracas devido à época da reprodução que cai entre os dias cinco (sábado de carnaval) e 10, um dia após a quarta-feira de cinzas. Neste período o Ibama proíbe a captura do caranguejo.

A perspectiva de prejuízos com a falta do crustáceo é dos próprios donos de barracas. Segundo Gilmar Galeno, dono de uma das barracas mais movimentadas da praia de Atalaia, em Luís Correia, todos os barraqueiros juntos declararam ao Ibama um estoque de cerca de mil cordas de caranguejos para este período. Como cada corda contém quatro animais, todo o estoque não passará de quatro mil unidades.

Junta-se a isto o fato que os animais, que já estão em estoque, são muito frágeis e deverão morrer ou mesmo ficar impróprios para o consumo. Galeno explica que muitos animais já chegam até as barracas doentes por causa do sistema usado por pescadores no Delta do Parnaíba. Lá, algumas pessoas ainda usam o "cambito" para capturar o bicho nas "locas".

O cambito é um pedaço de madeira com uma ponta em forma de V que é usado para arrancar os caranguejos do meio da lama. Quando o bicho está sendo retirado termina se ferindo, perdendo pernas ou patas e morrendo poucas horas depois. "De cada 100 pegos desta maneira, 80 morre em poucas horas", diz ele.

Mas o problema na falta de caranguejos não vai atingir apenas as praias do Piauí. Como o caranguejo catado no Delta é exportado para muitos lugares do País, principalmente Fortaleza, no Ceará, é bem provável que os turistas que procurarem a capital cearense pesando em degustar umas patinhas passem batido.

A "andada", como é conhecido o período da reprodução dos caranguejos, é a época em que os bichos saem das tocas e vão à procura de acasalamento, daí a origem do nome. Mas diferentemente da época do defeso de outros animais, o período é de apenas cinco dias, intercalados por cerca de 40 dias.

Fora o problema enfrentado com a falta do caranguejo, a perspectiva dos comerciantes é de boas vendas no Carnaval. Eles apostam que milhares de turistas estarão nas praias do Piauí principalmente nas do município de Luís Correia, como a própria Atalaia, Coqueiro e Arrombado. Eles se apóiam nas promessas do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, de que vai haver reforço de policiamento com cerca de 130 policiais. Tudo isso sem contar que problemas como a falta de energia e de água potável não devem acontecer neste ano. 

Fonte: Jornal Diário do Povo 
Edição:Blog do Pessoa 

REUNIÃO COM MORADORES DOS BAIRROS PANTANAL E VILA NOVA


Em reunião ontem, 27/fev/2011, na Residência do Sr. Regis Daniel, na Comunidade Vila Nova, onde discutimos sobre calçamento e infraestrutura (água e luz) no bairro.
Será marcada uma audiência na Câmara Municipal com um representante da ELETROBRÁS, um da AGESPISA, um da PREFEITURA e os moradores para aprofundarmos a discussão e buscarmos as soluções devidas.

STR DE ILHA GRANDE TEM NOVA PRESIDENTE

Ontem, dia 27/fev/2011, tomou posse a nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilha Grande, à frente a Senhora Dolores.
Além dos trabalhadores presentes esteve também prestigiando o evento o Presidente da FETAG, Sr. Evandro Lins e o Sr. Nona, representante do Polo FETAG da região.
Colocamos o Mandato a disposição da nova diretoria e desejamos sucessos nas lutas.

TRANSPORTE PARA OS UNIVERSITÁRIOS


Ontem, 24/02/2011, houve uma reunião sobre o transporte dos estudantes que fazem Curso Superior.
A prefeitura queria tirar a linha disponível que funcionou ano passado no horário da noite.
Estavam na reunião os Estudantes, os Conselheiros da Educação, o Secretário da Educação, o Secretário da Administração e o Único Vereador presente, Eu.
Depois de discutirmos o assunto ficou acertado que o Ônibus estará disponível a partir do dia 10/março, no período da noite, para os alunos Universitários e demais cursos.

META DE GOVERNO


A Prefeita Joana D‘arc e os funcionários do município de Ilha Grande estão de parabéns, ela conseguiu atualizar o salário.
Pagou no dia 25 de Fevereiro, o salário do mês de Fevereiro de 2011, antes de encerrar o mês, estando rigorosamente em dias com os servidores públicos do município, que segundo a gestora essa é uma das principais metas do seu plano de governo.
PARABÉNS!!!!!! é assim que se faz, funcionário deve ser visto como prioridade de governo, para que a máquina administrativa funcione a pleno vapor e o povo possa ser bem atendido com os funcionários contentes.
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vereador Edmar "o sargento"foi a Teresina para resolver problemas relacionados a Ilha Grande.


O vereador Edmar "o sargento" (PT)esteve em reunião com o Superitendente dos Correios,o Sr.José Rosa onde foi tratado da instalação da agência dos correios na cidade.
Na ocasião esteve tambem presente,o Sr.João Paulo,representante do Gabinete do Deputado Federal Nazareno Fonteles.
Durante a reunião o Sr.José Rosa informou que o próximo passo é mandar um engenheiro dos correios para fazer a vistoria do prédio.
Ainda em Teresina o Vereador visitou a sede da Defesa Civil para tratar sobre a ponte do Canto do Igarapé e sobre a entrega do conjunto habitacional.
Em visita a Superitendência Federal da Pesca foi mantido um contato com o Superitendente,o Sr.Marcus Vinicius sibre alguns projetos do setor produtivo.
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Vereador Edmar

Revista Caras destaca férias de atriz no litoral do Piauí

Juntos há cinco anos, Marcos e Antonia namoram na praia do Beach Park. Abaixo, entre Maria, amiga de Giulia, filha do diretor, e Samuel, herdeiro da atriz
CarasA viagem de férias da atriz piauiense Antônia Fontenelle e do esposo, o diretor global Marcos Paulo, pelo nordeste brasileiro ganha destaque na edição desta semana da revista Caras. Marcos veio ao Piauí conhecer os pais de Antônia, Antônio e Luiza, que moram em Santa Rosa.
Fonte: Pericles Mendel
Edição Blog do Pessoa

LEITOR: Lixo na Pedra do Sal

Boa Tarde Carlson,
 
Que o formato do relevo da praia da Pedra do Sal favorece o acumulo de lixo jogado para a faixa de praia isso já é sabido, mas o decaso com a coleta desses residuos não se justifca.
 
Em anexo seguem alguma fotografias tiradas hoje por volta das 13:10.
 

Obs. Favor não divulgar meu e-mail e meu nome.

Edição Blog do Pessoa

“Parnaíba, um amor de verão”

           image SETUR
Como parte da programação de julho, constante no calendário oficial turístico do município, o festival “Parnaíba, um amor de verão” previsto para acontecer nestas férias de julho na praia da Pedra do Sal, deverá ter incluso em seu roteiro outros pontos de fluxo importantes da cidade de Parnaíba. Segundo o secretário do turismo, Arlindo Leão, “A Secretaria já tem entrado em contato e firmado parcerias com algumas instituições privadas e com a secretaria de esportes (para inclusão de campeonatos esportivos), secretaria de saúde, guarda municipal e a secretaria de desenvolvimento social e cidadania a fim de viabilizarmos o maior festival de férias da história de Parnaíba”, concluiu. 
            As empresas e órgãos já anunciados pelo secretário como possíveis parceiros são: Tractebel Energia, Viação Marcelino, Associação das Empresas Turísticas da Rota das Emoções, Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável, Sistema Fecomércio Piauí, Universidade Federal do Piauí através do curso de Turismo e a Secretaria Estadual do Turismo. “A idéia de firmar parcerias vem de encontro a uma nova filosofia que o mundo moderno vive hoje, que enxerga a união do poder público com o privado para potencializar os projetos sociais. Hoje, o administrador com um pouco de sensibilidade sabe que abarrotar um único órgão público para financiamento de um dado projeto é andar a passos de tartaruga e acabar não tendo o que realmente esperou. A função de uma secretaria, por exemplo, a meu ver, é viabilizar um diálogo entre todos os agentes possíveis que podem auxiliar e fortalecer no desenvolvimento de uma idéia”, declarou Arlindo Leão.
Fonte: SETUR

Palestra de Ricardo Leão no barro vermelho

Os artesãos da Associação Artesanal do Barro Vermelho participaram dia 23/02, de uma Palestra com o tema:“OTIMISMO”.
Proferida pelo palestrante Dr. Ricardo Leão, com a participação das técnicas do SEBRAE e da Gestora Municipal de Ilha Grande Joana D'arc, que enriqueceu o momento reafirmando seu compromisso com aquela comunidade.

Transporte para Universitários.

Aconteceu na Sede da Prefeitura Municipal de Ilha Grande no dia 24/fev/2011, reunião com a participação de: estudantes universitários, o vereador Edmar, representantes do Conselho Municipal de Educação, Secretário de Educação do Município Ismael Ferreira, o Secretário de Administração Finanças e Obras Públicas Henrique Penaranda Sertão Machado.
Que explanou aos presentes a utilização dos recursos destinados ao transporte escolar no município, as dificuldades de manter esse serviço extra para atender aos alunos que não pode se deslocar de Ilha Grande até Parnaíba para estudar.
Juntos definiram o início do transporte escolar a noite para atender aos universitários a partir do dia 10 de Março.
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

Todo tipo de queijo contém lactose?

O queijo é certamente uma das mais antigas e melhores invenções da culinária de todos os tempos. Usado em saladas, massas, molhos, pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido.
Muitos leitores chegam até o site buscando informações sobre os diferentes tipos de queijo e quais possuem lactose em sua composição. Entenda melhor sobre este adorado alimento e o que os fabricantes dizem a respeito, especialmente para quem tem intolerância à lactose.
Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo. Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho. Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos. Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise – transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero. O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.
A fabricante de queijos Finlandia, com fábrica no país de mesmo nome, explica como os seus queijos são naturalmente sem lactose.
Queijo Suíço.“Os queijos tipo suíço da Finlandia  são elaborados com leite coagulado pelo calor e culturas microbianas. Após a coagulação, este queijo é fermentado pelas culturas de bactérias como lactobacilos, streptococcus termófilos e o fermento natural propiônico. Em 24 horas estas bactérias quebram a lactose em galactose e glucose, que são fermentadas e transformadas em ácido lático. O ácido lático é, por sua vez, transformado em ácido acético e ácido propiônico, fazendo com que o queijo tipo suíço Finlandia não contenha lactose ou outro carboidrato.” Além do queijo tipo suíço, outros queijos da mesma fabricante que não contém lactose são os queijos Muenster, Havarti e Gouda.
Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose. A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a mussarela de búfala, um queijo fresco, possui 4,9% de lactose, bem mais do que diversos queijos maturados como os que você verá na lista de queijos com baixo teor de lactose.
Pode-se concluir, portanto, que não somente os queijos da Finlandia são “naturalmente sem lactose”, mas qualquer outro queijo que seja produzido dentro dos mesmos padrões desta fabricante. Eles deram um passo à frente, auxiliando o consumidor a entender melhor o seu produto e a ter mais segurança na hora da compra.
Veja nesta lista as porcentagens de lactose possíveis de serem encontradas em queijos com baixo teor de lactose (em caso de dúvida, verifique com o fabricante antes de consumir o produto)
 
  • Gorgonzola: 0,0 – 2,5%
  • Brie: 0,0 – 2,0%
  • Camembert: 0,0 – 1,8%
  • Cheddar: 0,0 – 2,1%
  • Edam: 0,0 – 1,4%
  • Gouda: 0,0 – 2,2%
  • Muenster: 0,0 – 1,1%
  • Parmesão: 0,0 – 3,2%
  • Provolone: 0,0 – 2,1%
  Ines Vieira para o Proparnaiba.com

Camarão cultivado em Parnaíba abastece São Luiz e Teresina


Foto: Proparnaiba.com
No Piauí hoje existem 13 fazendas de camarão, a maioria encontra-se na região litorânea do estado. O Proparnaiba.com acompanhou a despesca de dois viveiros do crustáceo na Fazenda Frutos do Rio em Parnaíba.

A cada 90 dias a água do tanque de criação é completamente escoada para que seja retirado o camarão para a comercialização. Na Fazenda Frutos do Rio são sete viveiros, dois deles estavam prontos para o trabalho de despesca que foi realizado por oito homens na tarde desta sexta-feira (25).
Do tanque menor foi retirado mais de meia tonelada do produto, do outro viveiro foram contabilizados mil e quinhentos quilos do crustáceo. Quando a comporta do tanque é aberta, do outro lado é colocada uma rede para que seja feita a captura do camarão. Em seguida os animais são levados para uma manilha onde são retirados pequenos peixes e moluscos que acabam vindo na correnteza. Depois disso é feita a seleção do camarão por tamanho, o crustáceo, em seguida, é pesado e repassado ao comprador.
Ary Barbosa é tecnólogo em aquicultura e administrador, ele é reponsável pela produtividade da fazenda e faz pessoalmente o controle de qualidade do produto.
"Aqui cultivamos essa espécie exótica de camarão chamada Litopenaeus vannamei, conhecida como camarão branco do Pacífico, é uma das mais cultivadas no mundo. Em função do preço e da baixa do dólar sua comercialização é a maior parte no mercado nacional. Esse produto abastece São Luiz no Maranhão, Teresina e Parnaíba no Piauí", revela Ary Barbosa.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Deu no Jornal Nacional: No Piauí 74 ambulâncias estão paradas


Os veículos fazem parte da frota do Samu e deveriam estar ajudando a salvar vidas. Alguns municípios alegam falta de recursos para colocar o serviço em operação. No Piauí, por exemplo, 74 ambulâncias estão paradas a espera de contratação de pessoal.
Fonte: G1

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Luciano Huck no litoral piauiense grava para o Soletrando

Izael Araújo vai representar o Piauí no RJ
O apresentador global Luciano Huck já acionou sua equipe com destino ao litoral piauiense. Huck virá ao Piauí para fazer reportagem para o Caldeirão do Huck com o estudante Izael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos de idade, da cidade de Cocal do Alves que participa do quadro “Soletrando”.



O empresário, Morais Brito (Rei do Delta) tem sido consultado pela equipe global a respeito do litoral e suas potencialidades. (Carlson Pessoa)

Alèm do Fato:

O estudante Izael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos de idade, acertou todas as palavaras que soletrou e venceu a etapa Piauí do quadro 'Soletrando', do programa 'Caldeirão do Huck', da TV Globo, no dia 27 de outubro do ano passado. A seletiva foi realizada com 26 estudantes de todos os cantos do Piauí, que estudam em escolas públicas do estado. O município que trouxe a maior quantidade de alunos foi Floriano, foram 9 representantes, Teresina teve 8 e a cidade da vice-campeã do ‘Soletrando’ desse ano, Monsenhor Hipólito, teve 3 representantes.

A mesa examinadora composta por três professores, Nilson Ferreira, que participa pela quarta vez consecutiva da banca, Maria Socorro Rodrigues Coelho e Elsio Aguiar Sales deram seguimento aos procedimentos da mesma forma em que ocorre na etapa nacional apresentada no programa de Luciano Huck.

O professor afirmou esperar por uma etapa mais acirrada já que ano passado o nível da competição estava elevado. “A expectativa é sempre a melhor, acredito que este ano a competição será bem mais acirrada. Nos primeiro ano do programa participaram apenas 12 estudantes, agora temos 26 alunos participando. Então a cada ano o nível da competição vai melhorando. O problema de muitos alunos é a pressa para soletrar o que atrapalha o candidato, por isso cada estudante tem dois minutos para pensar e pedir ajuda, não precisa ter pressa, esse foi o problema de Tainara na final do Soletrando ela era muito apressada” disse Nilson Ferreira.

Foram sete rodadas, na primeira 15 candidatos foram desclassificados, ao decorrer restaram apenas 3, um representante de cada cidade, um de Teresina, um de Monsenhor e um de Cocal dos Alves. A última etapa foi disputada por Izael e Iris Maria obtendo êxito o candidato de Cocal dos Alves. Ele acertou todas as palavras que soletrou e faturou o prêmio da etapa Piauí. Ele estuda na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, interior do estado. De 14 anos, ele já tinha participado no ano passado e ficou em segundo lugar.

A professora de Izael, Kuerly Vieira de Brito, emocionada afirma que a maratona de estudos do garoto será intensificada e que os concorrentes do Soletrando 2011 se preparem, pois a competição será acirrada, segundo ela o estudante está bem preparado.

Agora ele viaja para o Rio de Janeiro (RJ) com todas as despesas pagas pela Rede Globo, onde participa da grande disputa, do 'Soletrando', com estudantes de escolas públicas representando todos os estados. No ano passado uma estudante piauiense ficou entre os finalistas e ficou em 2º lugar.

"Vou fazer de tudo para representar bem meu estado. Vou estudar muito e quero vencer o Soletrando", afirmou o piauiense.

 Rrdação: Jornal da Parnaíba
São 4 milhões de preservativos que serão distribuídos durante o Carnaval no Piauí. Municípios com tradição em carnaval receberão uma quantidade maior de preservativos. Luis Correia, Barras, Água Branca, Floriano, Oeiras, José de Freitas, Bocaina e Uruçuí é para onde serão destinados a maior parte, mas todos os municípios receberão.



Com a proximidade do carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensifica as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Quase 4 milhões de preservativos estão sendo distribuídos em todo o Estado.

A distribuição contempla as 17 Regionais de Saúde, que têm a função de repassar aos municípios. Onze regionais, dentre elas as que abrangem os municípios de Barras, Parnaíba, Floriano e Oeiras, já receberam os preservativos vindos do Ministério da Saúde.

“Preservativo não deve ser problema neste carnaval”, afirma Adriana Holanda, da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis, responsável pela distribuição dos preservativos.

Os municípios com tradição em carnaval receberão uma quantidade maior de preservativos que serão distribuídos nos postos de saúde. Além dos postos, a Sesapi, em parceria com a Coordenadoria da Juventude, realizará blitz nos locais de acessos aos municípios considerados endêmicos devido ao fluxo de pessoas no período da folia, como Luis Correia, Barras, Água Branca, Floriano, José de Freitas, Bocaina e Uruçuí.

Em 2011, a folia de momo termina exatamente no dia 8 de março, considerado o Dia Internacional da Mulher. Por isso, a campanha é voltada especialmente para as mulheres na faixa etária entre 15 e 24 anos, onde, de acordo com Ministério da Saúde, os casos de aids têm sido mais frequentes.

Redação: Jornal da Parnaíba
Com inf. do Cidade Verde

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pesca da Manjuba: atividade principal de 33 pescadores do Igaraçu
Pescadores enfrentam o sol e horas de espera à beira do rio, durante pesca da Manjuba. Essa atividade reune 33 pescadores que formam a Associação de Pescadores de Manjuba do Igaraçu. Na presidência da associação, uma mulher: Maria Perpétua Silva de Castro.Com um mercado consumidor em São Paulo, Ceará, Maranhão e cidades circunvizinhas e a CONAB, que compra cerca de 3.600 kg por mês, ainda assim, nem sempre é possível cumprir acordos de produção porque a pesca depende da maré e da lua.

“Não há como estocar, por isso é necessário ter comprador diário”, disse Maria Perpétua. Quando o produto é para exportação, ele é deixado semi-fresco e passa por uma lavagem onde é utilizada água clorada para lavagem e sal para conservação. Seco, é apenas exposto ao sol com sal. No varejo a manjuba é vendida em média por 2,00 reais kg e só é feito beneficiamento por encomenda.
Na região de Parnaíba e circunvizinhança, a manjuba vem sendo incluída em cardápios regionais em igrejas e associações e durante eventos, com excelente aprovação. Pratos com manjuba: torta, coxinha, ensopado, rocambole, a tradicional manjuba frita, sanduíche, caldo e ainda a famosa manjuba empanada.Informações

Algumas vezes confundida com a piaba, é um peixe clupeiforme da família Engraulidae. Habita as zonas mais superficiais dos oceanos tropicais. Atinge, no máximo, cerca de 12 cm de comprimento.
Características Gerais
As manjubas vivem em água salgada e são encontradas pelo litoral do Brasil, com vida curta de 3 anos e 4 meses, começando seu ciclo de reprodução após 1 ano de vida. Como a maioria dos peixes, possuem escamas na pele e glândulas que produzem uma espécie de muco. Este muco facilita o deslizamento dos peixes na água e protege seu corpo contra a entrada de microorganismos.
Reprodução
Nas primeiras chuvas do ano ocorre a piracema das manjubas: O macho e a fêmea lançam suas gametas na água ao mesmo tempo. Quando as gametas se encontram dá-se origem aos ovos onde nascerão os filhotes. A reprodução, portanto, é exterior. Na maioria das vezes, milhares de ovos se formam, embora poucos cheguem à fase adulta. Isso se dá porque muitos filhotes e ovos fazem parte da alimentação de outros animais. Wikipédia

*Por: Dora Rodrigues e César Vieira para o Proparnaiba.com

Rota das Baleias levou vários estudantes e comunidade para um passeio ambiental


Aconteceu neste domingo(20) pela manhã, um grande passeio ambiental e ciclístico denominado “Rota das Baleias” organizado pela Associação Cultural de Ilha Grande e “Seu Baleia”, marcaram presença pessoas da comunidade, estudantes, amigos e o Vereador Fernando Gomes – PT. A saída foi da praça da Igreja Santa Isabel, percorrendo várias ruas até a praia da Pedra do Sal. Na ocasião houve vários sorteios brindes e até bicicletas.

Publicado por: Juraci Sampaio
Rota das Baleias Rota das Baleias

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Manual da boa prática urológica para o cidadão

Imagem Ilustrativa - Arquivos Google
A Urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica que diagnostica, trata e previne doenças que envolvem os órgãos urinários de homens e mulheres e também dos órgãos genitais masculinos e suas funções.
Câncer de Próstata tem cura
O câncer é a terceira causa de mortes no Brasil. O câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens e a segunda em número de causa de mortes ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Levando em conta dados estatísticos do IBGE(Intituto brasileiro de Geografia e Estatísticas) e INCA(Instituto Nacional do Câncer), morrem por ano cerca de 20 parnaibanos por esta doença. E, acreditem, pelo menos metade destas vidas poderiam ser salvas se fizessem a prevenção com o urologista.

.
Manual da boa prática urológica para o cidadão
A Urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica que diagnostica, trata e previne doenças que envolvem os órgãos urinários de homens e mulheres e também dos órgãos genitais masculinos e suas funções.
Não é uma especialidade que trata somente de homens, porque as mulheres e criançastambém têm rins, bexiga, uretra (o canal do xixi), ou seja, o trato urinário (conjunto de órgãos relacionados com a produção, transporte, armazenamento e eliminação da urina que existe nos dois sexos).
Os órgãos genitais masculinos englobam o pênis, os testículos, a próstata e a vesícula seminal. Os órgãos genitais femininos são objetos da Ginecologia (útero, ovários, vagina, vulva e mamas).
Atuação clínica e cirúrgica significa que o urologista, além de tratar daquelas doenças que necessitam de medicamentos, também opera os casos em que o tratamento envolve cirurgia 
dos órgãos urinários e genitais.
As figuras abaixo mostram a grande extensão de órgãos que estão sob os cuidados da Urologia.
       
.
Câncer de Próstata tem cura
O câncer é a terceira causa de mortes no Brasil. O câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens e a segunda em número de causa de mortes ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Levando em conta dados estatísticos do IBGE(Intituto brasileiro de Geografia e Estatísticas) e INCA(Instituto Nacional do Câncer), morrem por ano cerca de 20 parnaibanos por esta doença. E, acreditem, pelo menos metade destas vidas poderiam ser salvas se fizessem a prevenção com o urologista.
 
Próstata não é doença! 
A próstata é uma glândula existente só nos homens, como se fosse uma pêra pequenina, localizada logo abaixo da bexiga, na saída da uretra. O canal do xixi passa no meio dela. Ela produz o esperma, líquido que serve de transporte para os espermatozóides, que são as células fecundantes do homem, produzidas no testículo.
A prevenção do câncer de próstata nos homens acima de 45 anos de idade é recomendável. Em famílias onde existe a ocorrência do câncer de próstata, os homens devem começar essa avaliação anual aos 40 anos. A descoberta das doenças nas suas fases iniciais continua sendo o melhor tratamento da doença. Câncer e outras doenças descobertas tardiamente, geralmente não podem mais ser tratadas plenamente e os resultados não são tão bons, quando comparados com o paciente tratado no início do problema.
As cirurgias para a próstata não se aplicam apenas aos casos de câncer. A próstata também apresenta um tipo de crescimento benigno, após os 40 anos, que pode apertar ou fechar o canal do xixi (a uretra). Às vezes isso precisa ser consertado com cirurgia, às vezes isso pode ser tratado com remédios, sem necessidade de cirurgia. Ao avaliar periodicamente sua próstata, seu urologista não estará fazendo apenas a prevenção do câncer, mas também estará atento a essa Hipertrofa Benigna e sua repercussão na sua micção (no padrão do seu xixi), se você está esvaziando a bexiga completamente ou deixando urina na bexiga sem ser eliminada.
Autor: Adegildes Araújo - Médico Urologista - para o Proparnaiba.com
Edição de Samuel Aguiar