Duas mesas-redondas marcam o V Fórum do Caranguejo-Uçá, sendo uma no dia 6 em Araióses no Maranhão e outra nos dias 07 e 08 em Parnaíba - PI, no auditório da Embrapa Meio-Norte.
Caranguejo-Uçá do Delta do Rio Parnaíba |
Duas mesas-redondas marcam o fórum. A primeira focará as ações institucionais para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do caranguejo-uçá no período 2007-2010. A segunda, discutirá o panorama da pesca na visão das comunidades tradicionais da região. Haverá também a apresentação de propostas à cadeia produtividade do caranguejo na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.
O segundo evento, nos dias 07 e 08 será o Workshop sobre a Sustentabilidade da Pesca do Caranguejo-Uçá na Área de proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. Na terça-feira 07, o workshop vai ser desenvolvido no auditório da Embrapa Meio-Norte no município de Parnaíba, no Piauí. A programação prevê mesas-redondas sobre pesquisas de parâmetros populacionais pesqueiros e ordenamento da pesca do caranguejo-uçá.
Na quarta-feira 08, a programação do workshop será na Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. Os participantes farão uma visita técnica, de lancha, às comunidades extrativistas. O almoço acontecerá no Morro do Melo, no município de Araioses. Em seguida, eles voltam a acompanhar a captura, transporte e embarque de caranguejos para a cidade de Fortaleza, no Ceará.
Os dois eventos são uma realização da Embrapa Meio-Norte, Prefeitura de Araioses, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade e do Ministério da Pesca e Aquicultura.
A Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba, que tem mais de 3 mil quilômetros quadrados, é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes. A área alcança os municípios de Barroquinha e Chaval, no Ceará; Água Doce do Maranhão, Araioses, Paulino Neves e Tutóia, no Maranhão; e Cajueiro da Praia, Ilha Grande de Santa Isabel, Luis Correia e Parnaíba, no Piauí.
Com mais de setenta ilhas, o Delta do Rio Parnaíba é o único em mar aberto nas Américas. A área é um santuário de reprodução de várias espécies de peixes, caranguejos, lagostas e camarões, protegendo, também, estuários de reprodução do peixe-boi marinho. O acesso é feito pela rodovia BR 343 até o município de Parnaíba. De lá as pessoas seguem de barco.
Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do Jornalista Fernando Sinimbu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.