quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aumentam os problemas da Lagoa do Portinho

Um dos principais cartões postais do litoral piauiense volta a sofrer com sérias ameaças de que um dia possa acabar. Dunas continuam avançando. Quanto aos ataques das piranhas nenhuma providência foi tomada.
A equipe de jornalismo do proparnaiba.com esteve na lagoa do portinho na manhã desta última quarta, 10. O que se pode constatar nas imagens é que a situação da lagoa não é nada agradável. Dunas que sofreram intervenção para que fossem contidas continuam avançando e o que um dia foi uma grande lagoa, aos poucos vem se transformando em lago.
O aspecto é de total abandono. Não existem placas indicativas ao banhistas quanto aos ataques das piranhas. As vias de acesso completamente deterioradas sem qualquer previsão de obras de infraestrutura no local. Até onde se obteve informações, o projeto da orla da Lagoa do Portinho está inviabilizado por falta de recursos e problemas técnicos no próprio projeto.
Nos caminhos que ligam as áreas urbanas de Parnaíba e Luis correia à lagoa faltam placas de sinalização, iluminação, acostamentos além das malhas asfáltica e poliédrica estarem em péssimas condições de tráfego.
Nossa equipe encontrou no local um pescador que, sem sucesso, retornava para casa sem nenhum peixe, já acreditando no fim da lagoa. “Esse negócio das dunas era só contrato. Acabou o contrato, acabaram as obras, o povo continua passando aí de carro, moto acabando com tudo, inclusive com a própria lagoa que tá ficando enterrada. Agora quanto às piranhas nenhum de nós pescadores nunca fomos atacados. Acho que é porque essas mulheres usam bronzeadores e outros cremes, fica aquele engodo e atrai as piranhas ali para perto”, disse Sr. Raimundo Santos.
Sr. Raimundo disse ainda que essa é a época da desova das piranhas o que faz com que elas se aproximem mais da lateral da lagoa, área onde encontram-se os banhistas. Em um dos bares da lagoa encontramos um casal de turistas que não sabiam dos ataques dos peixes e que disseram lamentar pela situação em que o ponto turístico se encontra. “Já estivemos aqui de outras vezes e, lembro, de quando vi pela primeira vez essa lagoa. Era enorme e muito bonita por sinal”, afirmou Marcos Sales, empresário.
O jornalismo do proparnaiba.com tentou manter contato com alguns órgãos ligados aos problemas enfrentados pela lagoa do portinho. IBAMA, SEMAR, SETUR e Sec. de Meio Ambiente de Parnaíba, nenhum destes setores assumiu de quem seja a responsabilidade por resolver a situação.
Entrevistas e informações de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
Vídeo e fotos de Cesar Vieira para o proparnaiba.com
Edição Dora Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.