As praias do Coqueiro e Atalaia receberam cerca de 100 jovens que deram uma lição de responsabilidade ecológica e mostraram aos turistas e barraqueiros a vantagem de curtir a praia limpa.
O projeto é uma realização do jornal O Dia em parceria com a Ecotur empresa coordenada pelo ambientalista Alcide Filho. Os jovens eram liderados por cinco coordenadores de grupo e percorreram toda a área dos bares de Coqueiro e Atalaia. “muito legal porque na euforia do banhar, beber comer caranguejo a gente termina por esquecer do cuidado com o meio ambiente. E bom também porque as crianças vêem uma ação dessas e agem da mesma forma”, disse o advogado teresinense Marco Oliveira.
Equipados com coletes, luvas e sacos de lixo os jovens coletavam copos descartáveis, garrafas peti, embalagens plásticas e entre outros detritos jogados pela orla. Os participantes contaram ainda com carros de apoio para distribuição de água, lanche e o pelotão da polícia de trânsito que dava a segurança no local. “Não sei por que as pessoas não jogam o lixo no lugar certo. Acho que não custa nada. Mesmo que não tenha uma lixeira próxima, põe ali do lado ou numa sacola e depois leva até o local certo”, colocou Márcio Santos, participante do mutirão.
Toda a orla de Luis Correia estava lotada e a multidão aproveitava o último domingo. “E como era o último dia deles aqui foi bom realizarmos essa ação a fim de conscientizá-los que para encontrar praia limpa é preciso não deixá-la suja”, acrescentou Janine Souza, participante.
No final, os jovens encheram um caminhão com os sacos de lixo que foram levados para o lixão da cidade. Os participantes concorreram ainda brindes sorteados por uma equipe do jornal O Dia.
Informações e fotos de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
Apoio: Raimundo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.