segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mostra da 8ª edição do Casa Piauí Design começa quarta-feira

Mostra revelará o potencial do artesanato piauiense. Profissionais de arquitetura e/ou decoração, e artesãos Luiz Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes e Parnaíba farão parte da 8ª edição do Casa Piauí Design.

O artesão Raimundo Veras da Associação de Artesanato Nova Vida do Carnaubal, de Luiz Correia, no litoral piauiense, vai apresentar uma coleção de cinco peças que desenvolveu direcionadas para restaurantes.

A criatividade do artesanato aliada a técnicas de design inovadoras deram origem a peças artesanais que vão surpreender e encantar o público que visitar a Casa Piauí Design – O Artesanato na Decoração. A mostra, que chega a sua oitava edição, começa quarta-feira (07). A abertura oficial será às 19h00, no auditório do Teresina Shopping. A mostra funcionará até o dia 23 deste mês, na Praça de Eventos do mesmo shopping.

“A Casa Piauí Design chega a sua oitava edição, revelando a beleza e a qualidade do artesanato piauiense, que a cada ano se torna mais conhecido tanto a nível nacional, como internacional. Por conta desse projeto, temos conseguido agregar mais valor ao artesanato do Estado, incentivando os artesãos a inovar para garantir uma maior competitividade das peças no mercado”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

Este ano, a mostra vai envolver o trabalho de vinte profissionais de arquitetura e/ou decoração, e de artesãos ligados a vinte e uma cooperativas ou associações de treze cidades: Teresina, Campo Maior, Castelo do Piauí, Floriano, Luiz Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Pedro II, Coronel José Dias, Monsenhor Gil, União e São Raimundo Nonato.

Foram criadas cento e cinco novas peças, que vão compor vinte e uma famílias de produtos inspirados na gastronomia regional nordestina. Serão jogos de jantar, chá e café, além de peças decorativas em diversas tipologias como madeira, cerâmica, bordados e rendas, sementes, couro, cestaria e trançados, e tecelagem.

Para criação das peças, os artesãos receberam a consultoria do arquiteto e designer, Eduardo Barroso, um dos responsáveis pelo programa do Sebrae Nacional que deu origem à Casa Piauí Design. O projeto era voltado para o incremento do artesanato no Brasil, tendo sido o Piauí o primeiro Estado a apresentar proposta de adesão ao programa.

“A Casa Piauí Design surgiu para atender uma demanda do Sebrae Nacional de melhorar a produção artesanal brasileira. O Piauí foi o pioneiro nessa ação de incremento do artesanato, criando a Casa Piauí Design, que é um projeto bastante proveitoso e que tem contribuído para tornar o artesanato do Estado cada vez mais reconhecido e valorizado”, comenta Barroso.

GASTRONOMIA REGIONAL

Nesta edição, o tema da mostra é Gastronomia do Sertão, numa valorização da culinária regional do Nordeste, que é única, singular, cheia de sabores e aromas que encantam turistas do mundo inteiro.

“Numa tentativa de criar peças mais comerciais e que atendam à demanda de consumo do mercado surgiu o tema Gastronomia do Sertão. A intenção era também que a culinária nordestina tivesse identidade no modo de ser servida, sendo apresentada de forma original, realçando ainda mais a sua qualidade”, afirma Barroso.

A produção das peças é monitorada pelos arquitetos piauienses, Roberto Raulino e Clarissa Borges, que acompanham o trabalho dos artesãos dando todo o suporte para que os produtos criados fiquem de acordo com a temática da mostra.

“Este ano, o grande diferencial é a temática das peças, que foram pensadas para atender a demanda de consumo de meios de hospedagem e alimentação de todo o Nordeste. Os produtos trazem ícones da gastronomia que remetem a seis pratos da culinária nordestina: o capote, a galinha caipira, bode, carneiro, Maria Izabel, e a panelada. Serão peças com valor cultural agregado, bem elaboradas e inovadoras, que poderão atender não só ao mercado consumidor atacadista, mas também ao varejista”, destaca o arquiteto Roberto Raulino.

Ainda segundo Raulino, mais de 90% das peças que farão parte da Casa Piauí Design este ano, seguem a linha utilitária. “Por termos um foco na gastronomia, a maioria dos produtos são utilitários. A grande novidade desta edição serão as peças com inovação tecnológica e desenvolvidas com respeito ao meio ambiente. Os artesãos tiveram a preocupação em apresentar produtos novos, mas levaram em consideração também a origem da matéria prima utilizada”, acrescenta Raulino.

O ESPAÇO DA MOSTRA

O espaço onde vai funcionar a Casa Piauí Design será ambientado pela decoradora Lígia Veras, com flores tropicais, tendo uma perfeita harmonia de cores e estilos. A iluminação, que terá estrutura bastante arrojada, dará grande destaque às peças. No local será montada uma Sala de Jantar, com as peças criadas para a mostra, dando uma noção exata do valor, da ousadia e do diferencial desses produtos. Serão pratos, copos, panelas, aventais, descansos de prato, sousplats, jogos americanos, entre outras peças.

“Desenvolvemos uma coleção com cinco peças para restaurantes. Tem sousplats retangulares, descanso de prato redondo, porta talheres e porta latas, todos desenvolvidos com a fibra da taboa. A grande novidade este ano, é que também utilizamos o linho da palha de carnaúba na confecção das peças, pois precisávamos de alguns detalhes tingidos e a fibra da taboa não pega cor”, informa o artesão Raimundo Veras (foto acima).

Veras é um dos afiliados à Associação de Artesanato Nova Vida do Carnaubal, que tem sede em Luiz Correia, cidade localizada a 338 quilômetros ao norte de Teresina. A entidade reúne vinte e dois artesãos, que produzem, mensalmente, cerca de cento e cinqüenta peças.

“A cada edição da Casa Piauí, temos uma evolução dos nossos produtos. São peças com mais qualidade, diferenciadas, inovadoras no que se refere ao design e à utilização de matérias-primas. Estamos cada vez mais preocupados em apresentar peças de fácil manuseio e transporte, já que a procura após a mostra é bastante significativa”, ressalta Veras.

As peças também estarão disponíveis para comercialização no período da mostra em loja que funcionará no Teresina Shopping, sob a responsabilidade do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Prodart, órgão ligado ao Governo do Estado. Serão quinhentas peças das mais variadas tipologias.

“Temos um artesanato reconhecido e premiado pela qualidade. Das cem unidades de produção escolhidas, em todo o país, na última edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, nove são do Piauí, o que reafirma o valor da nossa produção artesanal e coloca o Estado no primeiro lugar do ranking de unidades premiadas em todo o Brasil. Isso se deve ao trabalho constante do Sebrae de incentivo a qualificação profissional dos artesãos e à Casa Piauí Design, quando incentivamos a inovação tecnológica dos produtos, que passam a ter maior valor agregado. Esperamos que esta edição da Casa Piauí, seja um sucesso em aceitação e venda dos novos produtos”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A Casa Piauí Design 2010 funcionará de 10h00 às 22h00, numa iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Governo do Estado, através do Prodart; prefeituras dos municípios onde se localizam os grupos produtivos envolvidos na iniciativa; e Instituto Walmart.

Colaboração de Antônia Pessoa/Sebrae-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.