sexta-feira, 18 de junho de 2010

Biólogos aguardam eclosão de ninho de tartaruga gigante

Tartaruga.JPG

Os biólogos e voluntários do grupo Tartarugas do Delta estão aguardando a eclosão do ninho de uma gigante tartaruga-de-couro para os próximos dias, a partir desta sexta-feira (18) deverá ser montado um acampamento para monitoramento do ninho.

A "cama", como é chamado o local onde foram depositados os ovos, foi mapeada pelo Tartarugas do Delta na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, cerca de 60 dias atrás. "A contar de sexta a eclosão pode ser à qualquer momento, mas acreditamos que possivelmente seja entre domingo (20) e quarta-feira (23)", disse a bióloga Werlanne Santana ao Proparnaiba.com.

Segundo a bióloga, se as condições climáticas forem favoráveis, como por exemplo altas temperaturas, é possível que as tartarugas nasçam ainda no domingo. "Estamos esperando uma média de cem filhotes nesta eclosão", concluiu Werlanne Santana.

A tartaruga-de-couro é o maior dos quelônios escontrados na costa brasileira, podendo chegar a mais de 300 quilos e medir cerca de 1,50 metros e está ameaçada de extinção. Até pouco tempo o comportamento reprodutivo desta espécie só era identificado no litoral do estado do Espírito Santo, no começo desta semana os biólogos encontraram um outro ninho da tartaruga-de-couro na praia da Pedra do Sal em Parnaíba.

Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.