segunda-feira, 8 de março de 2010

Piauí: As atrações do menor litoral do Brasil

Fotos:Fernanda Castello Branco O melhor perfume está nos menores frascos. O ditado poderia ser um dos lemas do Piauí

O melhor perfume está nos menores frascos. O ditado poderia ser um dos lemas do Piauí

O menor litoral do Brasil prova que, apesar de pequeno, tem belezas de sobra e oferece passeios inesquecíveis.

O melhor perfume está nos menores frascos. O ditado poderia ser um dos lemas do Piauí, o estado brasileiro com o menor litoral. São cerca de 66 quilômetros de praias, distribuídas por quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Cajueiro da Praia e Luís Correia. Em todas elas, paisagens encantadoras convidam os visitantes a passeios inesquecíveis.

Dunas, ilhas, incursões em igarapés e observação de animais estão entre as atrações de roteiros de ecoturismo. A estrela, porém, é o incrível Delta do Parnaíba, um dos raros exemplos em mar aberto no mundo.

Com 1485 quilômetros de extensão, o rio Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão, se abre em cinco braços, formando mais de 80 ilhas fluviais. 65% do Delta pertencem ao Maranhão, mas é do lado piauiense que o passeio começa. Para se chegar ao Delta, o principal porto fica na cidade de Parnaíba, o Porto das Barcas, mas também é possível sair de Ilha Grande, do Porto dos Tatus.

Pelo tamanho, o litoral do Piauí pode ser conhecido em um roteiro de poucos dias. Em um fim de semana prolongado é possível conhecer as principais belezas da região. Mas é preciso ter fôlego! A parte mais cansativa da viagem é chegar de Teresina até o local, já que a capital fica a 336 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí.

Edição: José Wilson Fonte: Fernanda Castello Branco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.