sexta-feira, 31 de março de 2017

A partir desta sexta (31), preços de remédios sobem até 4,76%

A partir desta sexta (31), preços de remédios sobem até 4,76%

Diário Oficial da União publica hoje (31) resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizando os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017, que variam de 1,36% a 4,76%. O aumento começa a valer a partir desta sexta-feira.
De acordo com a resolução, o reajuste máximo permitido é o seguinte: nível 1: 4,76%; nível 2: 3,06; e nível 3: 1,36%. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios.
O Sindicato da Indústria Farmacêutica  (Sindusfarma) informou, por meio de nota, que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano.
“Do ponto de vista da indústria farmacêutica, mais uma vez os índices são insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos”, diz a nota.
Segundo o Sindusfarma, o reajuste anual de preços fixado pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Fonte: Agência Brasil
Edição: Proparnaiba.com

Mutirão faz plantio de mangue no Delta do Parnaíba

Comunitários da Reserva Extrativista (Resex) Marinha do Delta do Parnaíba, localizada nos estados do Piauí e Maranhão, promoveram ação para a recuperação de uma área de manguezal degradada, às margens do Igarapé do Galego, próximo à comunidade de Canárias – Araioses (MA). O plantio de 1,5 mil mudas de mangue manso, siriba e vermelho aconteceu no dia 21 de março, envolveu 50 extrativistas e é o primeiro de uma série programada para o ano.
mangue
A atividade faz parte de uma iniciativa da comunidade em recuperar áreas de manguezal nos limites da Resex e conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), das organizações não governamentais Comissão Ilha Ativa e Rare e da Universidade Federal do Piauí. Também apoiaram o plantio a Prefeitura de Água Doce (MA) e a Associação dos Produtores Rurais de Água Doce do Maranhão (Aprad).
“Iniciativas de recuperação do mangue como esta devem ser fortalecidas e ampliadas”, defendeu o ministro Sarney Filho. “O Programa Bolsa Verde é um incentivo para que as famílias contribuam com a conservação do meio ambiente. Por isso, o considero um programa prioritário no MMA”, afirmou.
O líder comunitário Francisco das Chagas Rodrigues, que participa do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal (PAN Manguezal), foi o idealizador da iniciativa de plantio. Em suas andanças pelas ilhas do delta, constatou uma grande parte de lama nua, sem vegetação, nos manguezais.
“Falei com as mulheres da comunidade que recebem o Bolsa Verde e propus o seguinte: vocês estão ganhando esse dinheiro e precisam dar um retorno. Então, venham plantar comigo. E elas toparam. Onde tiver terra nua, vamos plantar”, contou.
Francisco é morador do município de Água Doce (MA) e colhe as sementes no manguezal para produzir as mudas por conta própria. “É a minha missão e toda ajuda é bem-vinda. Precisamos de mais e mais apoio”, solicitou. Ele disse que as maiores causas do desmatamento do mangue, anteriores à criação da Resex no ano 2000, foram as plantações de arroz e as salinas.
MUTIRÃO
A proposta é que os beneficiários do Bolsa Verde do Delta do Parnaíba se reúnam periodicamente para tratar das ações de recuperação do manguezal. Maria do Carmo Silva Pereira, da Ilha de Canárias, foi voluntária no primeiro mutirão de plantio. “As pessoas não veem o quanto é importante plantar! Estamos replantando o mangue para que, no futuro, todas as pessoas da comunidade, e os turistas, vejam como é linda a paisagem da nossa ilha”, afirmou.
A maioria das 2,9 mil famílias da Resex vivem da pesca artesanal e especialmente da cata de caranguejos. O objetivo do MMA é que o Bolsa Verde, mais do que complementar a renda, seja um estímulo à preservação do ecossistema. A gestora da Resex, Tatiana Rehder, destacou a importância dos encontros com a comunidade não apenas pela recuperação da área, mas para a sensibilização e mobilização sobre a importância do protagonismo dos extrativistas no cuidado com o seu território. “Depois de ações como essa, a comunidade fica mais envolvida. Já querem saber quando será o próximo mutirão! Isso traz um ânimo para a comunidade”, disse.
resexdelta
Tatiana Rehder contou que o ICMBio sempre esclarece os objetivos do programa Bolsa Verde junto aos extrativistas. “Recuperar as áreas é fundamental para a manutenção dos recursos naturais e o seu uso sustentável. A proposta do programa inclui fortalecer a inserção produtiva das famílias beneficiárias da Resex, melhorando a renda e a sustentabilidade das atividades extrativistas”, explicou.
DELTA 
O Delta do Parnaíba faz a divisão entre os estados do Maranhão e do Piauí e é o único delta das Américas que desagua em mar aberto. São cinco desembocaduras do rio no mar que formam 90 ilhas – um mosaico de ecossistemas de alta relevância ambiental, com uma rica e complexa diversidade biológica e genética, caracterizada por manguezais, restingas, caatinga litorânea, carnaubais, dunas, praias e lagoas, que abrigam uma fauna rica e diversificada. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho, tartarugas marinhas, cavalo marinho, o guariba e aves costeiras migratórias e residentes.
Toda essa riqueza justifica a inserção da região do Delta do Rio Parnaíba em três unidades de conservação. Na esfera estadual, está a Área de Proteção Ambiental (APA) da Foz do Rio Preguiças/Pequenos Lençóis e a Região Lagunar Adjacente; na esfera federal, a APA de 307,5 mil hectares, desde 1996, no litoral dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí; e a Resex, criada no ano 2000, com 27 mil hectares. Resex são unidades de conservação de uso sustentável criadas em lugares onde existe uma população tradicional que vive dos recursos naturais e que se torna parceira na conservação.
CARANGUEJO
No âmbito do Projeto Manguezais do Brasil, representantes de catadores de caranguejo de 15 comunidades da APA e da Resex se reunirão com compradores, pesquisadores da UFPI, Embrapa, Fundação Emilio Goeldi e Sebrae para a aprovação final do Plano de Gestão do Caranguejo Uça. “Foram 60 oficinas comunitárias para construir uma estratégia de como melhorar a cata do famoso caranguejo do Delta”, contou a gestora da Resex, Tatiana Rehder.
Entre as ações definidas pelos catadores, estão: áreas de exclusão da cata, para recuperação ambiental; aumento do tamanho mínimo permitido para a cata do caranguejo; e ações de capacitações e fortalecimento comunitário.
BOLSA VERDE
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é o órgão responsável por coordenar, executar e operacionalizar o Bolsa Verde, programa que apoia a superação da pobreza em unidades de conservação de uso sustentável, projetos de assentamento e outras áreas rurais, incentivando a conservação do meio ambiente e valorizando as comunidades que ajudam a manter a floresta em pé.
O programa concede R$ 300, de três em três meses, a famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvam atividades de conservação de recursos naturais no meio rural. Para poder ter acesso ao Programa, a renda per capita familiar deve ser de até R$ 85.
Fonte: MMA

Homem é preso com pistola municiada, em Parnaíba

arma apreendidaA Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba apreendeu uma pistola 380 com nove munições intactas por volta das 20hs de quinta-feira (30/03) no quilômetro treze da BR-402, após uma abordagem ao condutor de um caminhão M.BENZ/Atron 1319, de cor vermelha, placas OJQ-8712 Barreirinhas (MA), cuja documentação está atrasada, conduzido por um homem de 34 anos de idade.
Após uma vistoria dentro do caminhão, os policiais rodoviários federais encontraram a arma de fogo e as munições na mochila do passageiro Sidnei Hirt, de 37 anos, que foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes; pois ele está com o porte de arma em atraso e só tem permissão de fazer uso no Maranhão. Portanto acabou sendo autuado por porte ilegal de arma de fogo. Após o pagamento da fiança, o motorista foi posto em liberdade.
Sidnei Hirt
Sidnei Hirt conduzido para a Central de Flagrantes. Foto: PRF/Parnaíba
Por Daniel Santos

A Via Tec informa o motivo da paralisação da obra da PI-116 e 210.Veja



A Via Tec  nos Informou nesta manhã do (30/03/17) através do seu encarregado geral o Sr. Robert informações  reais do motivo da paralisação das duplicações das PIs  116 e 210, que por motivo das chuvas, estar suspenso temporariamente as atividades, e afirmam que logo após passar esse período chuvoso, os trabalhos reiniciaram, e que os funcionários  e as maquinas já estão a disposição a qualquer momento pra voltar suas atividades.
E explica ainda que após o reinício da obra, será novamente feita toda  uma nova  escavação , para uma compactação da estrada,  e se a mesma, se vier novamente á chover, poderá trazer um grande prejuízo á empresa, porque  certamente ,explicar o Sr. Robert que irá dar um excesso de umidade e não vai ser possível fazer a imprimação para receber o asfalto, isso trazendo esse transtorno, aumentará o prejuízo da empresa e terá que fazer tudo novamente, esse é o motivo real da paralisação das obras, afirma o Sr. Robert
mas com certeza, logo apos a parada das chuvas, os trabalhos irão continuar ,afirma a empresa responsável Via  Tec.

Fonte/Portal F.Santos Ilha

Parada e Orçada em 21 milhões de Reais Obras da PI 116 causam prejuízos e assaltos


Imagens:Júnior Luz


Quem reside na cidade de ilha Grande e nas comunidades da Pedra do Sal e do Labino, estão se sentindo prejudicados com a demora e as constantes paralisações na finalização da duplicação da PI 116.O investimento é de mais de R$ 21 milhões, segundo o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-PI). 

O trecho que liga Ilha Grande/Pedral do Sal até Parnaíba causa transtornos para quem precisa trafegar diariamente até seu destino, segundo informações de um de nossos leitores, a população está amedrontada com risco de acidentes devido as fortes chuvas, muita buraqueira e sem falar no lamaçal.

Outro motivo que a pululação anda meio apreensiva são os assaltos, No último dia (28/03), segundo informações, uma Moto Pop 100 foi tomada de assalto, naquela região. Isso sem contar em vários outros fatores que geram muitos prejuízos para motoristas que ali passam diariamente.

Imagens:Júnior Luz

Imagens:Júnior Luz


Imagens:Júnior Luz

Imagens:Júnior Luz

Edição:Júnior Luz/Redação Jornal da Ilha Grande

Missa do Terço dos Homens Paroquial na Comunidade Baixão-Ilha Grande do Piauí.










Neste Sábado, 25 de Março de 2017, foi realizado na Igreja Imaculado Coração de Maria-Comunidade Baixão, a Missa do Terço dos Homens Paroquial, que foi presidida pelo Diácono Antônio de Pádua em Ilha Grande/PI.

Foto: Rafael Viana.
Realização: Paróquia Nossa Senhora da Conceição-Ilha.


Carro e micro-ônibus com alunos colidem e homem morre

Um acidente fatal registrado na noite desta quarta-feira (29/03) na BR-404, que liga Piripiri e Pedro II, no Norte do estado, deixou um momem morto após a colisão de um carro com um micro-ônibus, que transportava estudantes.
A vítima fatal foi identificada como Eduardo, mais conhecido como 'Dudu', que era morador do bairro Prado, em Piripiri. Ele havia sido visto na comunidade Pé do Morro, zona rural daquela cidade, e populares disseram que a vítima havia ingerido bebida alcoólica.
Por volta de 19h, a Polícia Rodoviária Federal recebeu a informação da colisão envolvendo o carro em que ele estava, um Corsa, com um micro-ônibus, próximo à Escola Agrotécnica, região da Ingazeira.
Eduardo era pedreiro, tinha aproximadamente 31 anos de idade, era casado e também deixa um filho. No micro-ônibus estavam estudantes de Pedro II, que voltavam após aulas em uma Faculdade de Piripiri.
acidente-eduardo-carro-inibus-899.jpg
zoom16148-acidente-eduardo-carro-inibus-683.jpg
zoom16148-acidente-eduardo-carro-inibus-981.jpg
Fonte: Com informações do Piripiri Repórter

quinta-feira, 30 de março de 2017

Motociclista colide na traseira de micro-ônibus na Avenida Chagas Rodrigues em Parnaíba


Um acidente de trânsito causou congestionamento na Av. Chagas Rodrigues no centro, de Parnaíba por volta das 15 horas da tarde desta quinta-feira, 30.
Segundo informações de populares um motociclista de nome e idade não revelada, colidiu na traseira de um micro-ônibus no momento que o veículo parou para um passageiro descer. Com o impacto, perdeu o equilíbrio e foi ao solo. Ele estava sentido monumento da águia/Beira Rio. O ônibus permaneceu no local do acidente.



Com ferimentos generalizados, foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o Ponto Socorro do Hospital Dirceu Arcoverde, onde deve receber atendimento médico.

Por: Gleitowney Miranda/Blog do Pessoa

Homem é preso acusado de tentar matar ex-esposa


Foto: meionorte
Um homem identificado como Raimundo Nonato Barbosa, de 35 anos, foi preso acusado de tentar matar sua ex-esposa com quem conviveu durante 11 anos e teve 6 filhos em Ilha Grande, no litoral do Piauí. De acordo com as investigações da polícia, o acusado não aceitava o fim do relacionamento.
Maria de Jesus Pereira Bastos – Delegada Titular da Delegacia de Proteção aos Direitos da Mulher, de Parnaíba, falou sobre o caso. "Ele, usando uma faca grande, desferiu uma facada no rosto da ex-companheira, que ficou com o rosto todo lesionado. Ele tentou matar ela", afirmou a delegada.
O acusado, durante depoimento, alegou que foi 'provocado' pelo atual companheiro da vítima. "Me arrependi, mas a culpa não foi minha dela ter entrado no meio [da suposta briga]", disse. 
A delegada, entretanto, contesta esta versão. "Ele já vinha perseguindo ela em todas as casas onde ela morrou. Ela saiu de casa porque ele era muito  violento. No dia do crime, ele viu a ex-mulher com o atual e não aguentou o ciúme", acrescentou. 
Raimundo Nonato Barbosa foi encaminhado para Central de Flagrantes de Parnaíba. O crime ocorreu em dezembro de 2016. 

Fonte: meionorte
Edição: Proparnaiba.com

Morre no HEDA uma das vítimas do capotamento em Buriti dos Lopes

Vítima de acidente de trânsito em Buriti dos Lopes morre em hospital de Parnaíba. 

Valdenir Barros de Brito foi socorrido e encaminhado ao Heda em Parnaíba, mas não resistiu.
Ele dirigia um veículo que capotou na última segunda-feira, dia 27, na PI-211, próximo a entrada do povoado São Domingos em Buriti dos Lopes.

O trabalhador Valdenir Barros de Brito, 40 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 30, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Ele dirigia um veículo modelo Gol na última segunda-feira, dia 27, quando perdeu o controle da direção e atingiu um poste, capotando o carro na rodovia PI-211, próximo a entrada do povoado São Domingos, zona rural de Buriti dos Lopes.
No carro estava Valdenir Barros, dois irmãos e mais duas mulheres que tiveram vários ferimentos pelo corpo.

No dia do acidente, todos os envolvidos foram socorridos e encaminhados ao HEDA. Como o estado mais grave era o do irmão Francisco Barros, o mesmo foi transferido para o HUT em Teresina, e Valdenir ficou hospitalizado em Parnaíba, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A notícia de seu falecimento foi publicada em rede social na tarde desta quinta por sua irmã.


Por: Frank Cardoso/Portal Boca do Povo | Edição: Jornal da Parnaíba

Homem é acuado dentro de escola durante furto em Parnaíba

Um homem ficou acuado dentro de uma escola ao ser flagrado furtando por volta das 20hs de quarta-feira (30/03), no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba. O vigilante da escola Evangelina Rosa flagrou Francisco Fábio Silva Santos, mais conhecido Fábio Santos, dentro da instituição e o impediu de fugir juntamente com outras pessoas que cercaram a escola.
Francisco Fábio Silva SantosFrancisco Fábio Silva Santos
Uma equipe da Ronda Patrimonial de Parnaíba se deslocou até o local e capturou o acusado que estava dentro do banheiro. Após uma vistoria nos arredores da escola, foram encontrados objetos da cozinha. Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento José Anchieta, fez a prisão de Fábio Santos que foi conduzido para a Central de Flagrantes. O vigilante relatou que havia outro indivíduo envolvido, mas que conseguiu fugir.
Quando por volta das 23hs uma equipe da Ronda Patrimonial flagrou duas pessoas em cima do muro da escola. Os dois foram abordados, um deles de nome Benedito Matias Lopes, 18 anos, que estava com uma faca pequena e outro de 14 anos de idade estava também de posse de uma faca.
Benedito Matias Lopes e Denílson BatistaBenedito Matias Lopes
Segundo a Ronda Patrimonial, Benedito Lopes acabou confessando que havia furtado há alguns dias um botijão da escola e que estava com uma mulher no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel e que parte dos objetos da cozinha como colheres, garrafas, entre outros objetos, estava em outra casa no Bairro Mendonça Clark. A ação de recuperação aconteceu com apoio da Polícia Militar. De posse dos objetos o caso foi levado para a delegacia.
objetos apreendidos RONDA PATRIMONIALtalheres
Por Daniel Santos

Juiz Federal Sérgio Moro condena Cunha a 15 anos de prisão


Foto: Controversia
O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenou hoje (30) o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Além da reclusão, foi fixada uma multa de mais de R$ 250 mil a ser paga pelo ex-deputado.
A sentença foi publicada no final da manhã, no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná (JFPR). Por ser uma condenação de primeira instância, Cunha poderá recorrer a um tribunal superior. No entanto, Moro determinou no despacho que, mesmo em uma eventual fase recursal, o ex-deputado responda sob regime de prisão cautelar.
Os 15 anos e 4 meses a que o ex-presidente da Câmara foi condenado correspondem a 6 anos por corrupção passiva, 5 anos e 10 meses por lavagem de dinheiro e 3 anos e 6 meses por evasão de divisas.
Além disso, o magistrado estipulou uma multa para cada um dos crimes que chega a 384 dias/multa, sendo que cada dia/multa é equivalente a um salário mínimo na época em que os crimes foram cometidos.
Moro também determinou que Cunha seja impedido de assumir função pública e cargo de diretor, membro de conselho ou de gerência das pessoas jurídicas pelo dobro do tempo da pena de reclusão, ou seja, por 30 anos e 8 meses. Eduardo Cunha está preso em Curitiba desde outubro de 2016.

Fonte: Agência Brasil
Edição: Proparnaiba.

Governo decide reajuste salarial da segurança pública sem negociar


A diretoria executiva do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), juntamente com a Associação dos Policiais Civis do Piauí (Apocepi) e o Sindicato dos Peritos do Piauí (SindPeritos) estiveram em reunião com o secretário de administração Franzé Silva, o secretário de segurança Fábio Abreu e o delegado geral Riedel Batista, na manhã desta quarta-feira (29), na sede da secretaria de administração, para tratarem sobre a proposta de reajuste salarial da polícia civil, além do pagamento das gratificações de insalubridade.
O secretário de administração Franzé Silva informou que o Estado não possui nenhuma contraproposta em relação a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Sinpolpi. Mas disse que o Estado está aguardando o fechamento do quadrimestre, para então poder voltar a sentar com as categorias. Porém, em fala, afirmou que o governador Wellington Dias autorizou um reajuste de 6,29% para a folha de pagamento de maio, para o reajuste começar a ser pago em junho.
O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, afirma que o governo tomou essa decisão do valor de reajuste sem negociar com a categoria, mesmo após reunião realizada no último mês de fevereiro, em que ficou acordado que o governo e as secretarias iriam sentar com a categoria para discussão de reajustes salariais.  
“O governo simplesmente autorizou um reajuste salarial sem passar por negociação. Na reunião de hoje nós colocamos as perdas inflacionárias na ordem de 18%, momento em que o próprio secretário Franzé reconheceu os dados, mas mesmo assim continuou a afirmar que só poderia voltar a tratar de salários depois da divulgação da arrecadação do Estado nesse quadrimestre”, afirmou o presidente.
A reunião girou em torno das mesmas pautas apresentadas para os policiais militares, sendo tomado como decisão concreta o reajuste de 6,29% e a afirmativa dos secretários para a continuidade das negociações salariais em cima das propostas apresentadas pela categoria dos policiais civis.
Categoria cobra o pagamento das gratificações de insalubridade
No ano de 2015 a polícia civil realizou uma greve geral que durou cerca de 20 dias, como resultado, foi instaurado um processo de dissídio coletivo. Segundo o Sinpolpi, nesse processo há alguns itens que não foram cumpridos por parte do governo do Estado, dentre eles o item sete, que fala da relação entre o maior e menor salário (agentes e escrivães comparados aos delegados), além da proposta de reajuste salarial que teria vigência nos anos de 2016-2017-2018.
De acordo com o presidente Constantino Júnior, o Sinpolpi já solicitou o processo de dissídio coletivo para o desembargador James Pereira que, através do seu despacho, disponibilizou o processo. “Nós estaremos fazendo a devida execução desse processo, a fim de que o Estado possa implementar uma lei de reajuste salarial, de acordo com o que foi acordado no Judiciário”, certificou o presidente.
Ao fim da reunião, com a presença somente do secretário Fábio Abreu, foi discutido os pagamentos das gratificações de insalubridade, que está há meses em atraso. Atualmente, 336 policiais civis, que estão aptos a receberem, estão sem o pagamento.
Segundo o presidente do Sinpolpi, a diretoria jurídica do sindicato já está fazendo a execução dentro do processo de dissídio coletivo para que as gratificações sejam pagas.
“Nós estamos pedindo o pagamento atual e o retroativo, que equivale ao mês de dezembro de 2015 até agora. Vamos discutir com nossa categoria para que, de forma democrática, possamos estabelecer aquilo que iremos fazer pelos próximos meses, do ponto de vista das nossas mobilizações, para conquistar o que já está garantido dentro do nosso processo”, finalizou.

Fonte: Imprensa Sinpolpi
Edição: Proparnaiba.com

No Ceará, irmão mantém irmã em cativeiro por 16 anos


A agricultora Maria Lúcia Braga tem 36 anos e viveu 16 deles em cárcere privado na cidade de Uruburetama, a 120 quilômetros de Fortaleza. O acusado pelo crime é João Almeida Braga, irmão de Maria Lúcia. O isolamento forçado terminou há 20 dias e foi divulgado ontem pela polícia.
João, de 48 anos, prendeu Maria Lúcia em um quarto escuro quando descobriu que a irmã, ainda solteira, havia engravidado. No dia 9, policiais a resgataram e ontem o acusado foi preso, por cárcere privado e maus tratos. O bebê de Maria Lúcia, nascido em 2001, foi doado na época a outra família.
Segundo Harley Filho, delegado responsável pelo caso, o cárcere foi descoberto após uma denúncia. “Tivemos de romper dois cadeados e arames para tirá-la do cativeiro. Deu trabalho, pois, para ter acesso ao quarto, tivemos de passar por um terreno que tem três casas.”
No escuro
O quarto de Maria Lúcia, contou o delegado, tinha apenas uma rede e um pano usado como lençol. Não havia banheiro. “O odor de fezes e urina tomava conta do local”, descreveu Harley Filho. Ela era mantida nua no quarto.
Segundo depoimentos de parentes de Maria Lúcia, ela tinha duas refeições diárias – uma às 10 horas e outra entre 15 e 16 horas. Nas poucas vezes em que alguém abria o quarto, ela tentava escapar. O cativeiro não tinha eletricidade e a janela sempre ficava fechada.
Maria Lúcia foi levada ao hospital da cidade e agora está na casa de uma família, onde, segundo a polícia, passa bem. Como perdeu a capacidade de falar, ela se comunica pela escrita. “Aos poucos ela está recuperando a fala”, afirma Harley Filho.
O filho entregue a doação, hoje com 16 anos, foi localizado pelos policiais. “Vamos com calma para não gerar mais traumas”, diz o delegado.
Os pais da vítima são idosos e debilitados, de acordo com a Polícia Civil, e João cuidava das finanças da casa. Ele argumentou que o encarceramento era necessário para que a irmã não engravidasse novamente. Maria Lúcia teria ficado grávida após o fim de um relacionamento. O término também teria causado problemas psicológicos à jovem, que tinha uma vida normal antes de ser aprisionada.
Fonte: Istoé/portalodia
Edição: Proparnaiba.com

Prisão domiciliar: Adriana Ancelmo é recebida com protesto


A ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral, foi recebida com um grande protesto na noite desta quarta-feira (29), no retorno ao seu apartamento, no bairro do Leblon, onde cumprirá prisão domiciliar. Ela deixou o Complexo Prisional de Bangu após quase quatro meses presa por suspeita de envolvimento em negócios ilegais e corrupção praticados por Cabral e outros acusados.
A viatura da Polícia Federal que transportou Adriana Ancelmo chegou pontualmente às 20h no número 27 da Rua Aristides Espínola, quando foi cercada por jornalistas e cerca de 50 pessoas que protestavam desde cedo em frente ao prédio da ex-primeira-dama do Rio de Janeiro. Com gritos de “ladra” e “volta pra Bangu”, os manifestantes chegaram a bater na viatura da PF e até uma garrafa de plástico foi arremessada contra o veículo. Após a entrada dela no prédio, os manifestantes continuaram protestando, batendo panelas e gritando xingamentos.
Adriana Ancelmo ganhou o direito à prisão domiciliar após decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que levou em conta o fato de ela ter dois filhos, de 11 e 14 anos, e de o pai das crianças também estar preso. Adriana não poderá deixar o apartamento, de 400 metros quadrados, a não ser por emergência médica, e todos os meios de comunicação da residência foram retirados, incluindo rede de telefonia, de internet e até mesmo o interfone. Os visitantes deverão deixar os aparelhos celulares na portaria do prédio.
Uma vizinha da ex-primeira-dama disse que os demais moradores do prédio estão incomodados com a prisão domiciliar no edifício. “Estamos odiando. É horrível. Não devia ter voltado, depois de tudo o que ela fez”, desabafou a vizinha, que não quis se identificar.

Fonte: Agência Brasil
Edição: Proparnaiba.

Homem é preso após realizar vários assaltos em Parnaíba


Na noite desta terça-feira (28), por volta das 23:45h, a guarnição do PPTRAN, comandada pelo Sargento Rafael, prendeu Antônio Victor Cardoso de Sousa, após efetuar vários assaltos na cidade. Antonio se utilizava de uma moto Honda Broz de cor branca para efetuar a fuga.
Em posse do acusado os policiais encontraram celulares, dinheiro em espécie, supostos produtos dos assaltos realizados.
 
Antônio foi conduzido à Central de Flagrantes. Durante o registro da ocorrências, várias vítimas compareceram ao local e identificaram o acusado como o autor dos assaltos.
 
Fonte: parnaibapontocom
Edição: Proparnaiba.com

quarta-feira, 29 de março de 2017

PI-245: veículo da Eletrobras capota em rodovia e ocupantes saem ilesos

Uma viatura da Eletrobras Distribuição Piauí capotou na PI 245, próximo à cidade de Vera Mendes. Segundo informações, o acidente ocorreu nesta terça-feira (28/03) quando dois funcionários da empresa seguiam de Vera Mendes em direção a Itainópolis.
Eles haviam realizado um reparo na rede de energia elétrica na cidade de Vera Mendes. Pouco depois de deixar a cidade, o veículo capotou numa curva e foi parar fora da rodovia, com os pneus para cima.
A viatura, uma camionete modelo Chevrolet S10, ficou destruída. Os danos foram apenas materiais, pois apesar dos estragos, os dois ocupantes sofreram apenas ferimentos leves.
A causa do acidente não foi confirmada, mas poderia ter sido causado por excesso de velocidade. A estrada que interliga as duas cidades tem apenas 17 km de extensão, mas é considerado perigoso em virtude das curvas fechadas. Um fator que agrava ainda mais a situação é a falta de sinalização em alguns pontos.
IMG-20170328-WA0287.jpg
IMG-20170328-WA0288.jpg
IMG-20170328-WA0289 (1).jpg
Fonte: Cidades na Net
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...