domingo, 30 de abril de 2017

Final de semana chuvoso embelezam lagoas do Morro Branco

Resultados das chuvas dos últimos dias em Ilha Grande, deixaram ainda mais belas as lagoas do Morro Branco. Se tornando um lugar ideal para os ilhagrandenses e turistas das cidades vizinhas trazerem amigos e familiares para conhecer, praticar esportes, além de banhar nas lagoas e de desfrutar de belas imagens desse que é um dos lugares mais bonitos do Piauí.


Imagens:Reproduçâo/Facebook:Marcelo Rodrigues


Imagens:Reproduçâo/Facebook:Marcelo Rodrigues


Imagens:Reproduçâo/Facebook:Marcelo Rodrigues


Por :Júnior Luz

Idoso é atropelado em faixa de pedestre e vai grave ao hospital

Um idoso foi atropelado por moto na tarde deste sábado por volta do meio dia na Av. Dr. João Silva Filho no Bairro Piauí em Parnaíba (PI). Populares disseram que dois jovens numa moto em alta velocidade não deram passagem ao senhor de aproximadamente 70 anos.
O SAMU foi chamado para socorrer o idoso que perdeu muito sangue e é conhecido da feira da caramuru. Ele foi levado para o hospital Dirceu Arcoverde para receber atendimento mais detalhados.

Após a colisão um dos jovens fugiu do local com a moto e abandonou um menor de idade que ficou chorando por ser pressionado a entregar o endereço do jovem que fugiu. Conhecidos do idoso prestaram socorro a ele.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Conta de luz de maio terá bandeira tarifária vermelha

contaluz
As contas de luz de maio terão bandeira tarifária vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o segundo mês em que a bandeira vermelha é ativada neste ano.
A bandeira tarifária vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
Recentemente, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que as contas de luz deverão continuar com a bandeira vermelha patamar 1 até o fim do período seco, que vai até novembro.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
Fonte: Agência Brasil

Hospital de Luis Correia é alvo de furto


 Uma guarnição da Ciptur comandada pelo capitão Monteiro e a participação do Cabo Jota Batista, prendeu em flagrante por volta das 02hs 30 da madrugada deste domingo(30/04), o nacional José Pereira Cosme, de 27 anos, o qual foi acusado de ter adentrado no hospital municipal de Lus Correia e furtado um botijão de gás de cozinha, um fogão de duas bocas, um medidor de pressão, duas ampolas de medicamento, dois termômetros e outros itens de natureza hospitalar, além de R$ 20 reais em espécie. 
 Ao chegar no local, a guarnição da Ciptur encontrou o acusado detido pelo vigilante do hospital. 

O caso foi encaminhado para central de flagrantes em Parnaíba.
 Objetos furtados do hospital

PORTAL DO CATITA: Hospital de Luis Correia é alvo de furto

sábado, 29 de abril de 2017

Homem atropela assaltantes e população tenta espancá-los

Dois suspeitos de assalto ainda não identificados foram capturados por populares na tarde deste sábado (29), no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.
De acordo com policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar, a dupla estava em uma moto com um simulacro de arma de fogo realizando vários assaltos na região, porém uma pessoa que presenciou o momento em que os criminosos roubaram o celular de uma jovem, perseguiu e atropelou os assaltantes.
Após caírem da moto, eles quase foram linchado pela população, a polícia conseguiu chegar a tempo e os encaminhou para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), após receberem atendimento médico, os mesmos foram levados para a Central de Flagrantes.

Caminhão colide em rebanho e mata três animais na PI-213

Um caminhão modelo Mercedez Benz 710, de cor azul, colidiu violentamente em um rebanho bovino, resultando na morte de três animais. O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (28/04), por volta das 20h30min, nas proximidades do IFPI-Campus Cocal, situado às margens da PI-213, rodovia que interliga o município de Cocal ao entroncamento da BR-343 (Posto Placa do Cocal), região Norte do Estado do Piauí.


O caminhoneiro que seguia viagem em direção ao Estado do Ceará foi surpreendido pelos animais que pastavam na estrada. Sem chances de evitar a colisão, ele acabou batendo violentamente em vários deles resultando na morte instantânea de três bichos. Ninguém se feriu. Com o impacto o veiculo danificou o farol e parte da lataria, ambos do lado direito. 
O motorista com a ajuda de populares colocou dois dos três animais na carroceria do caminhão e depois seguiu viagem. A subtração dos dois bovinos foi uma medida encontrada para sanar parte do prejuízo causado no veiculo. 


O terceiro animal vitima do acidente foi socorrido pela população que o abateu para a retirada da carne para o consumo. Apenas o couro, a cabeça e algumas partes das vísceras ficaram para trás jogadas no acostamento da via.


Fonte: Blog do Coveiro

Policia militar recupera moto tomada de assalto em Parnaíba


Uma moto modelo Pop de placa 0VW - 9853, foi recuperada no inicio desta madrugada de sábado(29), depois de ter sido tomada de assalto por volta das 23hs 40 de ontem(28), nas proximidades do Caic - no planalto Tremembés.

A vítima seguia em seu veículo na cia de um amigo na garupa quando ambos foram surpreendidos por dois elementos trajando camisa vermelha e azul com branco, respectivamente, onde levaram a motocicleta por meio de ameaça usando arma de fogo.

*O garupa da moto ainda chegou a ser agredido com um chute por um dos criminosos. 

Uma patrulha da PM coordenada pelo sargento Edmar Santos foi acionada para o local e iniciou diligências quando avistou 3 pessoas na rua G do bairro Planalto Tremembés. Foi realizada uma revista pessoal nos suspeitos e nada ilícito foi encontrado.

A patrulha saiu em diligência pelo bairro e retornou na sequencia ao mesmo local da abordagem, onde havia apenas um dos suspeitos ora identificado como Jardel Machado, que se encontrava em frente ao endereço de nº 122, na rua Madre Savina Petrilli,

Os militares presenciaram um movimento estranho dentro da casa investigada e viram uma moto e duas bicicletas, resolveram bater na porta e saíram 4 pessoas, sendo dois casais, (3 mulheres e um homem), que estes informaram que duas pessoas desconhecidas haviam acabado de invadir a casa para esconder uma moto pop de cor vermelha.

Ao adentrarem no imóvel, a polícia encontrou os nacionais Alan Mota de Lima, 19 anos, residente na Travessa Lucídio Portela, nº 365, bairro Piauí, e Lucas da Silva Campos, de 21 anos, residente no bairro Planalto Tremembés, que na ocasião estavam fazendo o desmonte da motocicleta modelo Pop, de placa OVW 9853, a mesma que tinha sido tomada de assalto próximo ao colégio Caic.

A dupla ainda tentou fugir pelo quintal mas não logrou êxito pela rápida ação dos policiais.

O caso foi encaminhado para central de flagrantes, incluindo Jardel Machado, que seria liberado na manhã de hoje depois de prestar depoimento ao delegado Maikon Kaestner.

Alan e Lucas foram autuados por roubo majorado. 

O pessoal da casa prestou depoimento no cartório criminal. Disse que não conhecia Alan e nem Lucas e que os mesmos adentraram na casa sem permissão. A moto tinha chave e não ligava. Resolveram quebrar o painel para fazer ligação direta.

A dupla teria ameaçado com uma arma de fogo (tipo pistola) para que ninguém abrisse a porta da casa. A suposta arma não foi localizada pela polícia.

Houve muitos gritos de 'socorro', dentro do imóvel quando os policiais deram a batida para prender os acusados e recuperar a motocicleta.
Moto recuperada pela polícia

PORTAL DO CATITA: Policia militar recupera moto tomada de assalto em Parnaíba

Colisão entre carro e moto na avenida João Silva Filho

 Imagens enviadas ao PC de um acidente de trânsito ocorrido no início da noite desta sexta-feira(28), na Avenida Dr. João Silva Filho, próximo ao comercial Tem Tudo no bairro Piauí. 

Uma motocicleta modelo Honda CG 125cc - Fan KS, de placa OED-4958, bateu de frente no veículo modelo VW/Gol de placas MUJ-9726-PHB.


 Após colidir contra o carro, a motocicleta ficou desgovernada e bateu numa carreta estacionada na cena do acidente. 
O motociclista ficou gravemente ferido com fratura exposta na perna e foi levado ao pronto socorro do hospital por uma ambulância do SAMU. 
 Veículo envolvido na colisão
Policiais militares da divisão de trânsito do 2ºBPM foram acionados para fazer o levantamento do acidente.

  PORTAL DO CATITA: Colisão entre carro e moto na avenida João Silva Filho

Porto de Luis Correia


 Nesta sexta-feira(28), policiais militares lotados na Companhia Independente de Policiamento Turístico resgataram a carcaça de uma motocicleta que tinha sido atirada ao mar no porto de Luis Correia. 

Com ajuda de populares, a motocicleta depenada foi levada ao pátio da companhia. 

A sobra da moto tem as características de uma modelo Lander da Yamaha

PORTAL DO CATITA: PORTO DE LUIS CORREIA

Parnaibano vai passar o feriadão com a família e morre afogado

Homem mora em Parnaíba e foi passar feriadão com a família e morre afogado no rio Piracuruca. IML fez o resgate do homem sem vida para a realização de autópsia.
Na tarde desta sexta-feira (28/04), uma equipe da Perícia Criminal e o IML vieram de Parnaíba resgatar o corpo de um senhor chamado, José Maria Ribeiro Cardoso, 52 anos, que morreu afogado ao banhar nas águas do Rio Piracuruca, na localidade Saco do Monte Belo, em Piracuruca.

Os familiares de José Maria informaram que ele sempre vinha passar os feriados no interior de seu irmão. Ele chegou na noite desta quinta-feira (27/04), passou a madrugada bebendo e quando foi de manhã, por volta das 7h, tomou café e saiu para tomar banho no rio.
Horas se passaram e a família preocupada saiu em busca do parente. Seu irmão, chamado Abel, avistou o corpo de José boiando nas margens do rio. Logo após, acionaram a polícia que por sua vez instruíram a não mexer no corpo. O irmão da vítima amarrou o corpo nas pedras, para que a correnteza não o arrastasse e aguardaram o IML.

Familiares disseram que haviam alertado José Maria sobre o perigo em que o rio se encontrava naquele período. O nível da água subiu muito. A última vez que o rio esteve assim, foi a sete anos atrás, mas de nada adiantou o aviso.

O delegado de Piracuruca, Hugo Alcântara, acionou a equipe do IML de Parnaíba para realizar o atendimento. O corpo foi resgatado e conduzido até Parnaíba e será realizada a perícia.

O corpo será velado na residência da família e sepultado no cemitério Campo da Saudade, no bairro Três Lagoas. A vítima que é natural de Piracuruca residia em Parnaíba e sempre vinha ao município rever familiares e curtir os feriados. Ele trabalhava no litoral como ambulante. José Maria era divorciado e deixa três filhos.

Fonte: Piracuruca ao vivo | Edição: Jornal da Parnaíba

Bandidos param caminhão a bala e roubam R$ 6 mil em Parnaíba

Três bandidos armados em duas motos interceptaram por volta das 20h dessa sexta-feira (28/04) na BR-343 em Parnaíba, litoral do Piauí, um caminhão carregado de arroz. O trio não levou a mercadoria que estava sendo transportada, mas roubou a quantia de R$ 6 mil que estava com o motorista após atirarem no para-brisa do veículo.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), o assalto foi registrado próximo a entrada da Lagoa do Portinho. O caminhão era conduzido por Sebastião Maicon Barros da Silva e seguia de Luís Correia para Parnaíba.
Para a polícia, o motorista informou que foi surpreendido pelos homens que cercaram o caminhão e mandaram ele parar. O condutor, ao perceber que se tratava de um assalto, ainda tentou fugir, mas um dos criminosos atirou três vezes. Dois tiros atingiram o para-brisa.

"Após os disparos, o condutor se deitou na direção para não ser baleado e acabou perdendo o controle da direção do caminhão e saiu da pista. Os assaltantes aproveitaram o acidente para roubar cerca de R$ 6 mil que o motorista levada consigo na cabine do veículo. Após o assalto, os bandidos fugiram no sentido de Parnaíba", informou o subtenente Sales, comandante de policiamento de plantão.
O motorista não ficou ferido. A PM realiza buscas visando localizar os acusados.
Por Kairo Amaral/Rede Meio Norte | Edição: Jornal da Parnaíba 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Convite: Festa de São José-28 de Abril à 01 de Maio de 2017-Ilha Grande.



A Comunidade São José convida todo o povo de Ilha Grande e região a festejarmos nosso querido padroeiro que fica localizado a Estrada do Céu na Ilha de Santa Isabel. Venha você também participar conosco do Festejo São José em Ilha Grande de 28 de Abril à 01 de Maio de 2017.

Realização: Comunidade São José-Paróquia Nossa Senhora da Conceição-Ilha Grande.

Ilha Católica de Santa Isabel: Convite: Festa de São José-28 de Abril à 01 de Maio de 2017-Ilha Grande.

Idoso fica sem o carro após cair no 'conto do vigário' aplicado por dois estelionatários

Carro subtraído da vitima (Gol branco) e o veiculo conduzido pelo estelionatário que aplicou os golpes

Dois estelionatários aplicaram um golpe e subtraíram de um senhor de 66 anos, conhecido popularmente como "Edmilson do Campestre", o seu automóvel Gol, de cor branca, ano/modelo 2005, com placas LVX-1531/Viçosa do Ceará-CE. O fato aconteceu na manhã da última terça-feira (25/04), na residência da vitima, localizada no povoado Conduru, zona rural de Cocal, região Norte do Estado do Piauí.

Dados do veículo da vitima
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cocal nesta quinta-feira (27) e, de acordo com o Boletim de Ocorrência, a dupla ocupava um automóvel Chevrolet Onix 1.4, de cor prata, ano/modelo 2014-2015, com placas OYY-0630/Capina Grande-PB. Eles se direcionaram a casa da vitima depois de tomarem conhecimento que ela estava com um carro à venda.


Um dos golpistas (camisa vermelha acima) foi quem persuadiu o senhor Edmilson com a conversa de que tinha inaugurado recentemente um estabelecimento comercial na sede do município, informando o seu endereço e o nome de várias pessoas conhecidas na cidade de Cocal e Cocal dos Alves como sendo os seus familiares, alegando que o carro ora adquirido seria utilizado para o transporte de profissionais da saúde da zona urbana para a zona rural de Cocal dos Alves. 

Promissória deixada pelo criminoso
A vitima caiu no 'conto do vigário' e entregou ao larápio o carro com parte da documentação veicular [CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos)], tendo como garantia de pagamento para o dia seguinte apenas uma nota promissória com o valor negociado, o montante de R$9.500,00 (nove mil e quinhentos reais). Eles haviam combinado de ser encontrarem no outro dia para quitar todas as pendencias do trato, bem como irem ao cartório para a realização dos procedimentos de transferência da documentação veicular.

Documento de transferência do veiculo da vitima
Os criminosos saíram da casa da vitima, cada um em um automóvel. Chegando ao povoado Campestre, o mesmo homem que trapaceou o senhor Edmilson, aplicou outro golpe, desta vez em um posto de combustíveis, na qual abasteceu o carro que conduzia e saiu de lá devendo uma quantia de R$50,00 (cinquenta reais).

O VÍDEO ABAIXA MOSTRA O MOMENTO EM QUE O GOLPISTA SAI DO POSTO:

O senhor Edmilson só tomou conhecimento que foi vitima de estelionato no dia seguinte, ao descobrir que toda a conversa do homem não passava de balela. A polícia tenta combater esse tipo de crime que já é muito conhecido pela população, mas encontra dificuldades por não ser praticado com violência, ameaça, ou outra situação mais grave. 
Quem tiver alguma informação precisa que leve ao paradeiro do carro, por favor, entre em contato por meio de um dos telefones: (86) 9.9480-7043 / 9.9481-2713 OU 9.9851-5830. Você será BEM RECOMPENSADO e a sua identidade ficará no mais absoluto sigilo. 

Fonte: Blog do Coveiro

Greve Geral é marcada por protestos em Parnaíba

O protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência aconteceu na manhã desta sexta-feira (28/04) com a greve geral dos trabalhadores. Em Parnaíba, o manifesto ocorreu na Praça da Graça, centro da cidade, onde diversos profissionais resolveram apresentar sua aversão às proposituras do Governo Federal quanto aos direitos trabalhistas e a aposentadoria. Segundo Francisco das Chagas Santos, diretor regional do Sindicato dos Urbanitários em Parnaíba, as classes mais simples, como os lavradores, dificilmente conseguirão o aposento.
Diversas categorias, em especial servidores públicos, protestaram em praça pública com discursos inflamados e cartazes para fortalecer o movimento. A principal queixa da proposta de reforma está na exclusão do trabalhador em opinar sobre as mudanças nos direitos trabalhistas e nas condições para chegar a aposentaria.
trabalhadores (1)
É a classe trabalhadora o alvo das reformas e é classe trabalhadora que exige ser ouvida. Nadja Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, regional Parnaíba, em seu discurso, destacou os altos vencimentos e mordomias do legislativo em contraposição aos salários do trabalhador.
Os atos contra as reformas em destaque acontecem em todo o país com a finalidade de forçar o governo federal a considerar as exigências da população pela manutenção de direitos conquistados por anos e que estão na possibilidade de novas mudanças.
Por Daniel Santos

Trabalhadores de várias categorias param hoje em todo o país

grevegeral
Convocada por centrais sindicais e movimentos sociais, a greve geral marcada para hoje (28) em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência, que tramitam no Congresso Nacional, e a Lei da Terceirização deve ter a adesão de diversas categorias profissionais, que realizaram assembleias nos últimos dias e decidiram pela paralisação em várias cidades do país. A maioria atua nos serviços de transporte coletivo, aeroportos e escolas.
A greve de um dia foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Intersindical, Central e Sindical Popular (CSP/Conlutas), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Nova Central, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).
Distrito Federal
Pelo menos 21 sindicatos que representam trabalhadores de diversas atividades aprovaram, em assembleia, apoio à greve geral. De acordo com a CUT-DF, cruzarão os braços os rodoviários, metroviários, bancários, professores da rede pública e privada, servidores administrativos do governo do Distrito Federal e do Departamento de Trânsito (Detran), além de técnicos e professores da Universidade de Brasília (UnB).
Também vão aderir vigilantes, trabalhadores do setor de hotéis, bares e restaurantes, servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Ministério Público da União e das cidades do Entorno do DF, como Formosa, Águas Lindas e Valparaíso, além dos trabalhadores do ramo financeiro, como os de transporte de valores.
Apesar de os sindicatos, não terem marcado oficialmente atos, em virtude da paralisação dos transportes públicos, está prevista uma manifestação, às 11h, no gramado central da Esplanada dos Ministérios.
São Paulo
Ao menos 15 categorias informaram que vão parar no estado, entre elas os metroviários (com exceção da Linha Amarela), ferroviários (Linhas 7, 10, 11 e 12 da CPTM não funcionarão); professores da rede pública estadual, municipal e particular, bancários de São Paulo, Osasco e região; servidores municipais, trabalhadores da Saúde e Previdência do estado e metalúrgicos do ABC.
Também vão parar os rodoviários de São Paulo, Guarulhos (paralisação de 24 horas com contingente de 30% da frota), Santos, Campinas, Sorocaba e região; petroleiros das refinarias de Paulínia (Replan), Capuava (Recap) de São José dos Campos e Cubatão; portuários de Santos; e os funcionários dos Correios, que decretaram greve nacional por tempo indeterminado.
Aeroviários paulistas decidiram pela adesão à greve geral a partir das 5h. A paralisação envolve funcionários das empresas aéreas que atuam no check-in, como auxiliar de serviços gerais, mecânicos de pista, despachante de voo, entre outros cargos, do Aeroporto de Guarulhos.
Por conta da paralisação, as companhias Avianca, Gol e Latam informaram, em nota, que os voos poderão registrar atrasos e cancelamentos em rotas domésticas e internacionais.
Na noite dessa quinta -feira, os aeronautas (pilotos e comissários) anunciaram que não vão aderir à greve. De acordo com o sindicato, a decisão foi confirmada em assembleia em Brasília, Campinas, no Rio de Janeiro, em São Paulo e Porto Alegre.
Segundo nota divulgada pelo sindicato da categoria, a orientação é “encerrar movimentações para qualquer tipo de paralisação próxima”, uma vez que foram retiradas da proposta de reforma trabalhista pontos que prejudicavam a categoria. “A categoria foi excluída do artigo que permite a contratação por meio de contrato de trabalho intermitente. Desta forma, não haverá a possibilidade de pilotos e comissários serem convocados para trabalhar de forma esporádica, recebendo apenas por trabalho realizado. Isso afetaria diretamente a segurança de voo”, disse a entidade,
Trabalhadores do Porto de Santos também aprovaram em assembleia a participação na greve geral.
Rio de Janeiro
Os funcionários do metrô e os motoristas e cobradores de ônibus vão parar nas primeiras horas de hoje (28), assim como professores das escolas públicas e particulares, policiais civis, militares, federais; servidores da Justiça Federal e da Trabalhista; radialistas; petroleiros; carteiros e aeroviários.
A Secretaria Estadual de Transportes informou que os sistemas de metrô, trens, barcas e ônibus intermunicipais funcionarão normalmente, mas que há planos de contingência. A concessionária do serviço ferroviário no estado e a MetrôRio, que administra o metrô da cidade, informaram que vão monitorar a demanda de passageiros para reforçar a operação, caso haja necessidade.
Segundo as empresas municipais de ônibus, que operam por meio da Rio ônibus, o trabalhador que não comparecer será considerado ausente e estará sujeito às punições previstas na legislação trabalhista. A concessionária do VLT Carioca informou que o Veículo Leve sobre Trilhos terá operação normal nas linhas 1 e 2 .
As secretarias estadual e municipal de Educação informaram que as escolas abrirão normalmente. Os profissionais que faltarem terão o ponto cortado. O Colégio Federal Pedro II enviou nota informando que será ponto facultativo e que não vai descontar o dia de quem não for trabalhar.
Minas Gerais
No estado, ao menos 14 categorias decidiram em assembleia aderir à greve geral convocada pelas centrais sindicais. Aderiram à greve: rodoviários, metroviários, professores das redes pública e privada, servidores públicos, profissionais da saúde, trabalhadores dos Correios, eletricitários, bancários, psicólogos, economistas, jornalistas, radialistas, petroleiros e aeroportuários, entre outros. A maior mobilização ocorrerá em Belo Horizonte, onde está previsto um ato nas ruas do centro a partir das 9h.
Os professores das escolas municipais de Belo Horizonte aprovaram uma greve de dois dias, que começou ontem (27). Professores e servidores da Universidade Federal de Minas Gerais também decidiram cruzar os braços, assim como os das universidades federais de Juiz de Fora, de Viçosa e de Uberlândia. Segundo o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, docentes de mais de 30 escolas e universidades particulares da capital não irão trabalhar, entre elas, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.
Bancários de diversos municípios também aprovaram a adesão, e as agências devem ficar fechadas em Juiz de Fora, Patos de Minas, Ipatinga, Uberaba, Cataguases, Divinópolis e Teófilo Otoni, além de Belo Horizonte.
No caso da saúde, algumas unidades vão funcionar com escala mínima. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), é o caso do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e dos hospitais Júlia Kubistchek e Odete Valadares.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) concedeu liminar à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) determinando que 80% dos trens circulem nos horários de pico e 60% nos demais horários. O sindicato será multado em R$ 250 mil caso descumpra a decisão. O Sindicato dos Metroviários diz que a paralisação deve ser geral.
O TRT-MG declarou feriado o dia de hoje no órgão, suspendendo as audiências e os prazos que venceriam na data, que serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Confins, informou que os serviços serão oferecidos normalmente, mas recomenda que os passageiros informem-se previamente com as companhias aéreas sobre a situação de seus voos.
Bahia
Na Bahia, pelo menos seis categorias profissionais pretendem suspender as atividades. Os rodoviários em Salvador iniciaram a paralisação à meia-noite. As agências bancárias estarão fechadas. Como segunda-feira (1º) é feriado, os serviços internos serão retomados a partir da terça-feira (2).
Professores das redes estadual e municipal vão aderir à greve geral. Os médicos estaduais também informaram que vão suspender os atendimentos eletivos (como consultas). Os serviços de urgência e de emergência serão mantidos. Os petroleiros vão parar, assim como os servidores municipais, da Justiça e do Ministério Público Estadual.
A prefeitura de Salvador informou que os servidores que faltarem “sem justificativa para a ausência terão o ponto cortado” e que os funcionários que forem trabalhar poderão usar serviços de táxis sem custo, nos horários de início e fim de expediente.
No Aeroporto Internacional de Salvador, aeronautas (pilotos e comissários de voo) anunciaram adesão ao movimento, e voos poderão ser cancelados ou remarcados. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas orienta os passageiros com viagem marcada para que entrem em contato com a empresa aérea e se informem sobre possíveis cancelamentos e remarcações.
Ceará
Pelo menos 21 cidades terão paralisações e atos. Várias categorias anunciaram adesão à greve geral, a exemplo dos profissionais da educação, da construção civil e do transporte público. Os servidores do Judiciário também informaram que participarão da greve.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social reforçará o número de policiais militares em praças, nos terminais de integração do transporte coletivo e nas principais avenidas. A Autarquia Municipal de Trânsito vai atuar na organização do fluxo de veículos nos locais onde houver manifestações.
Pernambuco
Policiais civis, federais, rodoviários federais, agentes penitenciários e guardas municipais do Recife e dos municípios de Camaragibe e Ipojuca, região metropolitana do Recife devem aderir à greve geral.
No setor público, vão parar servidores da Assembleia Legislativa e do Ministério Público de Pernambuco, professores e servidores da Universidade de Pernambuco e auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do estado.
Professores e profissionais das redes estadual, municipal e privada de educação de todo o estado também aderiram ao movimento. Houve adesão ainda de metalúrgicos, petroleiros, químicos, indústria naval, construção pesada, bancários e comerciários. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), categorias como psicólogos, farmacêuticos, odontologistas, porteiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores de ambulância aprovaram, em assembleia, a greve.
Quanto ao funcionamento dos ônibus e do metrô, a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT), determinou que 50% da frota circule nos horários de pico e 30% nos demais períodos. Foi estabelecida multa de R$ 100 mil caso haja descumprimento. O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco informou que a paralisação está mantida.
Fonte: Agência Brasil