sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Projeto Pesca Solidária realiza culminância das capacitações em Barroquinha

No último dia 28, a Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do Pesca Solidária, projeto patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, realizou a culminância das capacitações, na escola Francisco Benício de Vasconcelos, para professores da rede municipal de ensino do município de Barroquinha, CE.
01 copy
Acolhida dos participantes
O evento contou com a participação dos multiplicadores que participaram das atividades realizadas nos meses de agosto e setembro. As capacitações objetivaram contribuir no cotidiano escolar desses profissionais da educação, através do uso de metodologias inovadoras que podem auxiliar no ensino dos conteúdos.
O momento foi de muita animação, embora em clima de encerramento das atividades, os participantes interagiram a todo o momento; a partir dos depoimentos, os professores contaram que o curso enriqueceu ainda mais os conhecimentos deles. Foram utilizados portfólios para relatar como se deram as multiplicações das técnicas como ferramenta didática. Nos portfólios, eles reuniram as atividades executadas nas escolas e em outros espaços; os melhores foram premiados, assim também como a fotografia mais curtida na página do projeto.
“Quero parabenizar os trabalhos apresentados e o envolvimento dos professores. Agradeço imensamente a equipe do projeto e todos os professores que aplicaram as técnicas. Parabenizo todos, cada um com seu toque especial e aplicabilidade em sala de aula. A formação contribuiu muito na prática do município”, disse Angeliete, coordenadora de Educação.
“Foi extremamente valiosa a capacitação, em todos os sentidos, e veio a somar muito. Os ensinamentos adquiridos ficaram sempre em nossa memória”, relatou Luciana, professora da rede de ensino.
“Com a capacitação pude aplicar as técnicas em sala de aula e despertaram nos alunos o cuidado com o meu ambiente. Todos gostaram bastante das histórias contadas e fotografias tiradas por eles”, disse João, professor da rede de ensino.
“Foi Valioso, já vinha tentando inserir novas temáticas para trabalhar com a disciplina que ministro: matemática. E com essas metodologias foi possível”, contou Maria de Fátima, professora.
A facilitadora da capacitação, Rosangela Santos, ressalta com entusiasmo a importância de ver esses resultados dos trabalhos feitos pelos professores: “É um sentimento de dever cumprido e também de avaliar os nossos trabalhos e perceber o quanto poderemos fazer para o cuidado com o ambiente natural em que vivemos”, relata.
O projeto agradece a parceria com a secretaria de educação de Barroquinha, pois com essa parceria será possível atingir um número maior de pessoas para o cuidado com o meio ambiente.
02 copy
Dinâmica de integração com os participantes.
03 copy
Apresentação dos portifólios.
4 copy
Apresentação de portifólio.
5 copy
Dinâmica de encerramento das atividades.
6 copy
Professores e equipe reunidos.
7 copy
Técnicas e Secretaria de Educação do município Ediva Marinho e assessora Chaguinha.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Santa Isabel protetora e Mãe do Povo da Ilha, rogai por nós !




'' Hino da Padroeira da Comunidade e da Ilha Grande de Santa Isabel ''

1. Cantemos de nossa Santa/ Isabel entre fulgores/ suas virtudes excelsas/ entre o perfume das flores.

Refrão:Salve Isabel, tão Santa/aureolada de luz/ protegei o povo da Ilha/ levando-o aos pés de Jesus.

2. Ser parenta de Jesus/ e ser prima de Maria/ de Santa Isabel é a glória/ que se canta com alegria.

Refrão:Salve Isabel, tão Santa/aureolada de luz/ protegei o povo da Ilha/ levando-o aos pés de Jesus.

3. Santa Isabel virtuosa/ esposa de Zacarias/ do céu as bençãos nos dá/ para encher nossos dias.

Refrão:Salve Isabel, tão Santa/aureolada de luz/ protegei o povo da Ilha/ levando-o aos pés de Jesus.


Santa Isabel, rogai pelo saúde Padre Vittório Ferrari !

Ilha Católica de Santa Isabel: Santa Isabel protetora e Mãe do Povo da Ilha, rogai por nós !

Saiu na grande rede.

A estrada PI 210 que liga Ilha Grande a Parnaíba começou a ser reformada antes do início do período eleitoral. O pensamento de que seria apenas mais uma obra eleitoreira tomou de conta da cabeça de muitos, isso porque nossa cidade só recebe, de fato, grandes obras em período eleitoral. Com a derrota do atual governador, muitos cidadãos se preocuparam se a obra iria continuar ou não, pois o alargamento dessa pista é um sonho de todo Ilhagrandense que vem sendo adiado deste os últimos 3 governos!
O temor tomou de conta da população, porque há certos candidatos que quando perdem uma eleição preferem descontar no povo e deixam de fazer e concluir obras em andamento!
O que eu pude ver é que as máquinas voltaram e estão trabalhando no alargamento da nossa pista! Dessa vez nossa PI 210 será reformada!
Um sonho, começa a ser concretizado pelo bem do nosso povo ilhagrandese. O povo da Ilha merece. Lembro-me da alegria na época em que esta pista foi inaugurada, pois facilitou muito a locomoção dos habitantes da Ilha para Parnaíba! Hoje podemos ter esperanças de desfrutar mais uma vez da alegria de ver esta estrada reformada e mais segura!
Só temos a agradecer mesmo a VOCÊ que contribui com os altos impostos e na maioria das vezes: dá muito mais, do que recebe! Obrigado Ilhagrandense! É dever do estado melhorar nossa condição de vida! Parabéns ao estado por estar melhorando a infraestrutura das cidades piauienses! Mas, lembremo-nos sempre: o mérito mesmo é NOSSO! Sem nós os governantes não são nada!
Que o novo governador faça um governo justo em prol de todos os piauienses e não apenas dos aliados!
O povo merece o melhor! E isso não depende de partido, nem de vitórias ou derrotas e sim da vontade dos governantes! Aos que estão no poder lembrem-se: o POVO é quem manda.

Saiu na grande rede.

Graças a Alá terminou as eleições pra presidente, governador, senador e deputado
não aguentava mais tanta bagaceira na TV, no rádio, em todo canto. Ufa, acabou.
passada as eleições presidenciais, vem aí uma nova disputa em 2016.
É a disputa pela prefeitura de Ilha Grande. Em minhas andanças pela cidade, nos comércios, praças, bairros, já se ouve falar em possíveis nomes de candidatos a prefeito!
Vejam aí alguns dos que eu já ouvi falar! Opção não faltará. 

Vem aí a nova novela de Ilha Grande: eleições 2016...
comente o que você acha dos possíveis candidatos.

CIA convoca associados para Assembleia Geral Ordinária

comissão-ilha-ativa
A Comissão Ilha Ativa (CIA), convoca seus associados para a segunda Assembleia Geral Ordinária de 2014, que será realizada no próximo dia 31 de outubro. O encontro acontecerá na Colônia de Pescadores Z-7 na cidade de Ilha Grande do Piauí e terá início às 19h.
Veja a convocação e pautas aqui: Convocação para Assembleia Ordinária

Festejo de Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Ilha Grande.



Caros devotos (as) da Virgem da Conceição, Mãe da nova luz, Jesus Cristo, Paz e Bem!
A comunidade Morro da Mariana, celebra de 28 de Novembro à 08 de dezembro de 2014 a Festa de sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição na cidade de Ilha Grande.

Ilha Católica de Santa Isabel: Festejo de Nossa Senhora da Conceição - Padroeira de Ilha Grande.

Convite e Programação da Festa em honra a Santa Isabel.

Convite
Caríssimos irmãos e irmãs é com alegria que convidamos você e sua família para participar da festa em honra a nossa querida padroeira Santa Isabel, na Comunidade de Santa Isabel. O tema proposto para nossa reflexão é: ‘’ Com Santa Isabel aprendemos a servir a comunidade ‘’.Estamos esperando todos vocês para celebrar este momento de fé e agradecimento a Deus pelo Dom da vida e do serviço em nossa comunidade.
Agradece: Padre Vittório Ferrari, Padre Ronaldo Sampaio, Irmãs Josefinas e Conselho Comunitário.

Programação 
Abertura 26 de Outubro de 2014 (Domingo)
5 Horas da Manhã: Alvorada e levantamento do Mastro, saindo da residência do Sr.Pedro, na Rua da Piçarra. Encerrando com a partilha do café comunitário no salão de Santa Isabel.
Missa: às 18 horas da Noite – Casamento Comunitário.
Depois da Missa, teremos Cantora Católica Andréa Dutra.

1° Noite: 27 de Outubro de 2014 (Segunda-feira)
Tema: Família: Educando ao Amor em Deus.
Responsáveis: Terço dos Homens, Trançados da Ilha.
Convidados: Terço dos homens (Face de Cristo – Mãe Rainha – Nossa Senhora do Carmo – Morro da Mariana), Comunidade Nossa Senhora Perpetuo Socorro, Comunidade das Mercês, Peti, Creche Tio Zeca.
Símbolo: Açúcar.

2° Noite: 28 de Outubro de 2014 (Terça-feira)
Tema: Oração: Vivendo a Memória da Fonte do Amor.
Responsáveis: Círculo Bíblico Nossa Senhora do Livramento, Rua Evangelina Rosa e Travessa Evangelina Rosa, Coroinhas, Pastoral do Enfermo, Ministro da Eucaristia, Perseverança.
Convidados: Colégio Rui Barbosa e Colégio Evangelina Rosa.
Símbolo: Café.

3° Noite: 29 de Outubro de 2014 (Quarta-feira)
Tema: Oferta: Aprendemos o Método da Vida Cristã.
MOMENTO PENITENCIAL e CONFISSÕES
Símbolo: Arroz.

4° Noite: 30 de Outubro de 2014 (Quinta-feira)
Tema: Casais: Cuidando da Primeira Transmissão da Fé.
Responsáveis: Circulo Bíblico Vinde Vede Rua do Roseno, Campo dos 13, Rua Nair Viana, Pastoral da Juventude, Professores/as e alunos/as do Colégio Evangelina Rosa e Rui Barbosa, Tio Zeca e CRAS.
Convidados: Grupo missionário redentorista
Símbolo: Biscoito

5° Noite: 31 de Outubro de 2014 (Sexta-feira)
Tema: Catequese: Aprofundando e transmitindo o Dom da Fé.
Responsáveis: Círculo Bíblico Santa Isabel, Rua Santa Isabel, Rua da Piçarra, Pastoral da Criança.
Convidados: Agente de Saúde Módulo I e II

6° Noite: 01 de Novembro de 2014 (Sábado)
Tema: Educação: Promovendo e Aplicando a razão pela Fé.
Responsáveis: Círculo Bíblico Sagrada Família, Pastoral da Catequese-Crisma dos Jovens e Adultos, Catequistas e Crianças, Rua das Pipocas, Rua Miguel Ângelo e Alto do Maurício, Comunidade: Boa Vista, São José, Alto do Batista (SETOR BRANCO SMP)
Comunidades: Barro Vermelho, Vazantinha e Alto do Moreno (SETOR VERMELHO SMP)
Comunidades: Labino e Pedra do Sal (SETOR VERDE SMP)
Comunidades: Baixão, Tatus e Cal (SETOR AZUL SMP)
Comunidades: Nossa Senhora da Luz, Canto do Igarapé, Ilha das Batatas e Morro da Mariana (SETOR AMARELO SMP) e o Grupo Novo Fazendinha.
 Convidados: Associação das Mulheres da Ilha (AMI)
Símbolo: Feijão.

7° Noite: 02 de Novembro de 2014 (Domingo)
Tema: Serviço: Manifestando no dia a dia a força da Fé.
Responsáveis: Círculo Bíblico Nossa Senhora de Fátima, Estrada Pedra do Sal, Beira do Igarapé, Grupo de Animação e Aposentados.
Missa: às 18 horas da Noite
Convidados: Mexa-se para viver melhor.
Símbolo: Óleo.

8° Noite: 03 de Novembro de 2014 (Segunda-feira)
Tema: Caridade: Atendendo pela Fé aos necessitados.
Responsáveis: Círculo Bíblico Nossa Senhora Aparecida, Porto Salgado, Diomedes, Rua Gerônimo Pereira de Oliveira Neto, Dízimo-Dizimistas, Paraíso e Pastoral Familiar.
Símbolo: Farinha.

9° Noite: 04 de Novembro de 2014 (Terça-feira)
Tema: Juventude: Sonhando novos horizontes a partir da Fé.
Responsáveis: Apostolado da Oração, todos os Coordenadores de Grupos, Pastorais, todas as pessoas que se chamam Isabel, Visitantes, Pessoas Especiais,Comerciantes,Cáritas Paroquial e Conselho Comunitário.
Símbolo: Macarrão.

DIA DA FESTA: 05 DE NOVEMBRO DE 2014 (Quarta-feira)
Tema: COM SANTA ISABEL APRENDEMOS A SERVIR A COMUNIDADE.
Responsáveis: Toda Comunidade da Ilha Grande de Santa Isabel.
Missa Solene às 06h30 minutos da Manhã.

A procissão sairá às 16h da tarde, percurso: saindo da igreja descendo no bar da dona Rita, percorrendo a rua do Dudu e entrando na rua da Lacerda, rua da Bibiana e saindo na rua das Pipocas e subindo pela Estrada Pedra do Sal, e encerrando com a Celebração Eucarística.

‘’ Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre ‘’ Lc 1,42.


Informações Gerais

Dia 26 de Outubro (DOMINGO): Caminhada e levantamento do Mastro às 05horas da Manhã saindo da residência do senhor Pedro, na rua da Piçarra(Alvorada) e encerrando com o café da manhã partilhado.
 A Noite teremos a missa Casamento Comunitário às 18 horas da Noite

1.     Reza do Terço todos os dias às 18horas da Noite. Responsáveis: Apostolado da Oração, Terço dos Homens e Ministro da Eucaristia.
2.     Horário da Missa: Segunda a Sábado às 19 horas da Noite e aos Domingo às 18 horas da Noite.
3.     Dia 28 e 29 de Outubro Visita do Padre aos idosos enfermos pela manhã 9h e a tarde ás 15horas. Responsáveis: Apostolado da Oração, Ministro da Eucaristia, Pastoral dos Enfermos e Coroinhas.
4.     Dia 29 de Outubro de 2014 (Quarta-feira): Momento Penitencial às 18h e Confissões-18:30minutos
5.     Dia 01 de Novembro – Noite Cultural, com apresentações das Comunidades e Grupos de dança.
6.     Convidamos todos para participarem da Campanha do Natal sem Fome. DOE UM (1KG) DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL !
7.     Durante a Festa de Santa Isabel haverá barracas, leilão, venda de artigos religiosos. Também terá apresentações de bandas.
8.     Dia 05 de Novembro de 2014: Missa Solene às 06h30 minutos da Manhã.
9.     Solicitamos doações de flores para andor para o dia da Procissão.


BINGÃO

1° Prêmio: 01 Ventilador;
02° Prêmio: 01 Carneiro;
03° Prêmio: R$ 200,00;
04° Prêmio: 01 Garrote
Valor da Cartela: R$ 2,00

O bingo acontecerá dia 05/11 após a Missa !

Concurso de redação e desenho: baixe formulário para desenho

A Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do APA Viva, projeto apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica, lançou dia 13, um concurso de redação e desenho para estudantes do Ensino Fundamental de escolas dos municípios de Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande (PI) e Canárias (MA).
Alunos do 4º e 5º anos concorrerão na modalidade desenho e alunos do 6º ao 9º ano concorrerão na modalidade redação, com o gênero notícia. Para ambos, o tema é: Desvendando a APA Delta do Parnaíba – Embarque nessa viagem e venha ajudar a divulgar e proteger esse ambiente. O desenho ou notícia deverá apresentar o que há dentro da APA (fauna, flora, ecossistema ou impactos causados pelos humanos) e responder: O que é a Área de Proteção APA Delta do Parnaíba? E quais os motivos para cuidar desse ambiente?
Para ter acesso ao formulário para desenho, acesse o link: FOMULARIO_DESENHO
Participe conosco desse evento que promoverá a educação ambiental.

Festa


06 de dezembro no Ideal Clube.
Realização/Rasga Baleia Produções.

As Blusas do Festejo de Santa Isabel.


O Festejo de Santa Isabel se aproxima e estas serão as blusas deste ano, Disponíveis em breve nas cores vermelha e amarela (cores de nossa Padroeira), nos tamanhos de P a GG (baby-look e tradicional), no valor de R$ 18,00. Blusas para crianças apenas por encomenda!

Ilha Católica de Santa Isabel

Santuário Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí fortalece campanha de restauração na Ilha Grande.

Vende-se

Vende-se

Andréa Dutra será atração nos Festejos de Santa Isabel.



No dia 02 de Novembro de 2014(Domingo), A cantora Andréa Dutra é atração confirmada nos festejos de Santa Isabel.
Valor: 5,00 reais do Cd Andrea Dutra .
Já ta venda na Igreja Santa Isabel.

Ilha Católica de Santa Isabel: Andréa Dutra será atração nos Festejos de Santa Isabel.

Shekinah Banda e Shekinah Dance será atração nos Festejos de Santa Isabel.


No dia 01 de Novembro de 2014 (SÁBADO), Shekinah Banda e  Shekinah Dance( Paróquia São Sebastião) é atração confirmada nos festejos de Santa Isabel.

Ilha Católica de Santa Isabel: Shekinah Banda e Shekinah Dance será atração nos Festejos de Santa Isabel.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Comunidade Santa Isabel realiza casamento comunitário na Igreja Santa Isabel.








No dia 26 de Outubro de 2014 Comunidade Santa Isabel através do setor Matrimônio da Pastoral Familiar promoveu um casamento comunitário.O Casamento foi presidido pelo Pároco Pe. Padre Ronaldo e teve início por volta das 18h contando com a presença de grande número de fieis na Igreja Santa Isabel, entre eles estavam os familiares, amigos e padrinhos dos noivos.A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.Para o casamento dar certo, o principal é o Amor. Este faz com que uma nova vida e uma nova família nasçe. Aí, haverá respeito, compreensão e a felicidade almejada pelo casal será alcançada. E seguida cantora Andrea Dutra.

Ilha Católica de Santa Isabel: Comunidade Santa Isabel realiza casamento comunitário na Igreja Santa Isabel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...