quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Rapidinhas do Blog

TESTE SELETIVO EM ILHA GRANDE: possibilidade de trabalho aos melhores currículos ou mais um jogo desrespeitoso de cartas marcadas?
O resultado irá responder a esta pergunta, por enquanto só nos resta torcer para que seja a primeira opção. Tomara!
Fonte/Marcelo Costa

Rapidinhas do Blog


‎" No último dia 25/02/13, os vereadores Maria D'Guia, Angelo Rodrigo e Edmar 'O Sargento' fizeram uma visita em loco aos postos de saúde do município, no intuíto de ver de perto e ouvir as dificuldades os trabalhadores da saúde bem como os usuários".
 ·  ·  

CIA, ICMBio e Grupo dos 12 discutem sobrea ações de associativismo



Foi realizada reunião com o Grupo dos 12, formado por pescadores dos municípios de Cajueiro da Praia (Piauí), Bitupitá e Chaval (CE), dando continuidade as ações do projeto “Sensibilização de pescadores/as para a gestão participativa dos recursos naturais do estuário dos rios Timonha e Ubatuba PI/CE”.
O encontro foi realizado no último dia 22, a atividade é feita através de parceria da CIA e ICMBio para discutir sobre associativismo, conforme solicitado pelos membros em reuniões anteriores.
No primeiro momento foram entregues para os representantes das três Colônias de Pesca (Barra Grande Z6, Bitupitá Z23 e Chaval Z24), o relatório final do projeto “Encontro de Pesca do Timonha e Ubatuba”, junto com CDs, contendo arquivos defotos e listas de freqüência de todas as etapas realizadas, para compor o banco de dados das associações.
A CIA foi representada pela técnica Kesley Paiva e o presidente da CIA, Leandro Inakake, que proferiu uma palestra sobre este tema para a formalização de uma associação, abordando alguns temas importantes: conceito de associação, características da associação, estatuto, formalização, sede, direitos e deveres, registros, tributação entre outros. “Essa palestra tem como objetivo informar os pescadores sobre como funciona uma associação, uma vez que existe uma perspectivadestes fundarem uma instituição que venha organizar as atividades e captarrecursos visandoa melhoria da atividade pesqueira na região”, disse Leandro Inakake. Leandro ressaltou que para a formação é necessário estar bem organizado e ter objetivos traçados, valorizando sempre o coletivo.
Segundo os pescadores, a ideia de formar um grupo, vislumbra não apenas a pesca, mas também outras formas de gerar renda para os pescadores como agricultura e piscicultura. Segundo Sr. Jonas, presidente da Colônia de Pesca do município de Barroquinha – CE, da comunidade Bitupitá (Z23), uma associação organizada com seus membros unidos, facilita a busca por recursos financeiros, já que individualmente há uma burocracia e que muitas vezes inviabiliza o acesso.
Os membros sugeriram uma reunião no dia 19 de março, para sistematizar os objetivos da associação, que deverá ser acompanhada pela técnica da CIA, Fátima Crespo. A partir desta reunião, os sócios poderão definir o caminho a ser percorrido para a formalização da associação do G12. “Foi importante que os pescadores definiram que nesta próxima reunião eles deverão discutir sem a presença dos técnicos quais são seus objetivos, demonstrando a autonomia que vem sendo construída”, finalizou Leandro.
Ao final da reunião, os representantes da CIA informaram aos participantes sobre as propostas de projetos, com pesquisa, envolvendo espécies ameaçadas de extinção, monitoramento da pesca, conhecimento ecológico e educação ambiental, onde estes serão enviados a programas de financiamento para execução na área dos rios Timonha e Ubatuba.
Edição: Proparnaiba.com

CIA apresenta suas ações às prefeituras de Luis Correia e Ilha Grande no litoral do Piauí

No dia 26 de fevereiro a CIA realizou visitas à Secretaria de Educação do município de Luís Correia e à Prefeitura de Ilha Grande, com objetivo de aproximar essa instituição do poder público fazendo uma ponte de integração com as comunidades onde atua (APA Delta do Parnaíba).
DSC00006
A visita à Secretaria de Educação de Luis Correia (PI) se deu por uma demanda da Comunidade do Coqueiro da Praia que gostaria de esclarecer o motivo da não funcionalidade da Escola Municipal Carmosina Martins da Rocha, no horário noturno. Diante disso, a CIA representada por Francinalda Rocha e Fiorenzo Bonetta acompanharam as lideranças do grupo de pescadores, instituições religiosas (Budismo e Assembléia de Deus), um representante do projeto Pescadores em Rede, educação, Associação de Bares, Restaurante e Comércio, Associação de Moradores do Coqueiro da Praia, foram ouvir a Secretaria de Educação (Karla Oliveira), que justificou que o principal motivo seria administrativo, mas que iria conversar com a gestora sobre a solicitação da comunidade.
prefeito Herbert Silva ouve propostas
Na visita realizada ao Prefeito Herbet Silva de Ilha Grande (PI), se deu de uma maneira tranquila onde a CIA representada pelo presidente e vice (Leandro Inakake e Francinalda Rocha) apresentou suas ações na região e também a demanda da Associação de Marisqueiras de Ilha Grande. O gestor apresentou interesse em fazer parceria para realizar ações com os grupos em que a ONG atua, pois ia de encontro com os projetos do seu governo. Como encaminhamento será realizada outra conversa para fechar como se consolidará essa parceria.
presidente da CIA apresenta ações
A CIA reconhece a importância desse momento de diálogo com o poder público local para implementação de ações a serem realizadas dentro da APA Delta do Parnaíba e fica a disposição dos parceiros em potencial para fortalecimento das comunidades.
Quem tiver interesse basta ligar (86) 33223505 ou entrar em contato por e-mail: cia@comissaoilhaativa.org.br
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Sai Edital de Teste Seletivo de Ilha Grande



Saiu hoje o Edital para o Teste Seletivo em Ilha Grande para as mais diversas áreas.
As inscrições começam hoje(25/fev) e vão até dia 08 de março de 2013, na sede da Câmara Municipal daquele município e são gratuitas.

Abaixo Quadro dos cargos temporários




Por Arlete Nascimento
Para: parnaibaelitoral.blogspot.com.br

CIA participa de ações com líderes comunitários, no Coqueiro da Praia (PI)

No último final de semana, a CIA participou de dois momentos de mobilização social na comunidade de Coqueiro da Praia, município de Luís Correia – PI: encontro com líderes comunitários para organização de um seminário e da biodança (movimento da natureza).
reunião seminário
Na tarde do dia 23, foi realizado um encontro com 12 líderes comunitários, pelo projeto “Pescadores em Rede”, visando melhorias para a região. Para isso, foram articuladas as instituições e lideranças que atuam na comunidade com o intuito de ouvir as dificuldades e propor um momento de ampla discussão, com objetivo de sistematizar e buscar soluções coletivamente. “Dentre os vários encaminhamentos surgiu a ideia de realizar o 1º Seminário de Desenvolvimento e melhoria do Coqueiro da Praia, que será realizado em duas etapas, a primeira será no dia 08.03 e a segunda a definir com a facilitação da Coordenadora do projeto e da Comissão Ilha Ativa – CIA, disse Francinalda Rocha, vice-presidente da CIA.
4 ar
À noite aconteceu mais uma vivência de biodança com a temática “Elementos da Natureza: fogo, água, terra e ar”, onde os participantes realizaram movimentos ao rítmo da música lembrando esses elementos. Segundo Francinalda Rocha, ao tempo que os participantes realizam essa atividade de relaxamento e conversam sobre a natureza, há também a integração com os outros participantes.
A experiência de biodança acontece todos os sábados na Creche localizada próximo a praça do Coqueiro da Praia-PI.
6 confraternizaçãoFonte/comissaoilhaativa.org.br

Recadastramento biométrico dos eleitores de Ilha Grande começa sexta



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) dá início em março à terceira etapa do recadastramento biométrico de eleitores no Estado. Nessa etapa serão recadastrados os eleitores de Ilha Grande com início marcado para o dia 1º.
O eleitor de Ilha Grande deverá fazer seu recadastramento na Av. Martins Ribeiro, 158.
O recadastramento biométrico permitirá a identificação do eleitor por meio de suas impressões digitais no dia da eleição, reduzindo consideravelmente o tempo da votação. Esse sistema de identificação confere mais segurança aos pleitos, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação.
Informações/Portal AZ.
Edição/Voz de Ilha Grande

Roda Griô resgata memória de moradores do Coqueiro da Praia, Piauí

No último dia 23, foi realizada na comunidade de Coqueiro da Praia uma reunião para as atividades da Roda Griô (momento de contação de história) com a participação de três gerações: crianças, jovens e adultos, acompanhados pela claridade da lua e do vento do litoral do Piauí.

Cópia de 3 RODA DA CONTAÇÃO
A praça da comunidade passou a simbolizar o terreiro onde as pessoas se sentavam para ouvir e contar histórias em que moradores e turistas relataram o que aconteceu em algumas fases de suas vidas no Coqueiro da Praia.
8 MEMORIA DA PENEIRA
A facilitadora Márcia Evelin do projeto Pescadores em Rede animava o momento, acompanhada pela parceria da CIA e por moradores. Para realização desse evento, alguns símbolos foram utilizados para ajudar na lembrança de fatos e causos dessa região. A contação iniciou com Fiorenzo Bonetta (que segurou uma madeira denominada da sabedoria) contando como eram os meios de transporte coletivo no Coqueiro há 10 anos.
4 MORADOR CONTA HIST
E assim seguiam a contação de histórias como: as visitas que fazia a Cassimiro (um boneco) indo as casas e deixando alegria aos seus moradores e histórias de amor e de recordações do tempo passado. A Sra. Dilma disse que uma noite de luau para ela seria um momento como esse, onde à luz da luz pudesse sentar ao redor de uma fogueira contando histórias de nossas vidas.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Rota das Emoções é destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa


Teve início na manhã dessa quarta-feira (27), e segue até o dia 3 de março, a maior feira de turismo de Portugal — BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). A feira faz parte do calendário de Promoção do Brasil e combina exposição de produtos, promoção e comercialização voltada para profissionais do turismo e público final.

Um dos destaques deste ano no estande do Brasil foi a participação da Rota das Emoções, que engloba os estados do Maranhão, Ceará e Piauí e apresentará aos visitantes atrações como os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacora (CE). 

A participação do Brasil na BTL também dá continuidade à série de ações voltadas para o ano do Brasil em Portugal, que vai até junho deste ano e tem como objetivo a promoção de intercambio cultural, científico, tecnológico e econômico entre as duas nações.

Da redação do Jornal da Parnaíba

CIA apresenta experiências de educação ambiental (EA) no litoral do Piauí

Na última semana, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveram para um público de aproximadamente 250 pessoas, a 5º edição da Semana de Biologia da instituição, com o tema “Do Biólogo que Repete ao Biólogo que Reflete”. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de integração entre estudantes e profissionais, além de fomentar reflexões sobre a formação crítica-transformadora da sociedade, em relação ao meio ambiente.

200000073
Com uma programação diversificada entre minicursos e palestras, o evento contou ainda com o lançamento do livro “Biodiversidade do Delta do Parnaíba, litoral piauiense”, organizado pelo professor Anderson Guzzi e Comissão Ilha Ativa (CIA), em parceria com a UFPI e UESPI. A CIA foi representada pela estagiária Elane Marques, apresentando o capítulo “Conservação e Educação Ambiental (EA): uma proposta do Projeto Tartarugas do Delta (PI/MA)”, apresentando experiências de EA realizadas em 2011 e análise da pesquisa com discentes de Ensino Fundamental.
DSC00168
A CIA ainda teve oportunidade de proferir o minicurso “Práticas Transformadoras  em Educação Ambiental”, onde foram apresentadas teorias e práticas de EA executadas pela instituição na APA Delta do Parnaíba, tais como: biodança, contação de história e roda griô para um público de 30 multiplicadores dos cursos de biologia e pedagogia.
Durante o minicurso os participantes trocaram experiências e vivenciaram outras maneiras didáticas de integrar o público a ser trabalhado e entenderam conceitos na área de educação socioambiental. Além disso, relataram o que aprenderam com as histórias que criaram e contaram coletivamente. “Eu precisava vivenciar uma experiência como a biodança, pois a atividade ajudará nos trabalhos que desenvolvo no município em que resido, além de ter ajudado como motivação pessoal”, disse o estudante Arsênio Santos.
DSC00277
Segundo a facilitadora Rosângela Santos, pedagoga da CIA, os resultados foram positivos, visto que os discentes atuaram como experientes contadores de histórias, onde o destaque foi Capitão Planeta, que surgiu para salvar o ambiente.
O último dia de minicurso foi um momento de integração, onde os multiplicadores passaram a contar suas histórias de vida na roda griô, sendo acompanhado por instrumentos musicais e um símbolo da contação (concha), contando fatos de sua infância, lembrando de músicas e brincadeiras e de sua cultura, como a Festa de Reisado.
Cópia de DSC00275
A CIA agradece a oportunidade de participação na V Semana de Biologia.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rapidinhas do Blog


VALE A PENA LEMBRAR 
PADRE PEDRO QUIRITI, Missionário Italiano, muito dinâmico e com muita capacidade de realização.Chegou entre nós no ano de 1981 e desde então implantou uma nova forma de trabalho pastoral em nosso meio e assim caracterizou-se:Em primeiro lugar soube aproximar-se do povo, derrubando as barreiras culturais, assumindo de fato a função de missionário popular, na linguagem e nas maneiras. 
Nos primeiros anos de seus trabalhos Padre Pedro contou com a ajuda de seus conterrâneos:Padres Enzo, Jaime e Geraldo e finalmente o nosso querido Padre Vitório. Atraiu a atenção das Irmãs Italianas Beatriz e Adelaide que muito colaboraram nos trabalhos estruturais da criação de nossa Paróquia e na formação religiosa de nosso povo. Contou, ainda, com a ajuda de Irmã Lúcia Araújo que tbém muito colaborou na expansão dos trabalhos pastorais.
Guardamos em nossa memória as suas palavras de conscientização sob a luz do Evangelho de Jesus Cristo; sua comoção com a situação em vivia nossa gente e ensinava compassivamente, com as próprias ações, a todos resgatar a dignidade humana; o seu árduo desejo para que tenhamos uma vida plena; a sua luta pelos ideais de justiça e liberdade para todos nós. 
Construiu o belíssimo Santuário de N Senhora  Mãe dos Pobres e Senhora  do Piauí, fruto seu zelo sacerdotal e de seu amor à Virgem Maria e ao Povo de nossa Ilha Grande de Santa Isabel; reformou  e restaurou a Igreja Catedral  N. S. da Graça e Igreja do Rosário, Construiu e reformou várias capelas, salões, abrigos, casa paroquial etc..
A passagem de Padre Pedro em  nossas comunidades ficou marcada para sempre em nosso coração, guardada no escrínio da amizade, envolta no manto do reconhecimento. Valerá sempre a  Pena lembrar de Padre Pedro !
VALE A PENA LEMBRAR
PADRE PEDRO QUIRITI, Missionário Italiano, muito dinâmico e com muita capacidade de realização.Chegou entre nós no ano de 1981 e desde então implantou uma nova forma de trabalho pastoral em nosso meio e assim caracterizou-se:Em primeiro lugar soube aproximar-se do povo, derrubando as barreiras culturais, assumindo de fato a função de missionário popular, na linguagem e nas maneiras.
Nos primeiros anos de seus trabalhos Padre Pedro contou com a ajuda de seus conterrâneos:Padres Enzo, Jaime e Geraldo e finalmente o nosso querido Padre Vitório. Atraiu a atenção das Irmãs Italianas Beatriz e Adelaide que muito colaboraram nos trabalhos estruturais da criação de nossa Paróquia e na formação religiosa de nosso povo. Contou, ainda, com a ajuda de Irmã Lúcia Araújo que também muito colaborou na expansão dos trabalhos pastorais.
Guardamos em nossa memória as suas palavras de conscientização sob a luz do Evangelho de Jesus Cristo; sua comoção com a situação em vivia nossa gente e ensinava compassivamente, com as próprias ações, a todos resgatar a dignidade humana; o seu árduo desejo para que tenhamos uma vida plena; a sua luta pelos ideais de justiça e liberdade para todos nós.
Construiu o belíssimo Santuário de N Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, fruto seu zelo sacerdotal e de seu amor à Virgem Maria e ao Povo de nossa Ilha Grande de Santa Isabel; reformou e restaurou a Igreja Catedral N. S. da Graça e Igreja do Rosário, Construiu e reformou várias capelas, salões, abrigos, casa paroquial etc..
A passagem de Padre Pedro em nossas comunidades ficou marcada para sempre em nosso coração, guardada no escrínio da amizade, envolta no manto do reconhecimento. Valerá sempre a Pena lembrar de Padre Pedro !
Fonte/Franklin Galeno.

Rapidinhas do Blog

‎''CALENDÁRIO QUARESMAL DE VISITA NAS COMUNIDADES DA ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL E ILHA GRANDE DO PIAUÍ.'
02/03. COMUNIDADE BAIXÃO
06/03. COMUNIDADE SANTA ISABEL
07/03. COMUNIDADE N.SENHORA DA LUZ
09/03. COMUNIDADE PEDRA DO SAL
12/03. COMUNIDADE ILHA DAS BATATAS
13/03. COMUNIDADE ALTO DO BATISTA
14/03. COMUNIDADE TATUS
16/03. COMUNIDADE LABINO
19/03. COMUNIDADE SÃO JOSÉ
20/03. COMUNIDADE ALTO DO MORENO
21/03. COMUNIDADE BARRO VERMELHO
23/03. COMUNIDADE CAL

'' Todo aquele que comete pecado é escravo do pecado; ora o servo não fica para sempre em casa, o Filho fica para sempre; se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.'' JESUS CRISTO
Fonte/Santa Isabel

Rapidinhas do Blog

Fila para entrega de documentos ontem na Câmara Municipal de Ilha Grande do Piauí, para preenchimento das vagas de emprego na prefeitura.Fila para entrega de documentos ontem na Câmara Municipal de Ilha Grande do Piauí, para preenchimento das vagas de emprego na prefeitura.
Fonte/ Jean Jorge

Rapidinhas do Blog

Imagem do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres, em Ilha Grande-PI.Imagem do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres, em Ilha Grande-PI.Fonte/ Jean Jorge

Rapidinhas do Blog

Prefeito de Ilha Grande do Piauí, Herbert Silva que colocou os salários dos funcionarios em dia e prepara a contratação de novos servidores.Prefeito de Ilha Grande do Piauí, Herbert Silva que colocou os salários dos funcionarios em dia e prepara a contratação de novos servidores.
 Fonte/Jean Jorge

Rapidinhas do Blog

Praia da Pedra do Sal - Parnahyba-PI, uma galera pegando onda no domingo.Praia da Pedra do Sal - Parnahyba-PI, uma galera pegando onda no domingo.
Fonte/ Jean Jorge

Torneio Inicio Sub - 15

Paulista é Campeão do Torneio de Abertura do III Campeonato Marianense Sub-15

Começou neste domingo dia 24 de Fevereiro o Terceiro Campeonato Marianense de Futsal Sub-15 Versão 2013.1. Esta competição inicial teve como grande vencedor a equipe da Paulista que bateu na final o Time do São Miguel, equipe que era cotada como grande favorita ao lado do Trovão Azul, que agora se Chama Porto, as outra equipes participantes são: Bolinhas, Cajuína outro que mudou de nome, como também o Soberano que a partir de março se chamará Dragões Imperial, alem dessa agremiações temos os Mulambos a definir participação. Trovão Tropical e Malhação. Confira agora os resultados e os confrontos.

Torneio Início


1ª Fase - Eliminatório

* Trovão Tropical 2x1 Malhação
* Soberanos (Dragão Imperal) 0x1 Paulista
* Unidos (Cajuína) 0x0 São Miguel - Penaltes 0x1
* Trovão Azul (Porto) 0x2 Bolinhas


2ª Fase - Semifinal

* Trovão Tropical 0x3 Paulista
* São Miguel 1x1 Bolinhas - Penaltes 2x1

3ª Fase - Final

* São Miguel 1x2 Paulista

IMAGENS DO TORNEIO

Malhação

Trovão Tropical

Paulista

Dragão Imperial

São Miguel

Bolinha

Porto

Cajuína






Fonte/marianense2012.blogspot.com.br

Eleição: Wilson Martins, Wellington Dias, Ciro, Sílvio e Zé Filho

Foto: Cidadeverde.com

Para quem gosta de uma salada, as movimentações das principais lideranças, dos maiores partidos políticos do Piauí, são um prato cheio. Até dias atrás o senador Ciro (PP), comandava o “Blocão” - coligação governista reunindo PTB, PSB, PCdoB, PT numa campanha pela prefeitura da capital.
E participava do governo Wilson Martins, com toda desenvoltura. Naquelas alturas Firmino e Silvio Mendes (PSDB) estavam exatamente do outro lado da disputa, saindo vencedores, no plural e assumindo o comando da prefeitura, no singular, porque Silvio, aparentemente, preferiu ficar fora das indicações da equipe montada por Firmino Filho. A fotografia do quadro político atual mostra curiosa diferença daquele da ultima eleição.
Firmino, após a vitória, abraçou o governador Wilson Martins, (com arrepios do companheiro Silvio) e, na última semana, Ciro deixou a base aliada no Piauí, passando a cortejar Silvio Mendes e o senador JVC (PTB), encerrando a semana numa salada política memorável. A salada foi completada pelos elogios recíprocos entre Wellington Dias (PT) e Wilson Martins (PSB) em Simplício Mendes deixando o vice Zé Filho com as barbas de molho.
Para aqueles recém-chegados ao banquete eleitoral, vai a sugestão: que observem o prato do dia: antecipação da campanha presidencial com Dilma pelo PT, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) e Marina dizendo que também está na disputa. Toda movimentação no quadro local se faz em função das mexidas no tabuleiro de xadrez da sucessão presidencial. Assim como o Palácio do Planalto, no do Karnak tem apenas uma cadeira para pelo menos três pretendentes em 2014, claro que ancorados na disputa nacional.
Arimatéia Azevedo/Portal Az
Edição e foto: Proparnaiba.com

Rapidinhas

A região do Delta do Parnaíba deverá receber nas próximas semanas, duas equipes da Rede Globo de Televisão, porém uma do Maranhão e outra do Rio de Janeiro e em datas diferentes. Ambas cumprirão pautas distintas, mas as belezas naturais do litoral do Piauí e Delta serão o foco das duas equipes de TV.
Fonte/Rapidinhas do Proparnaiba

Justiça Eleitoral torna pública relação de eleitores passíveis de cancelamento


A Excelentíssima Senhora Doutora Gláucia Mendes de Macedo, Juíza Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba, tornou público na última terça-feira (26), pelo prazo de 30 dias, a relação de eleitores, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral, com as inscrições dos eleitores passíveis de cancelamento em virtude de ausência nos três últimos pleitos.

Clique para ver a íntegra do Edital contendo a relação dos títulos sujeito a cancelamento.

Jornal da Parnaíba | Fonte: PCN

Tem início o 4º período de defesos do caranguejo de 2013


Teve início nesta terça-feira (26) e prossegue até o dia 3 de março, a temporada do defeso do caranguejo-uçá, em obediência ao disposto na Instrução Normativa Conjunta MPA-IBAMA nº 1/2013, publicada no Diário Oficial da União, de 10 de janeiro de 2013.

A captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a armazenagem e a comercialização do caranguejo-uçá (Ucides chordatus), em todos os estados do Nordeste e no Pará, estão proibidos durante os seguintes períodos de 2013, que correspondem ao período da andada:
  • de 12 a 17 e de 28 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • de 11 a 16 e de 26 de fevereiro a 3 de março, e 
  • de 12 a 17 e 28 de março a 2 de abril.

Os pescadores têm até o último dia útil anterior ao início do defeso, para declarar seus estoques. Os catadores que forem flagrados capturando os caranguejos no período defeso ou os comerciantes, bares e restaurantes que deixarem de declarar estoque estão sujeitos a diversas punições que incluem pagamento de multa e prisão. Os caranguejos apreendidos serão devolvidos aos manguezais ou doados para instituições carentes.

Jornal da Parnaíba

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Padre Vittorio envia mensagem aos seus paroquianos por ocasião do Tempo Quaresmal

 Queridos  amigos e irmãos, filhas e filhos amados: Paz!!


     Entramos nestes dias na longa peregrinação da Quaresma. Carregamos no coração o íntimo desejo de reavivar em nós, vencendo todo esquecimento, a memória da beleza do nosso primeiro encontro com Cristo e aquela alegria que jorra da contemplação da sua presença que ilumina e transfigura toda nossa vida.  Queremos alcançar aquela certeza que, lá na montanha da Transfiguração, levou o Apóstolo Pedro a gritar: “É bom para nós estarmos aqui!”.

                          Precisamos muito deste tempo de graça. Precisamos retomar a luta contra toda distração e superficialidade que, no nosso dia-a-dia, agridem os nossos corações e tornam a nossa fé frágil e irrelevante: não mais uma fé forte, ardente, ousada, fonte de alegria e de paz e sim uma fé sem intensidade, sem beleza, incapaz de gerar aquele ardor  e coragem que caracterizam a vida de quem crê.

                       Como nos lembra o Papa Bento na sua mensagem para a Quaresma, temos que resgatar a coragem da luta contra tudo o que, levando-nos a trilhar os caminhos das ilusões, nos impede de experimentar e testemunhar a alegria que nos vem da beleza do encontro renovado com Cristo. “Neste ‘Ano da Fé’ - nos fala o Papa - a Quaresma é o tempo favorável  para redescobrir a fé em Deus como critério-base de nossa vida e da vida da Igreja. Isso implica sempre uma luta, um combate  espiritual, porque o espírito do mal, naturalmente, se opõe à nossa santificação e quer que nos desviemos do caminho de Deus.  Mas o tentador é bem dissimulado: ele não empurra diretamente para o mal, mas para um falso bem, fazendo-nos crer que as verdadeiras realidades são o poder e aquilo que satisfaz as necessidades primarias. Deste modo, Deus passa a ser secundário. Não tem mais valor. Desaparece! Nos momentos decisivos da vida, e mais ainda, olhando com atenção, em cada momento, nos encontramos diante de uma encruzilhada: ‘queremos seguir o eu ou servir a Deus?...”.

                      Nesta caminhada quaresmal,  que nos é proposta pela Igreja, queremos subir, com o Papa Bento, à montanha sagrada para aprendermos novamente a servir a Deus - como ouvimos no último Ângelus rezado por ele neste domingo da transfiguração –  Unidos a ele, queremos entrar no caminho árduo e necessário da oração, isto é de um renovado encontro com Cristo que, no esplendor de sua glória, reavive em nós a alegria da fé. Assim transfigurados queremos acolher o convite do Papa Bento: “No tenhamos medo de enfrentarmos o combate contra o espírito do mal:  importante é que o façamos com Ele, com Cristo, o Vencedor.”

                  Sim! Com Ele, cujo rosto resplandece diante de nós, queremos ir ao encontro dos homens e mulheres do nosso tempo para lhes oferecer, pelo testemunho da caridade, a alegria da fé que brota do reconhecimento da beleza de sua presença. Acompanhe-nos com a sua graça, neste tempo da caminhada da Quaresma, o Senhor: na sua infinita bondade, nos conceda, após os dias da penitência e da conversão, resgatada enfim a beleza e alegria do ser cristão, celebrarmos enfim reunidos os dias da Páscoa de Ressurreição. 

                       Que a bênção de Deus esteja conosco e preencha de paz o coração da cada um. A todos deixo, com carinho e ternura, o meu abraço fraterno.
Até breve, se Deus quiser. 

 Pe.  Vittorio. 
Fonte da imagem: http://paroquiatibiri02.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...