segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Didiê de Ilha Grande perde e está fora da Copa Norte

Didiê de Ilha Grande perde e está fora da Copa Norte

Didiê de Ilha Grande
O representante da cidade de Ilha Grande na Copa Norte de Futsal, o time do Didiê jogou na noite de sábado (28/01) às 19h30min, em São Bernardo no Maranhão contra a equipe de Magalhães de Almeida-MA.

A partida em São Bernardo terminou com o placar de 8 a 4 favorável a Magalhães de Almeida-MA. Com a derrota o Didiê está fora da competição, já a equipe maranhense está classificada para a disputa das quartas de finais.

Por Gilson Brito
Foto: Gilson Brito

CIA lança termos para preenchimento de vagas para estágio e voluntariado

CIA lança termos para preenchimento de vagas para estágio e voluntariado

A organização não governamental Comissão Ilha Ativa – CIA com escritório localizado no Hotel Delta, sala 207 no 2º andar, bairro Centro em Parnaíba, litoral do Piauí, divulgou nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, cinco documentos que são termos de referência para pessoas interessadas em estágios e principalmente no trabalho voluntário junto aos projetos desenvolvidos pela ONG.
Destes cinco termos, foram disponibilizadas seis vagas, distribuídas da seguinte forma: Uma vaga para administrativo (termo 01); duas vagas para projetos (termo 02); uma vaga para Educação Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta (termo 03); uma vaga para monitoramento e Educação Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta (termo 04); e uma vaga para monitoramento do Projeto Tartarugas do Delta (termo 05).
Veja documentos em anexo:
Fonte/www.tartarugasdodelta.org.br

Vereador representa município de Ilha Grande na CONSOCIAL

Vereador representa município de Ilha Grande na CONSOCIAL


Fotos: Arlete do Nascimento/ Parnaíba e Litoral



Sexta-feira (27) em Parnaíba participei da 1° Conferência sobre transparência e Controle Social (CONSOCIAL)  com a presença de autoridades de 13 municípios próximos de Parnaíba. São eles: Joca Marques, Caxingó, Joaquim Pires, São João do Arraial, Caraúbas, Piripiri, Ilha Grande do Piauí, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Bom Princípio, Barras e Cajueiro da Praia 
Se fizeram presentes os Palestrantes Antonio Luiz Medeiros Filho (Controlador Geral do Estado), Alessander Mendes (Professor da Universidade Novafap), Elias Dib caddah Neto (Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí) e José Inaldo de Oliveira e Silva (Auditor Fiscal de controle externo do TRE/PI). 



Esta conferência regional foi muito instrutiva.
Vocês sabiam que a LEI COMPLEMENTAR Nº 131, DE 27 DE MAIO DE 2009assegura dentre outras coisas:


Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: 
I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 
II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; 
III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.”(NR) 

Ou seja as prefeituras vão ter que expor as notas fiscais, as notas de empenho e os recibos de todas as despesas disponíveis na internet.

Link para a Lei Complementar 131 na íntegra.
Fonte/edmarcidadaniaemmovimento.blogspot.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

Liberada a captura e comercialização do caranguejo de 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Unidade do Ibama em Parnaíba-PI

A partir desta segunda-feira (30 de janeiro) até o dia 7 de fevereiro está liberada a captura e comercialização do caranguejo-uçá de acordo com portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

Durante o período de defeso (proibição da captura e comercialização) o IBAMA, através da sua Superintendência no estado do Piauí que em Parnaíba funciona na Rua Merval Veras nº 80, bairro Do Carmo estará fiscalizando com rigor. As datas do defeso para o ano de 2012 foram definidas em 06 períodos, sendo 02 em janeiro, 02 em fevereiro e 02 em março.

O calendário completo é o seguinte:
•Janeiro – 10/01 a 15/01 e 24/01 a 29/01
•Fevereiro – 08/02 a 13/02 e 22/02 a 27/02
•Março – 09/03 a 14/03 e 23/03 a 28/03
Redação/Jornal da Parnaiba

RESULTADO FINAL DO TORNEIO DE FUTEBOL AMADOR FRANCISCO FARIAS (JATOBÁ)

RESULTADO FINAL DO TORNEIO DE FUTEBOL AMADOR FRANCISCO FARIAS (JATOBÁ)
AUTO ESPORTE 5 X 2 Vassouras
ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO:
LIGA DESPORTIVA DE ILHA GRANDE - LDGI
E CLUBES FILIADOS

Dois feridos na PI 116 em colisão de moto com vaca

Antônia Maria Sousa Viana, esposa do mototaxista

Por volta das 19horas deste sábado (28), uma moto Titan 150 colidiu contra uma vaca que estava no meio da PI 116, rodovia que liga a comunidade Labino à Praia da Pedra do Sal no município de Parnaíba.

Em consequência do acidente, saíram feridos, o mototaxista Carlos Alberto da Silva 37 anos (condutor da moto) residente à Rua Bernardo José de Lima, n° 32, bairro Mendonça Clark, em Parnaíba e sua esposa que andava na garupa da moto Antonia Maria Sousa Viana.
Carlos Alberto da Silva, condutor da moto
Informações de populares dão conta de que o impacto foi tão grande que a vaca morreu logo após o acidente. As vítimas sofreram escoriações e hematomas sendo socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba-PI. 

Edição: Jornal da Parnaíba com informações de Yuri Gomes/Blog do Yuri Gomes

Mototaxista atropela e mata animal na estrada da Pedra do Sal

Mototaxista atropela e mata animal na estrada da Pedra do Sal

No último sábado (29), por volta das 18:30 horas um mototaxista que seguia para a Pedra do Sal bateu em uma vaca, que morreu no local. O mototaxista e sua passageira tiveram escoriações pelo o corpo e foram encaminhados pelo SAMU para o Hospital Dirceu  sem risco de morte.
De acordo com a policia militar o que pode ter causado o acidente foi a falta de iluminação no local. 

Populares aproveitaram para abastecer suas panelas com a carne do animal morto já que o proprietário não apareceu no local do acidente. 





Fotos Gleytoney Miranda/Edição Blog do Pessoa

sábado, 28 de janeiro de 2012

IV Encontro de Educação acontecerá em Ilha Grande-PI

Ilha Grande
A partir do dia 1° de fevereiro, será realizado no município de Ilha Grande do Piauí, o IV Encontro de Educação, que pretende reunir todos os profissionais de educação do município.
Durante o encontro, serão abordados temas voltados para a educação ambiental, o ensino EJA no Brasil, e também uma Capacitação dirigida pelos Diretores Administrativos e Coordenadores Pedagógicos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO

Local: Salão Paroquial
Dia 01/02/2012
MANHÃ
Credenciamento e Abertura: 7h as 9h
Palestra das 9h as 11h: “Educação básica: compromisso de todos (criança, família e escola)”
Me. Antenor Filgueiras Lobo Neto- Promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível
TARDE
Palestra das 13h as 15h- “Ética Profissional, Um compromisso social.”
Esp. Nanci Costa da Silva
Palestra das 15h as 17h- “Leitura e produção de texto: propostas para construção de sentidos”
Esp. Allan de Andrade Linhares

Dia 02/02/2012
MANHÃ
Palestra das 7h as 9h- “Políticas e desafios da EJA no Brasil”
Ma. Regina de Fátima Mendes Schmidlin
Palestra das 9h as 11h- “Educação inclusiva: uma prática de todos nós”
Esp. Filomena Maria Gomes de Souza Santos
TARDE
Palestra das 13h as 17h- “Metodologias em Educação Ambiental”
Ma. Francinalda Maria Rodrigues da Rocha - Projeto Tartarugas do Delta

Dia 03/02/2012
Capacitação dirigida pelos Diretores Administrativos e Coordenadores Pedagógicos em suas respectivas escolas e turnos de trabalho.

Dia 04/02/2012
Oficina das 7h as 11h/13h as 17h- “Confecção de materiais lúdicos e pedagógicos”Esp. Filomena Maria Gomes de Souza Santos Somente para docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Maria de Lourdes dos Santos Souza. 
Ascom
Edição: Proparnaiba.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ICMBio se posiciona sobre preservação de áreas na Ilha Grande

Analista ambiental, Silmara Erthal/ Imagem: Proparnaiba
O blogueiro de Ilha Grande do Piauí, Gilson Andrade, denunciou no último sábado (21/01), que pescadores e agricultores da referida cidade estariam sendo prejudicados por ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade,
já que não poderiam mais fazer roças às margens dos rios.


Os moradores alegam que os plantios fazem parte da renda mensal e que estas proibições desestabilizam economicamente as famílias que exploram as áreas.

De acordo com a analista ambiental e chefe da Unidade de Conservação da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Silmara Erthal, tudo o que foi feito na Ilha Grande está na legislação ambiental, são recomendações necessárias e legais.

O que aconteceu no município, segundo ela, é que a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) em uma visita técnica detectou que os populares que vivem na região e utilizam as terras para o plantio de arroz estavam utilizando agrotóxicos que causam contaminação, e consequentemente torna-se prejudicial à saúde.

Ela lembra que é importante que a área seja preservada, não fazendo o desmatamento da mata nativa (jequiri, calumbin e junco). E quando forem realizados “roça”, que estas sejam feitas a 30 metros de distância do rio.

A analista ambiental, Silmara Erthal, finaliza dizendo que está sendo feito um planejamento para uma reunião da ADAPI no mês de fevereiro do corrente ano, na cidade de Ilha Grande junto aos produtores e pescadores artesanais, com o intuito de alertá-los sobre consequências danosas do uso de agrotóxicos que prejudicam o meio ambiente e em decorrência disso, à saúde do homem. Além disso, será feito um informativo acerca da legislação ambiental para que estes sejam informados das áreas que devem ser preservadas.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com
Imagem dos produtores: Gilson Andrade

Campanha da Fraternidade 2012

Fonte/paroquiansdaconceicao.blogspot.com

Ilha Grande do Piauí chega a maioridade sem festas e foguetes

Ilha Grande do Piauí (Foto: Gilson Andrade)

O município de Ilha Grande do Piauí chega a maioridade. Nesta quinta-feira (26) o município completou 18 anos de emancipação política, sem festas, sem foguetes e sem comemoração.

A sede fica no Morro da Mariana na Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do Delta do Parnaíba, e tem como prefeita Joana D’arc.

Ilha Grande do Piauí tem uma população de aproximadamente 9 mil habitantes. Possui uma área de cerca de 134,32 km² e um PIB per capta de 2.210,00 reais. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. O Porto dos Tatus na Ilha Grande é por onde saem as embarcações para o passeio no Delta do Parnaíba e por isto o município é considerado o Portal para o Delta do Parnaíba, possui também um Santuário em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí.

O município de Ilha Grande do Piauí foi desmembrado de Parnaíba no dia 26 de janeiro do ano de 1994 na gestão do governador Freitas Neto. A emancipação de parte da Ilha Grande de Santa Isabel, conhecida pelos mais antigos pelo nome de Morros da Mariana quando desmembrada passou a se chamar de Ilha Grande do Piauí. Este município hoje faz parte da microrregião do Litoral Piauiense e da qual fazem parte outros doze municípios, incluindo o maior deles, Parnaíba, com seus pouco mais de 150 mil habitantes.

O pesca, a cata do caranguejo-uçá e a agricultura, principalmente o plantio de arroz nas vazantes do rio Tatus, são as principais fontes de renda dos ilhagrandenses. Anualmente, no mês de novembro é realizado o tradicional Festival do Caranguejo. O artesanato tem seu ponto forte nas complexas rendas de bilro, conhecida no mundo inteiro, produzido pelas rendeiras do Morro da Mariana.
 Redação: Jornal da Parnaíba

O Delta do Parnaíba visto por dentro

Por do sol na foz do Rio Igaraçu em Luis Correia-PI no Delta
do Parnaíba (Foto: Bertolino Rodrigues)

O Delta do Parnaíba é um dos únicos do mundo em pleno mar aberto e é formado pelo rio Parnaíba que possui 1.485 km de extensão, e o delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem é exuberante e repleta de dunas, mangues e ilhas fluviais que garantem um cenário paradisíaco dessa região do estado do Piauí. 

O responsável pela descoberta desta região foi Nicolau Resende, por volta do ano de 1640, que aconteceu por acaso, num naufrágio próximo à foz do Rio Parnaíba. O capitão perdeu dezenas de toneladas de ouro e prata e passou os 16 anos seguintes procurando seu tesouro pelos labirintos formados pelo Delta, não obtendo sucesso.

Porto dos Tatus, por onde saem os barcos para o passeio
no Delta do Parnaíba (Foto: Moraes Brito)
A região, formada por várias cidade litorâneas, oferece uma boa infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes onde são servidas comidas típicas, em especial os frutos do mar (caranguejo, camarão e pescado, dentre outras iguarias).

Na Ilha Grande de Santa Isabel, a maio do Delta, o visitante encontra várias opções: A praia da Pedra do Sal, Morros da Mariana e suas rendas de bilro, além do Porto dos Tatus, portal de entrada para o Delta do Parnaíba.

Na Ilha do Caju, a mais preservada do Delta, por ser totalmente particular e administrada  pela família Clark, ingleses que chegaram no início do povoamento da região, há uma pousada rústica onde os ambientalistas e pesquisadores procuram asilo e isolamento. A Ilha das Canárias tem opções de boas pousadas que oferecem estruturas completas de estadia e lazer. Vale ressaltar que estas duas ilhas pertencem ao município de Araioses (MA).

Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba (Foto: Moraes Brito)
Curiosidade:
O povoado de Carnaubeiras, no Delta do Parnaíba, abriga a maior comunidade de "catadores" de caranguejo-uçá do país e fica a cerca de 30 km da sede dom município de Araióses-Ma.

À noite, as atrações na região não terminam. A grande pedida é sentar-se à margem do Rio Igaraçú e provar os deliciosos frutos do mar, que os restaurantes locais oferecem, ou então um barzinho da Avenida São Sebastião no coração de Parnaíba. O Complexo Cultural e Arquitetônico do Porto das Barcas no centro histórico de Parnaíba é um local ideal para compras de artesanato sem contar com os bares e restaurantes com música ao vivo que abrem quase que diariamente. 
Redação: Jornal da Parnaíba

Vereador Edmar comenta matéria sobre Emancipação de Ilha Grande-PI


Recebemos por E-Mail um comentário do Vereador Edmar o Sargento sobre a matéria "A Emancipação de Ilha Grande do Piauí foi um erro político" do jornalista Pádua Marques.
Segue abaixo o texto:
Concordo plenamente quando em sua matéria “A Emancipação de Ilha Grande do Piauí foi um erro político”, afirma a falta de lideranças empresariais e políticas no município.
Venho salientar que o cerne desta questão explícita no artigo vem encontrar a origem na deficiência educacional da população que não foi educada politicamente para se desvencilhar dos velhos jogos políticos, ainda no período da troca de favores, transferência de votos clientelismo, apadrinhamento político, nepotismo, numa completa falta de informação. Bem como ilustra de forma bem humorada o filme regional “Ai que Vida”.
Luto através do meu mandato para que esta situação mude, mas é uma luta de Davi contra Golias.
Só para se ter uma ideia apresentei uma emenda no Orçamento 2010 realocando recursos para que se criasse um Centro de Comercialização de produtos da terra (artesanatos diversos, doces, comidas típicas variadas, etc.) e que fosse informatizado para estar apto a fornecer informações sobre o município e seus diversos pontos turísticos. Estive reunido ainda com universitários do Curso de Turismo para juntos pensarmos em soluções, eis algumas: 1 – Elaboração de um Calendário Turístico, incluindo festas religiosas e culturais como o Festival do Caranguejo, a Semana do Peixe, o Festival do Caju e da Castanha, a Festa das Flores, o Bumba-meu-Boi, os Folguedos, as Pastorinhas, enfim a riqueza cultural e gastronômica que nos é própria; 2 – Criação e Divulgação de Novos Roteiros Turísticos com pontos ainda inexplorados; 3 – Planejamento com setores da sociedade de ações que visem alavancar a Geração de Emprego e Renda, melhorando a qualidade de vida da população através de um turismo sustentável.
Marcamos uma reunião com a prefeita, onde apresentamos as ideias, mas até agora nada foi implementado.
Cobramos de imediato que fosse instalado, pelo menos, um Posto de Informação Turístico, o que foi feito, após uma caiação no “Antigo Posto Telefônico”, e funcionou cerca de 40 dias entre os meses de abril e maio/2010, quando aproximou-se a alta temporada junho-julho-agosto, o posto encontrava-se fechado.
Mas obstante todos os acontecimentos, DISCORDO com o tão perspicaz jornalista. É verídico o fato sengundo o que citado no artigo “nunca demonstrou interesse em se desenvolver sozinha.”. Mas, não podemos nos conformar e temos que empreender uma luta feroz contra a ignorância e as velhas ideologias arraigadas na mentalidade popular.
Até mesmo Parnaiba, há pouco tempo vivia nos mesmos moldes e tradição do coronelismo com uma e outra família se revezando no poder, um sistema onde a cidade estava estagnada, não havia empregos que não fosse por apadinhamento, muitos foram as vítimas das perseguições políticas! Ultimamente é que Parnaíba passou a respirar um “Ar” mais democrático e desenvolvimentista.
Assim também espero e faço parte desta mudança.
Outros motivos que alego para defender a continuidade de uma Ilha Grande Emancipada são:
1 – Recursos Próprios;
2 – Políticas Públicas Peculiares ao Município;
3 – Convênios Diretos com o Governo Federal que comtemplam cidades com menos de 20mil/hab
Tenho as raízes no passado, os pés no presente, mas os meus olhos estão voltados para um futuro de esperança para Ilha Grande.
Assim como Parnaiba está começando a mudar, com Ilha Grande também há de acontecer.
Pois penso que administrar é ousar acreditando no futuro e na capacidade de transformação das pessoas.

Vereador Edmar "O Sargento"