domingo, 30 de outubro de 2011

Festival do Caranguejo 2011 no município de Ilha Grande

Festival do Caranguejo 2011 no município de Ilha Grande


Festival do Caranguejo 2011 no município de Ilha Grande.

Ilha Grande será beneficiada com a inauguração de uma unidade do CEREST em Parnaiba

Ilha Grande será beneficiada com a inauguração de uma unidade do CEREST em Parnaiba.


O Centro vai atender os 11 municípios que compõem a macrorregião e uma população estimada de 243.080 habitantes (Parnaíba, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Murici dos Portelas, Cocal e Cocal dos Alves).
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Govero do Estado do Piauí

Dia Nacional da Juventude


Dia Nacional da Juventude


“Vocês são o futuro do mundo, vocês são a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança.” (Papa João Paulo II sobre a juventude) 
 
A  Pastoral da Juventude, parabeniza todos os Jovens de nossa Paróquia!
Fonte/Rony Carvalho Farias

Café da Manhã na Secretaria Municipal de Saúde

Café da Manhã na Secretaria Municipal de Saúde
Fotos/José Anselmo
Em comemoração ao dia do Servidor Público Municipal foi realizado um café da manhã na Secretaria Municipal de Saúde na manhã de quinta-feira dia (27/10).

Fonte: Gilson Andrade

Festa do Servidor Público Municipal no Clube do Marreca

Festa do Servidor Público Municipal no Clube do Marreca


Fotos/Gilson Andrade
O Sindicato dos Sevidores Publicos Municipais realizou na noite desta sexta-feira(28/10)a festa do Servidor Público Municipal no Clube do Marreca no Bairro Cal.
Regada a cerveja,churrasco e boa música,a festa seguiu até altas horas.
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade

Treinamento em Argila na Associação Artesanal do Barro Vermelho

Treinamento em Argila na Associação Artesanal do Barro Vermelho

Rotas Verdes Brasil avança no Nordeste brasileiro com imagens impressionantes


Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
Foto: Fernanda Lara

O documentarista de natureza da ipatinguense Fauna e Flora Documentários, Fernando Lara, completou na quinta-feira (27) seis meses de trabalho pelas áreas brasileiras de preservação. Nessa reportagem especial estão outras mostras das imagens captadas pela expedição.

Até o dia 17 de dezembro, o profissional estará em campo para completar os 18.000 quilômetros de percurso no registro de 30 unidades de conservação.

Nesta semana, Fernando Lara realiza uma parte especial da expedição: o Nordeste brasileiro. “Procuramos neste projeto fazer a documentação de áreas com formações geológicas peculiares, únicas, com belezas inexistentes em qualquer lugar do mundo. Esta região tem muitas áreas de grande interesse ambiental”, justifica.



Pedra do Sal em Parnaíba
Foto: Edilson Moraes Brito
Entre elas está a Área de Preservação Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba nos litorais do Maranhão, Piauí e Ceará. O Delta do Parnaíba é na verdade a foz do Rio Parnaíba que se ramifica de uma maneira diferente das que encontramos em outros cursos d'água. A desembocadura ocorre em cinco braços que se subdividem em outras ramificações formando 70 ilhas separadas por diversos canais fluviais.

O delta do rio Parnaíba é o único das Américas em mar aberto. Formações semelhantes somente nos rios Nilo (Ásia) e Mekong (África). O nome delta é uma analogia à letra grega ?.

Do litoral para o interior, Fernando Lara já passou também pelo Parque Nacional das Sete Cidades (PI) onde encontrou estruturas de pedra esculpidas pelo tempo que lembram animais e seres humanos. “É curioso observar estas ‘esculturas’ e lembrar que todas estas formações, que aguçam nosso imaginário, foram formadas pela força da água e do vento durante milhares de anos”, afirma.

Lagoa do Portinho em Parnaíba
Foto: Edilson Moraes Brito
Cidades, Fernando Lara seguiu para o Parque Nacional de Ubajara (CE) na Serra do Ibiapaba que apesar de estar em uma região de caatinga possui um clima ameno devido a sua altitude de 847 metros em relação ao nível do mar.

Seridó
Os trabalhos continuam esta semana pela Estação Ecológica do Seridó (RN). Em seguida retornam ao litoral para os registros da APA Costa dos Corais (AL/PE), seguindo até a foz do Rio São Francisco na APA do Piaçabuçu e depois para o sul da Bahia no Parque Nacional do Pau Brasil antes de chegar ao Espírito Santo. Esta semana, a Fauna e Flora Documentários fechou uma parceria com o Projeto Muriqui em Caratinga onde Fernando Lara irá finalizar os trabalhos de campo antes de retornar ao Vale do Aço.

Especial
A Rotas Verdes Brasil também divulgou no site oficial uma matéria especial sobre os impactos da caça de animais silvestres no país. São imagens chocantes e um relato impressionante do documentarista de natureza Fernando Lara que conversou com caçadores e proprietários de terra em diversas partes do país. 

Sobre
A Rotas Verdes Brasil é uma expedição realizada pela Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Honda Mavimoto. Fernando Lara percorrerá 18.000 quilômetros pelo país documentando 30 unidades de conservação de 20 estados em um trajeto previsto para ser concluído em oito meses. O objetivo é a produção de um livro digital que será disponibilizado gratuitamente pela internet em quatro idiomas: inglês, português, espanhol e japonês.
A expedição possui diversos patrocinadores e parceiros, entre eles o DIÁRIO DO AÇO e a gráfica Art Publish. Acesse: www.rotasverdesbrasil.com.br
Jornal da Parnaíba | Fonte: Diário do Aço

Ilha Grande do Piauí e o Festival do Caranguejo


Ilha Grande. Foto: Gilson Andrade
No período de 11 a 13 de novembro, será realizado o 6º Festival do Caranguejo na cidade de Ilha grande do Piauí. O festival já é uma tradição da cidade que recebe milhares de turistas nesse período.
Veja matéria Perigo ao transitar pela estrada que leva à cidade de Ilha Grande.
Em agosto de 2011, o proparnaiba fez uma matéria a respeito da principal estrada de acesso à cidade que é uma verdadeira pista de obstáculos.

Estamos há pouco mais de dez dias para o festival e a estrada continua do mesmo jeito: esburacada e sem sinalização. Outro acesso pelo povoado Labino, também se encontra em péssimo estado. Então, você escolhe por onde quer ir.
Veja video.
Chegando na cidade, se observa que a principal via asfaltada há anos necessita de um recapeamento, não estranhe.
A cidade possui uma delegacia de polícia, mas, faltam policiais. Apenas quatro policiais militares que se revezam na vigia do prédio, pois, sozinhos não podem atender ocorrências. Ligam para Parnaiba para mandar uma guarnição. A viatura que servia à população ficou danificada num acidente e a Secretaria de Segurança não mandou outra para substitui-la, no entanto, tem uma viatura, um jeep troller, que há anos está parado por falta de manutenção em meio ao mato daquela delegacia.
Ao sair da delegacia, rumo ao povoado labino, cerca de 1,5 km, o cenário de um lixão a céu-aberto pode ser visto. O lixão fica a 150 metros da estrada, perto de residências onde crianças brincam sem se dar conta do perigo que correm.


Será que os governos estadual e municipal estão preocupados com a segurança da população, ou nem aí pra imagem que os turistas irão levar da cidade? É assim que se faz turismo?
Fonte/Carlos Eugênio da Costa
Fotos/Dora Rodrigues

Professores de Ilha Grande em capacitação do Tartarugas do Delta


No último dia 22 de outubro os professores das escolas municipais de Ilha Grande participaram de uma oficina sobre aula de campo na Praia de Pedra do Sal com a temática “Percepção Ambiental”.
O encontro iniciou com a dinâmica de compromisso com o “Meu Ambiente” onde cada participante apresentou como interligar o ambiente com a educação e em seguida ecoaram as seguintes palavras de ordem: “Educação de Qualidade”.
“Sentir o outro com o objetivo de integrar e tirar as amarras do egoísmo nos tornando únicos na defesa socioambiental faz com que passemos a nós sentirmos parte do mundo”, revelou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha.
Os participantes foram convidados a fazer um mergulho nos elementos da natureza utilizando os sentidos: audição, tato, visão, paladar, olfato. O trabalho foi orientado pela coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana. “No percurso a caminho do mar encontramos lixo, mas também a terra seca e molhada, o ar, o sol, pedra e água”, informou a bióloga. 
Ao realizar um mergulho sobre os quatro elementos da natureza: terra, água, solo e ar os professores do município de Ilha Grande passaram a se sensibilizar para perceber a natureza utilizando os órgãos do sentido. “Esses elementos na modernidade passam despercebidos pela pressa de viver o cotidiano”, disse Werlanne.
Em seguida, as técnicas do Tartarugas do Delta, Edlayne Santana, Jordana Brito e Maryfrances Castro mostraram o comportamento reprodutivo e não reprodutivo das tartarugas marinhas falando da identificação do rastro, o motivo da procura da praia durante a noite e a volta para reproduzir no mesmo local que nasceram, os passos de preparação para postura dos ovos e como estes animais atuam no papel de sentinelas ambientais. Vídeos também foram usados para facilitar o entendimento.
“O interesse dos professores foi valioso para o aprendizado que se deu pela curiosidade e apresentação do que já observaram no seu cotidiano”, falou Werlanne Santana.
Os professores tiveram a oportunidade de um momento real de confraternização com um almoço realizado em uma barraca na praia de Pedra do Sal.
Na parte da tarde foram repassados princípios necessários para realização de uma aula de campo e como direcionar o olhar e os outros órgãos do sentido. “Afloramos suas percepções com a condução de uma pessoa sem visão e inversão de papéis, descobrimos os tipos de cheiros, objetos que eram postos em suas mãos. As atividades serviram como integradoras, aprendizagem e direcionamento do sentido para o que está a sua volta” explicou Francinalda.
Apresentações de imagens para direcionar o olhar e verificar os efeitos que a tecnologia está causando rapidamente à humanidade. Questionamentos para resolução de problemas desta natureza foram postos para a produção de respostas por parte dos professores.
“Como resultado das atividades, elaboramos juntamente com os professores cinco planos de aula de campo, seguido roteiro a ser entregue aos educando na realização das atividades com as seguintes temáticas: plantio de árvores, conservação do Porto dos Morros, Portos em Ilha Grande, o lixo. Com a apresentação desta atividade pode-se perceber que os professores estão conscientes do que pode ser realizado e que é necessária a efetivação destas ideias” disse Francinalda Rocha.
Professores participantes e técnicos do Tartarugas do Delta avaliaram o encontro como ótimo, pois segundo eles, proporcionou compartilhar experiências, aprendizado, participação, assinalado no formulário preenchido pelos discentes. 
Edição: Proparnaiba.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...