terça-feira, 31 de maio de 2011

Barra do Feijão Bravo: uma das belezas do Delta do Parnaíba


Piscina natural na Barra do Feijão Bravo.
Entre a Ilha das Canárias e dos Potros, existe um lugar de incrível beleza, indescritível paz e de singular contato com a natureza. A barra do Feijão Bravo que com pequeno lençol de dunas, abriga belas piscinas naturais. Um belo cenário que vem sendo descoberto por turistas.
Que o Delta do Parnaíba é um dos mais belos, ricos e importantes pontos turísticos do Brasil, isso todo mundo sabe. Entretanto, a importância que vem sendo dada a algumas ilhas e pontos tem feito com que, cada vez mais, o único Delta em mar aberto das américas, seja mais e mais frequentado por turistas do mundo todo.
Nesta segunda, 31, último dia do mês mariano, registramos algumas imagens da Barra do Feijão Bravo, que fica localizada entre a Ilha das Canárias e a Ilha do Potros, logo após a localidade Barreira. O nome, Barra do Feijão Bravo, se deve a plantação de feijão que existia no local, bem como, por ter sido durante muito tempo, uma das foz do Delta e que acabou sendo completamente assoreada, por conta de um navio que naufragou na década de 60 e provocou o assoreamento.
A formação de várias dunas  dá origem a um pequeno lençol de incrível beleza e que abriga lindas piscinas naturais de águas mornas, doces e cristalinas. Vários turistas estão pedindo já nas agências ou diretamente aos proprietários de lanchas particulares para passeios, para conhecer a Barra do Feijão Bravo.
Veja mais imagens do Delta do Parnaíba:

Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Liga Desportiva do município de Ilha Grande têm novo presidente.


A Liga desportiva de Ilha Grande têm novo presidente,Marcos Henrique.
A eleição para a nova diretoria da Liga Desportiva de Ilha Grande aconteceu neste domingo(29/05) de 8:00 da manhã às 16:00 horas na colônia de pescadores.
Participam da Liga Desportiva 16 times,sendo que 66 pessoas estavam aptos a votar,foram 39 votos válidos e um em branco.
Fotos/Liga Desportiva de Ilha Grande
Publicado por: Gilson Andrade 

Fim de semana marcado por nascimento de tartarugas no litoral

Tartaruga-de-pente no momento em que nasce.
No final da tarde de sábado (28) os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, acompanharam o nascimento de filhotes da espécie tartaruga-de-pente.
A eclosão aconteceu na Praia do Coqueiro na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, e teve início ainda durante o pôr-do-sol de sábado, o nascimento das tartarugas varou a madrugada de domingo (29). Durante o evento, quatro técnicos do projeto se revezaram em turmas de dois para realizar a colocação dos filhotes na água em virtude da grande distância que o ninho estava do mar.
Este ninho foi confeccionado próximo à casa do pescador local, Francisco Raimundo, conhecido na comunidade por “Seu Mundico”. “Ele nos auxiliou durante a realização dos monitoramentos, tornando-se assim um importante colaborador do projeto”, disse a coordenadora técnica, Werlanne Santana.
Até o final do trabalho, a equipe introduziu 81 filhotes no mar para seguir sua jornada.
 Sobre a Tartaruga-de-pente:
A tartaruga-de-pente ou tartaruga-de-escamas (Eretmochelys imbricata), também conhecida pelos nomes de tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira, é uma tartaruga marinha da família dos quelonídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. Espécie criticamente ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada, ela possui carapaça medindo entre 80 e 90 cm de comprimento, coberta por placas córneas imbricadas que fornecem um material utilizado na confecção de diversos utensílios. 
Sobre o Projeto:
O Projeto Tartarugas do Delta assume o compromisso de realizar ações de conservação de tartarugas marinhas na região da APA Delta do Parnaíba, em particular no litoral do Piauí, através do monitoramento de praia e ações de educação ambiental. A equipe é composta por biólogos, estudantes, voluntários e representantes da comunidade (pescadores e surfistas) que contribuem com os levantamentos de dados sobre as tartarugas marinhas. Acreditamos que a pesquisa em parceria com a comunidade é fundamental no contexto da sustentabilidade. A partir do ano de 2011, o projeto conta com o patrocinio da PETROBRAS, através do PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL, e tem como representante jurídico, a Comissão Ilha Ativa (CIA), instituição sem fins lucrativos. 
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O Projeto Tartarugas do Delta está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. A APA Delta do Parnaíba foi criada pelo Decreto Federal s/n° em 28.08.1996. Está inserida em áreas dos municípios de Barroquinha e Chaval, no Estado do Ceará; Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí; e Araióses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Estado do Maranhão. É considerada uma unidade de conservação costeira federal que possui uma porção marítima e outra continental. Entretando, a área de abragência deste projeto engloba o litoral piauiense e Ilha dos Poldros, ilha oceânica situada no municipio de Araioses, Maranhão.
AÇÕES
1-    Pesquisa: Monitorar as tartarugas marinhas
·         Quantificação do número de desovas, de ninhos, nascimento e soltura de filhotes introduzidos no mar durante a temporada reprodutiva.
·         Quantificação do número de encalhes (animais encontrados na praia) mortos ou vivos.
·         Acompanhamento das atividades pesqueiras e registros de avistagens (tartarugas encontradas no mar).

2-    Educação: Realizar campanha de Educação Ambiental
·         Sensibilização ambiental para as questões ambientais: comunidade em geral
·         Realização de oficinas de educação ambiental para professores e alunos.
·         Capacitação de colaboradores das comunidades sobre as técnicas de reanimação e reintrodução de tartarugas marinhas.

As atividades de educação ambiental serão realizadas nas escolas (professores e alunos) e na comunidade pesqueira. Dentre as atividades escolares serão realizadas oficinas de capacitação com os professores de cada município da área de abrangência do projeto, na proposta de auxiliar no desenvolvimento de ações de educação ambiental local. As atividades contemplam limpezas de praia, estimulando a reflexão sobre as questões ambientais, o lixo e o impacto causado aos animais marinhos; palestras sobre o turismo pedagógico, promovendo habilidade para o professor realizar as aulas passeio. As oficinas serão realizadas nas datas propostas pelas Secretarias de Educação e Direção escolar de cada município.
3-    Geração de renda: Estimular o turismo pedagógico e ecológico
·         Elaboração dos roteiros pedagógicos na área de abrangência do projeto.
·         Estimular grupos produtivos de artesanato para confecção artesanal utilizando a imagem das tartarugas marinhas.

As ações de geração de renda serão desenvolvidas com os representantes da comunidade vinculados às associações de condutores de turista e ao artesanato. As atividades propostas para as associações de condutores visa estimular o turismo pedagógico através da elaboração de trilhas ecológicas para comercialização no período de baixa estação. Em relação às associações de artesanato, estaremos incentivando, através de oficinas, a confecção de peças artesanais utilizando a imagem da tartaruga marinha em seus produtos.
Edição: Proparnaiba.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Investigação: falsos pescadores estão na mira do Min. da Pesca

Falsos pescadores estão sob investigação do Ministério da Pesca por se apresentarem como trabalhadores da piscicultura aos sindicatos e associações de pescadores.
No Piauí a prática persiste ano após ano e vem causando indignação entre as pessoas que têm na atividade a única fonte de renda da família. A prática acontece porque durante a Piracema (período de desova dos peixes), entre 15 de novembro a 16 de março, os pescadores profissionais recebem auxílio do governo federal para não pescarem nos rios. Ao todo são quatro parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 545).
Para a pessoa comprovar que é pescador, é necessária apresentação de duas testemunhas no ato da inscrição nas associações e sindicatos da categoria espalhados em todo o Brasil. São as testemunham que garantem que o futuro beneficiário é realmente pescador e tem na atividade seu sustento. Mesmo assim, há quem burle as recomendações.
Muitos casos no Piauí de falsos pescadores foram presenciados no Estado. Os casos de falsos pescadores que foram pegos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Na-turais Renováveis) são encaminhados ao Ministério da Pesca e o benefício é suspenso. De acordo como presidente do Sindicato dos Pescadores do Piauí, Francisco Aquino, no ano passado houve muitas ocorrências de investigação nas cidades de Teresina e Palmeirais e nos municípios maranhenses de Parnarama e Timon, cujo o registro dos pescadores é feito no Piauí.
"A fiscalização do Ibama deve acontecer de forma rotineira porque mesmo sem o período da Piracema, tem gente pescando os peixes pequenos demais e desse jeito não tem como haver reprodução", enfatiza Aquino.
A Piracema compreende entre 15 de novembro a 16 de março. Nesta época, é proibida a pesca na bacia hidrográ-fica do Parnaíba. Para receber o benefício de um salário mínimo o Sindicato dos Pescadores age em parceria com o SINE (Sindicato Nacional do Emprego). O pescador artesanal também pode procurar o núcleo do Sine mais próximo da sua colônia munido dos documentos pessoais, atestado de filiação à colônia de pescadores e registro do INSS como segurado especial. No Piauí existem mais de dois mil pescadores cadastrados.
Diário do Povo.
Edição e foto: Proparnaiba.com

Piauí participa de encontro nacional de Biologia Marinha em Natal

Representantes do Projeto Tartarugas do Delta, realizado no litoral do Piauí, participaram do 3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha - 3º CBBM, realizado pela Associação Brasileira de Biologia Marinha.
O evento foi realizado entre os dias 15 e 19 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Praiamar, em Natal no Rio Grande do Norte. O 3º CBBM é realizado a cada dois anos e nesta edição do evento foi constituído por uma programação abrangente, envolvendo palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, mostras competitivas, exposições e reuniões paralelas sobre diversos temas relevantes de Biologia Marinha.
O Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizou contatos importantes com outros grupos que também atuam em projeto de conservação com tartarugas marinhas em outros estados brasileiros. A equipe participou de oficinas como: ‘’Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos’’, ‘’Atividades didáticas voltadas para o ensino de Biologia Marinha’’ e ‘’Fotografia como ferramenta científica’’.
Edição: Proparnaiba.com

Regional de Saúde de Parnaíba intensifica utilização do carro fumacê

Com o aumento das notificações de casos de dengue no município de Parnaíba, a 1ª Coordenação Regional de Saúde intensificou a utilização do carro fumacê; são dois carros trabalhando nos bairros onde existem maiores índices de infestação do mosquito.  Além de Parnaíba a ação também foi realizada em Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes, municípios prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.

O carro fumacê é utilizado quando há uma grande proliferação de mosquitos adultos e/ou quando as medidas de eliminação dos focos não são mais suficientes. O tratamento é feito durante 4 semanas no mesmo bairro, sendo aplicado 1 ou 2 vezes por semana dependendo da extensão do bairro.

Segundo o coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, Carlos Vinícius, é muito importante que a gestão dos municípios ofereçam suporte às equipes de campo para que as mesmas possam desenvolver seus trabalhos. “É válido ressaltar que a utilização do carro fumacê não é uma medida prioritária e sim complementar. O mais importante é uma ação eficaz das equipes de agentes de endemias no combate do vetor da dengue;” lembrou o coordenador.

De acordo com o boletim da 20ª semana epidemiológica divulgado no último dia 27 pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica da SESAPI, o Piauí apresenta 7.086 casos de dengue notificados. Apontando um aumento de 58,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.459 casos. Os três municípios com maior número de casos são: Parnaíba 410, Piripiri 822 e Teresina com 2.592. O Estado continua com 30 registros de Dengue com Complicação e 04 de Febre Hemorrágica de Dengue, confirmando 02 óbitos em conseqüência da doença.

Carlos Vinícius aponta ainda a importância da intensificação dos trabalhos feitos pelos municípios para diminuição dos casos da doença, destacando o trabalho dos agentes de saúde como um fator fundamental para esse combate. “As ações devem ser intensificadas uma vez que os números estão crescendo, os trabalhos dos agentes de saúde que estão em campo são essenciais na eliminação e diminuição da dengue. Mesmo com todos os trabalhos já realizados podemos observar que nos nossos municípios da Planície Litorânea os resultados ainda são insatisfatórios, por isso a necessidade da intensificação das ações;” concluiu.

Publicação: Jornal da Parnaíba
Fonte: Regional de Saúde de Parnaíba

domingo, 29 de maio de 2011

Campeonato Ilhagrandense de Futsal Infantil 2011


O campeonato infantil de futsal tem um novo ganhador,na final entre São Miguel e Perseverança,o clube do Baixão(rua 07)levou a melhor e se tornou o segundo campeão,o Perseverança de Carlos Antonio bateu pelo placar de 4x2 a equipe do São Miguel,no último sábado.
Foto/Gilson Andrade
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Beto Cury

I Campeonato Marianense de Futsal Infanto Juvenil em Ilha Grande


I Campeonato Marianense de Futsal Infanto Juvenil,faixa etária 15 anos.
Argentino Jr,Delta Esporte,Juventus,Perseverança,Trovão Azul.Os líderes são Argentino Jr da chave A com 13 pontos e União da chave B com 10 pontos.A próxima rodada será nesta terça feira(31/05) nos Morros entre Argentino Jr x Delta esporte;União e Juventus.
Foto/Gilson Andrade
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Beto Cury

em dia!!!!!!

Saiu dia 28 de maio 2011, o pagamento do salário dos funcionários efetivos e comissionados do município de Ilha Grande referente ao mês de MAIO.
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

Tragédia Anunciada na Ilha Grande



Por Sergio Rodox
Edição Blog do Pessoa 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Encerrou-se dia 28/05/2011, o curso de CORTE E COSTURA, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social no bairro Barro Vermelho.
O curso tem como finalidade a geração de emprego e renda para as famílias beneficiadas. Na oportunidade houve exposição das peças confeccionadas pelas alunas do curso. Esteve presente a Prefeita Joana D’arc, a Secretaria de Desenvolvimento social e outras personalidades.
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

Colégio Visão - Abertura Jogos Interclasse 2011

A abertura dos jogos de interclasse 2011 do Colégio Visão de Parnaíba, aconteceu na Quadra da APAE no dia 21 de maio às 18:30hs.
Com a seguinte programação:
  • Apresentação das equipes
  • Hino Nacional
  • Juramento do Atleta
  • Desfile(Gatora e Garoto Visão 2011 e Miss e Mister Visão 2011)
  • Apresentação musical com alunos da escola
  • DJ Will
(Patricia Oliveira "Garota Visão 2010", compareceu para a entrega das faixas.)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filho de Ilha Grande será o novo administrador da Paróquia de Pedro II

Padre Ronaldo Souza dos Santos, filho de Ilha Grande do Piauí, ordenado no dia 4 de agosto de 2007, na Diocese de Parnaíba, será o novo administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Paróquia de Pedro II).

Atualmente Padre Ronaldo está administrando a paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Domingos Mourão. Ele vai ocupar o lugar que será deixado pelo padre Reinaldo Nunes, que deixa a paróquia de Pedro II pela paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Piripiri.  A partir do dia 3 de julho deste ano, Padre Ronaldo assume sua nova função.
Foto/orkut

Jornal da Parnaíba Com informações de Beto Barros/180graus

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conheça o pequeno e fascinante Piauí

Situado na região Nordeste do país, o pequeno estado do Piauí, que há alguns anos abre suas portas para o turismo, começa a ganhar espaço quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura. Com apenas 66 quilômetros de litoral e uma geografia que varia de vales úmidos a Chapada das Mangabeiras, o Estado abriga o complexo Polo Costa do Delta e a Serra da Capivara. O complexo é declarado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco por conter vestígios do surgimento do homem no continente americano e formações geológicas de mais de 400 milhões de anos.
O Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas cuja foz deságua em mar aberto e, em seu caminho, vão surgindo praias fluviais. Seu delta forma um arquipélago com 2700 km² de área com mais de 80 ilhas e praias desertas. Em território piauiense, cruza as cidades Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, formando o Polo Costa do Delta. O delta serve também de cenário para a Rota das Emoções, um dos passeios mais famosos do Brasil.
 Em Parnaíba, dentre as muitas belezas naturais está a Lagoa do Portinho, cercada de dunas. Por lá acontece o Campeonato Mundial de Windsurfe, além de ser um dos lugares favoritos pelos praticantes de atividades náuticas. A Praia da Pedra do Sal é o point dos surfistas, mas gente de todo o canto aparece no final da tarde para apreciar o belo pôr-do-sol que se revela sobre as pedras. A praia foi batizada assim por causa de um fenômeno diário curioso: quando o mar está alto, as ondas quebram sobre imensas pedras, onde pequenos nichos ou depressões acumulam água e depois, com a evaporação, o sal.

Em Luis Correa, a Praia do Coqueiro é muito procurada para a prática de kitesurfe. Em Cajueiro da Praia, a visita ao Projeto Peixe-Boi Marinho é obrigatória, assim como ao balneário de praias desertas de Barra Grande. Já Ilha Grande é uma das mais belas paisagens do litoral do Piauí. Dunas, manguezais, lagoas formadas pelas águas das chuvas, rio e passeios de barco fazem dessa cidade quase uma parada obrigatória para quem visita a região. No antigo povoado Morro da Mariana é possível encontrar artesanato em rendas de bilro e em palha.
 Na Serra da Capivara, o viajante embarca numa máquina do tempo. Salpicada por mais de 30 sítios arqueológicos que trazem os primeiros registros da presença dos homens nas Américas, há mais de 60 mil anos. São milhares de conjuntos de pinturas pré-históricas feitas por povos caçadores-coletores há cerca de 12.000 anos. Os interessados em biologia se deleitam com as espécies endêmicas da caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, onde a fauna e a flora apresentam a maior biodiversidade do semi-árido nordestino. A Serra da Capivara também atrai praticantes de atividades de aventura, como rapel, tirolesa, cicloturismo e espeleologia.

A temperatura varia de 15°C, nas regiões mais altas, a 38 °C no litoral. O clima varia de tropical a semi-árido no interior. Filtro solar e repelente são indispensáveis. Também é fundamental levar uma mochila pequena com água e lanche, pois há muitas praias desertas, sem comércio local.

Todos estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Publicação: Jornal da Parnaíba
Fonte: eBand

Nova Campanha é lançada para a Construção do Templo da ADIG

No último domingo 22/05 foi lançado a campanha do forro da igreja. Os irmãos que se comprometessem em ajudar nessa empreitada deixavam sua assinatura no quadro confeccionado especialmente para essa campanha. Para a glória de Deus muitas pessoas estão participando, mas ainda falta muito. Ajude você também essa obra doando 1m de forro (R$ 30,00) ou outros valores: Banco do Brasil / AG: 1148-7 / Conta:14542-4 / Orlanilson da Silva Castro
Esteve presente também nesse grande culto alguns visitantes de outras cidades e Deus operou grandes maravilhas.

 
 
 

Embaixador vai conhecer o Delta

Embaixador Sérgio Amaral
Embaixador
O embaixador Sérgio Amaral (porta-voz do governo FHC) passará o próximo final de semana no Piauí. Chegará sábado em Teresina, vai conhecer o litoral piauiense, o Delta e, na segunda-feira, terá encontro com empresários da capital.
Sérgio Amaral é presidente do Conselho Empresarial Brasil-China e consultor de várias empresas aqui e no exterior.

Fonte: AZ
 Edição Blog do Pessoa

terça-feira, 24 de maio de 2011

Jornal Visual da TV Brasil exibe nascimento de tartarugas no Piauí


O nascimento de tartarugas marinhas no litoral do Piauí foi novamente destaque nacional. A matéria dos repórteres Hilder Monção e Allisson Karol da TV Delta de Parnaíba foi exibida na manhã desta segunda-feira (23) no Jornal Visual da TV Brasil.
O Jornal Visual é o primeiro telejornal diário criado para levar informação à comunidade de Surdos, estimada em cinco milhões de brasileiros. Reportagens sobre a inclusão do Surdo, assuntos de seu universo; notícias principais do Brasil e do Mundo traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais. Assim, além de cumprir o papel de informar, o programa é hoje uma referência para a comunidade de Surdos.
Veja o vídeo do programa:
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Implantada a Pastoral da Educação no município de Ilha Grande


No dia 21 de maio,aconteceu a primeira reunião para a implantação da Pastoral da Educação em nossa paróquia.
A Pastoral da Educação é um novo desafio para nós missionários.
Atendendo ao apelo do Pároco:Pe Vittorio,um grupo de missionários desta paróquia assumiram um novo compromisso,dessa vez com olhar voltado para a  Pastoral da Educação que está sendo implatada na nossa paróquia.
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: catequesemorros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...