terça-feira, 30 de agosto de 2011

CIA realizou workshop: Reserva Extrativista do Cajuí


O evento foi realizado no Centro Pastoral São João Batista, na Ilha Grande e contou com a presença de cerca de 60 pessoas que participaram de oficinas durante todo o dia.
A Comissão Ilha Ativa realizou nesta segunda-feira, 29 de agosto, na Ilha Grande, o Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí para validação dos dados colhidos nos primeiros sete meses do Projeto Resex do Cajuí.
O Workshop é a segunda etapa do projeto, o primeiro foi exatamente a sensibilição das comunidades sobre o mesmo e coletar informações sobre os recursos naturais e usos. A terceira etapa será a elaboração de cartilha com os recursos naturais da Ilha Grande de Santa Isabel.
O projeto é uma realização da CIA - Comissão da Ilha Ativa e conta com o financiamento da Fundação SOS Mata Atlântica.
Edição/Voz de Ilha Grande
Dora Rodrigues para o Proparnaíba.com

Delta do Parnaíba - Stand Up Paddle - Zona de Impacto SporTV


Roberta Garcia, apresentadora do Zona de Impacto
no SportTV
Dia 23 de agosto a Clip Ecoturismo e a Flyzone Boardsports tiveram o prazer de apresentar o Delta do Parnaíba para o programa Zona de Impacto da SPORTV. Só que desta vez de um jeito diferente. Desta vez foi através de um esporte que está uma febre mundial e que está crescendo muito aqui no Brasil, o Stand Up Paddle (SUP).
Estavam na barca da trip a equipe do Zona de Impacto SPORTV (Roberta Garcia, Marcio e Leandro), Mateus Portela (Clip Ecoturismo), Tico Azevedo (Flyzone Boardsports) e alguns atletas que praticam o esporte. (Betinho, Junior e Kdu Machado). Além do surfista Quadrado, que faz parte do projeto das Tartarugas do Delta. O Delta do Parnaíba é um lugar perfeito para a prática do esporte, pois as águas são flat(lisa) e sem vento no meio dos igarapés, um lugar perfeito para estar em contato com a natureza e poder relaxar a mente.

O SUP pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de qualquer faixa etária, e sem qualquer preparação física. No primeiro dia de prática, a pessoa já rema, fica de pé, e curte. Essa modalidade permite que qualquer pessoa curta a modalidade no primeiro dia, e passe, desse ponto, somente a evoluir. As pessoas não fazem idéia de como existem lugares fascinantes bem perto da gente. Com a prática do SUP, para todo lugar que você olhar, vai imaginar se é possível praticar o esporte.

O SUP, por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo a pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio. Esclarece que não é difícil ficar de pé, mas existe um trabalho de todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços. O SUP é contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo, e de consciência ecológica.

Praticar o SUP em rios é emocionante, mas seriam muito mais legal se houvessem rios mais limpos para se remar. Daí o despertar para a preservação da natureza. O SUP é semelhante ao surfe, porém, o início é imediato, as pessoas saem praticando no primeiro dia. Não precisa ser atleta, ou praticante de outro esporte. Segundo praticantes e especialistas, o SUP, Stand-Up Paddle, dentre todos os esportes de prancha, é o que oferece o melhor e mais forte exercício físico. É bom para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente.

Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triátlon se utilizam do pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.
Depois de dar uma remada no meio dos igarapés, fomos para a Ilha do Guajirú, onde foi oferecido um almoço para a equipe do Zona de Impacto e final de tarde as pranchas foram para água novamente para poder finalizar o dia com a remada com direto ao por do sol no Feijão Bravo.






Jornal da Parnaíba | Por Tico Azevedo

sábado, 27 de agosto de 2011


Barro Vermelho: Falta D'água

Sr.Carlson 

Gostaria que você postasse em seu blog, que na Localidade Barro Vermelho na cidade
de Ilha Grande está com 04 dias que estamos sofrendo com a falta de água,
mas nessa semana já chegou a conta pra pagar, e nem sabemos porque da falta da água.
Por Keyla Paiva 
Edição Blog do Pessoa 

Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí em Ilha Grande


Reserva Extrativista do Cajuí
A Comissão Ilha Ativa realizará dia 29 de agosto, na Ilha Grande de Santa Isabel, Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí para validação dos dados colhidos nos primeiros sete meses do Projeto Resex do Cajuí. O evento será realizado no Centro Pastoral São João Batista.
 Seguindo a tendência de conservação ambiental, a Comissão Ilha Ativa – CIA requereu no ano de 2007 a criação da Reserva Extrativista do Cajuí visando proteger os habitantes tradicionais da especulação imobiliária que vem ocorrendo com o aumento do fluxo turístico na região. A implantação da RESEX do Cajuí na Ilha Grande de Santa Isabel juntamente com a APA Delta do Parnaíba e RESEX Marinha Delta do Parnaíba, já existentes, formaria uma área maior de proteção dos meios de vida e da cultura da população local, além de garantir a conservação da biodiversidade.
A Comissão Ilha Ativa realizará dia 29 de agosto, na Ilha Grande de Santa Isabel, Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí para validação dos dados colhidos nos primeiros sete meses do Projeto Resex do Cajuí. O evento será realizado no Centro Pastoral São João Batista.
A economia do território da Ilha Grande de Santa Isabel está baseada nas atividades da pesca artesanal, cata de caranguejo e de marisco, agropecuária, artesanato feito com a palha, linho e talo da carnaúba, além da argila, condutores de turismo, bares e restaurantes, hospedarias domiciliares, beneficiamento do Cajuí e extração de frutos nativos. Estas atividades acontecem para a sobrevivência dos moradores do território. Este apresenta como potencial para o incremento da sustentabilidade das condições de vida das famílias, principalmente, o caranguejo, o artesanato, a pesca artesanal, e o ecoturismo (PIAUÍ, 2007).
Os atrativos naturais para a conservação e proteção que envolvem a Ilha Grande de Santa Isabel são formados por um conjunto de ecossistemas embutidos em tabuleiros pré litorâneos da Formação Barreiras, com vegetação secundária, de mata, de restinga, dunas e de manguezal. E ainda a presença de rios Tatus e
Parnaíba; e muitos igarapés; Praias do Pontal e do Cutia; vários Portos; mangues; lagoas permanentes, atividade esportiva e pesqueira; e das vivências cotidianas com passeio de barco e canoas para trocas de experiências com o pescador, catador de caranguejo, de camarão e com marisqueiros/as. Os culturais, encontram-se diversas festas tradicionais; as festas religiosas; o museu das rendeiras e a contação de lendas, além da construção arquitetônica da igreja de Nossa Senhora da Conceição com inauguração datada de 1946 e o Alto da Santa Mãe dos Pobres.

Workshop: Reserva Extrativista do Cajuí
Dia 29 de agosto de 2011
PROGRAMAÇÃO
8h Inscrições 8h Café da manhã
8h30min Abertura: Apresentação cultural - Grupo Raízes do Nordeste (Vazantinha)8h45min Apresentação do projeto RESEX do Cajuí 
Maria de Fátima Vieira Crespo (Técnica Projeto Resex do Cajuí/CIA)
9h Palestra: Unidade de Conservação: criar para proteger.
Daniel Miranda Pinto de Castro (ICMBio/PHB)
10h Situação do processo de criação da RESEX do Cajuí
Silmara Erthal (ICMBio/PHB)
10h20min Espaço para perguntas 
Francinalda Rodrigues da Rocha (CIA)
11h30mim Almoço (Refeitório do Centro Pastoral São João Batista)
12h30min Plenária: Apresentação do Mapeamento dos recursos naturais na RESEX do Cajuí
Leandro Inakake de Souza (Técnico Projeto Resex do Cajuí/CIA)
13h00min Dinâmica: Formação de 3 grupos
13h10min Validação: Mapeamento dos recursos Naturais
Grupo I – Refeitório (Mediadores: Fátima Crespo/Paula)Grupo II – Auditório (Mediadores: Leandro Inakake/Francinalda)
Grupo III – Lado externo (Mediadores: Fabíola /Flávio)
14h Retorno a plenária – Encerramento
Fátima Crespo (CIA) / Leandro Inakake (CIA) / Fabíola Fogaça (EMBRAPA)
Veja no anexo PROJETO: “Sensibilização das Comunidades para o uso Sustentável dos Recursos Naturais na Ilha Grande de Santa Isabel – PI”.
AnexoTamanho
relatorio_parcial_110711.pdf4.5 MB
Postagem retirada do JornaldaParnaiba.blogspot.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Piauí possui 11.579 notificações de casos de Dengue. Parnaíba aumentou para 680 casos

Parnaíba aumenta em quase 10%

O Estado do Piauí registrou nesta sexta-feira (26), 11.579 notificações de casos de Dengue. Os números foram divulgados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Há um aumento de 56,3 % no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 eram 7.406 notificações.
Teresina segue como a cidade que mais registrou casos. Foram 5.062 no total. Piripiri e Parnaíba vêm em seguida, com 863 e 680 casos respectivamente.

A Secretária de Estado da Saúde registrou dois óbitos em decorrência da doença. As mortes ocorreram em Parnaíba e Ilha Grande, ambas no litoral do Estado.

Confira as cidades com maior número de casos


Acauã (91 casos)
Avelino Lopes (67 casos)
Água Branca (88 casos)
Alvorada do Gurguéia( 72 casos)
Beneditinos (120 casos)
Bom Jesus (284 casos)
Corrente (144 casos)
Esperantina (204 casos)
Floriano (104 casos)
Jacobina (101 casos)
Júlio Borges (70 casos)
Luís Correia (148 casos)
Matias Olímpio (172 casos)
Monsenhor Hipólito (98 casos)
Oeiras (105 casos)
Parnaíba (680 casos)
Paulistana (170 casos)
Pedro II (193 casos)
Picos (201 casos)
Piracuruca (209 casos)
Piripiri (863 casos)
Redenção do Gurguéia (200 casos)
Teresina (5.062 casos)
Valença ( 69 casos)

Fonte: SESAPI
Edição Blog do Pessoa 

Reunião discute futuro da Rota das emoções



A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) realizou, nessa quinta-feira (25), uma assembleia geral extraordinária em Parnaíba. O encontro teve como objetivo discutir a atual situação da Instituição e planejar as ações para a formatação de uma nova agência.
Participaram da reunião o vice-governador do Piauí, Moraes Souza Filho; o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leite; o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, Mirócles Véras, e representantes do Sebrae e do trade turístico de Parnaíba.

Para Sílvio Leite, que preside o Conselho de Administração da ADRS, a experiência da agência serviu de exemplo no Brasil. “Mesmo com a saída não-formal do estado do Maranhão, deixando de participar com aportes financeiros e legais, já que todas as decisões precisavam ser homologadas pelos três estados, a ADRS não vai acabar. A integração do Piauí e Ceará, não só em nível institucional, mas até geográfico, vai dar um novo rumo para a agência, mais fácil e que realmente alcance seus objetivos, como foram pensados anteriormente”, comentou.

Acompanhando o trabalho da agência desde o início, o gerente do Sebrae de Parnaíba, Élcio Lima, disse que a criação da ADRS chamou a atenção do restante do País para a nossa região. “Nós vemos com bons olhos essa retomada das discussões para a revitalização dessa agência, buscando novos parceiros e metas, e integrando outros atrativos, como o Serras Nordeste, onde o Sebrae tem feito um trabalho para interligar dois conhecidos atrativos: Viçosa, no Ceará, a Pedro II, no Piauí”, relatou.

“Levei aos secretários a ideia de a ADRS ampliar a parceria com mais entidades de classes, que possam contribuir de alguma forma com o trabalho da Instituição para o desenvolvimento do turismo na Rota das Emoções, a exemplo do trabalho do Sebrae. A Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e também o Fecomércio, por exemplo, podem dar uma grande contribuição para as ações da ADRS”, ressaltou o vice-governador, Moraes Souza Filho.

A ADRS foi criada mediante decreto presidencial a partir de um consórcio público entre os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Trata-se de um projeto pioneiro no país, de desenvolvimento regional ancorado na atividade turística. A ideia é promover o crescimento integral de forma sustentável e com equidade social, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e iniciativa privada.

Jornal da Parnaíba | Por Larissa Ravena/PortalAZ

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


DISPERTAR DA FÉ

        A pastoral da juventude realizará no dia 26/08/2011 no clube do Marreco no Cal,o primeiro dispertar da Fé,com apresentações, e show ao vivo com a banda católica nova vida,venha participar conosco nesse momento de muita fé e compromisso com Cristo.
Fonte/blogjbpjovem.blogspot.com

CRAS DE ILHA GRANDE

São realizadas semanalmente muitas atividades no CRAS dentre elas, atividades no ESPAÇO LÚDICO com crianças de 0 a 6 anos, momento com os jovens da melhor idade, atividades do PROJOVEM, alem de vários cursos e outras ações.
Você ilhagrandense, PARTICIPE!!!!!!
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

Escola Profissionalizante de Parnaíba apresenta novos cursos para o trade do litoral


Será realizado nesta sexta, dia 26 de agosto, às 9:00hs, na Escola Profissionalizante de Parnaíba, uma reunião entre a Secretaria de Turismo do Piauí, Secretaria de Educação e representantes do trade turístico do litoral, representados pela Aetre - Associação de Empresários da Rota das Emoções.
O objetivo da reunião é apresentar ao trade os cursos oferecidos na Escola Profissionalizante de Parnaíba, voltados para a atividade turística e também, discutir novos cursos que possam ser oferecidos atendendo a necessidade do turismo local.
Atualmente, o eixo profissional desenvolvido na Escola Técnica é voltado para a hospitalidade e lazer, formando profissionais para trabalhar em bares e restaurantes, hospedagem com ênfase em turismo rural e eventos.

O objetivo é direcionar os cursos oferecidos adequando à demanda local. Segundo o diretor de educação profissional da Seduc, Reynaldo Lopes, já são oferecidos cursos voltados para o turismo em Parnaíba, além de cursos de inglês na Escola de Línguas. “Já oferecemos cursos na área de turismo e de idiomas em Parnaíba, mas precisamos retomar o funcionamento dos laboratórios de gastronomia e hotelaria da Escola Profissionalizante, para atender a demanda local. Outra ideia da Setur é que possamos oferecer cursos de idiomas voltados para o trade”, disse.

Jornal da Parnaíba

Programa Zona de Impacto do SporTV grava no litoral do Piauí



Foto: Proparnaiba.com
Desde o último dia 22 a reportagem do Programa Zona de Impacto do canal de TV a cabo SporTV está no litoral do Piauí. A equipe comanda pela apresentadora Roberta Garcia está fazendo uma série sobre a prática de esportes radicais e de aventura, opções de lazer e turismo.
Na terça-feira (23) os repórteres foram ao Delta do Parnaíba para fazer Kitesurf e Surf Stand UP com vários atletas locais, eles foram levados a estes picos dos esportes náuticos pela Agência Clip Turismo. Na manhã desta quarta-feira, a repórter Roberta Garcia gravou na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba com o atleta Herbert “Quadrado”, que além de surfar é skatista e participa de competições de bike.
O Programa Zona de Impacto também explorou o trabalho paralelo de “Quadrado” com o meio ambiente, através do Projeto Tartarugas do Delta, onde realiza o monitoramento de tartarugas marinhas na praia da Pedra do Sal. O Kitesurf nas praias de Luís Correia também foi mote das gravações do SporTV.
Após a produção de material no litoral do Piauí, a equipe do Zona de Impacto segue Pedro II e depois vai acompanhar um levantamento de trilha de um rally com o diretor do Cerapió, Ehrlich Cordão.
Roberta Garcia informou ao Proparnaiba.com que ainda não há data definida para a exibição desta série gravada no litoral do Piauí, mas que o aproveitamento das filmagens foi muito bom e que o Zona de Impacto gravado no Piauí vai mostrar um lugar do Brasil que poucos imaginam que existe. “Gosto dessa sensação de lugar inexplorado, o Piauí tem muitas belezas naturais. Aqui dá pra fazer um monte de esporte bacana, contemplando a paisagem local”, revelou a apresentadora.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


1º Despertar da Fé


Dia 26 de agosto de 2011(sexta-feira)
No clube do Marreco no bairro Cal
Horarário: 19:00hs
Entrada: R$ 2,00

Realização: Grupo JAFRAD
Pastoral da Juventude
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Chico do Caranguejo defende o transporte em caixas para reduzir mortalidade dos crustáceos


Em visita a Parnaíba nesta terça-feira (23) o empresário Chico do Caranguejo esclareceu a nossa reportagem alguns pontos que vem sendo pauta da mídia piauiense nos últimos dias a respeito do transporte de caranguejo.
O empresário informou que tem interesse em transportar o caranguejo de acordo com a regulamentação que for estabelecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, para tal já mandou adaptar e seu caminhão para que coubessem as caixas para o transporte. Ocorre que até o momento ainda não foi regulamentado o que fica inviabilizado o transporte na forma recomendada pela Embrapa Meio-Norte, visto que apesar de reduzir a mortalidade dos crustáceos, o que é muito bom para sua empresa, na viagem de volta o caminhão não pode transportar mais nada porque vem ocupado com as caixas vazias, aumentando sensivelmente o custo do frete. É necessário que a exigência atinja a todos para que os custos fiquem iguais para os demais concorrentes.

No momento o empresário está se utilizado apenas um caminhão fazendo uma viagem por semana, mas estão colocando a culpa somente nele, por ser o mais conhecido e ter o seu nome “Chico do Caranguejo” vinculado a aquisição da espécie na região do Delta. Ele ressalta que tem dois correntes em Fortaleza que transportam caranguejo mais de uma vez por semana, mas todos acham que é ele, pois até a cor do caminhão é igual. Sem contar que existem outros compradores que levam caranguejo para Teresina e outras localidades.

Segundo informações do empresário ele já trabalha na atividade há mais de 20 anos e tem sido um defensor da atividade juntos aos seus fornecedores, tendo inclusive sido um dos poucos proprietários de barraca a ter recebido o selo "Caranguejo Verde" em Fortaleza. Seu caranguejo é adquirido em quase sua totalidade na Carnaubeiras, onde faz um trabalho preventivo de conscientização do catadores o que transformou na maior comunidade de catadores de caranguejo do Brasil e a que mais conserva os manguezais.

Tudo isso foi fruto de muito trabalho de conscientização. Anualmente, por ocasião do defeso do caranguejo, para evitar que seus fornecedores saiam para catar caranguejo, o empresário promove festas na comunidade com entrega de presentes para catadores, esposas e filhos desses trabalhadores.

Chico do Caranguejo faz um convite para que as pessoas entrem no site http://www.chicodocaranguejo.com.br/ para conhecer melhor o seu trabalho.

Jornal da Parnaíba

Farol da Pedra do Sal, construído em 03 de maio de 1873
pela Marinha do Brasil

Praia da Pedra do Sal: localizada na Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 km de Parnaíba, sede do Município, com excelente acesso por via asfaltada. Possui cerca de 8 km de extensão de faixa larga de areia, águas claras, dunas, morros e um conjunto de rochedos graníticos que avança para o Oceano Atlântico, dividindo, assim, a praia em duas partes: a chamada Praia Mansa, propícia aos banhistas e a Praia Brava, mais propícia para esportes náuticos, como o Surf e o Kite Surf.
O nome Pedra do Sal vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas do mar nelas depositadas. De acordo com alguns estudiosos, na antiguidade, esta praia foi visitada por navegadores fenícios que utilizavam o local para experiências astronômicas e possíveis contatos com seres extraterrestres; outros dizem que embaixo dos grandes blocos de terra, se encontram escondidos tesouros deixados pelos navegadores. Lá existe o Farol, que data de 03 de maio de 1873, construído pelo Ministério da Marinha para orientar os navios sobre os riscos de colisão com as pedras que adentram ao mar e reaparecem a uma distancia de mais de 1 km, podendo ser vistas na maré baixa.

Jornal da Parnaíba

terça-feira, 23 de agosto de 2011


A jornalista Roberta Garcia do programa Zona de Impacto do canal SporTV está em Parnaíba para gravar sobre esportes aquáticos no Delta, dentre os personagens da matéria está o surfista local, Herbert "Quadrado", que vai contar sua história como atleta e ambientalista do Projeto Tartarugas do Delta.
Fonte/Proparnaiba

domingo, 21 de agosto de 2011


Luciana Dias dia 17 de Setembro no Clube do Marreco em Ilha Grande


A revelação da música parnaibana Luciana Dias vai estar dia 17 de setembro no clube do marreco com um show de voz e violão,participação também da mais nova banda de Ilha Grande Xote do Nordeste.
Apoio/180 Graus.com/Ilha Grande
Apoio/Voz de Ilha Grande
Publicado por: Gilson Andrade 

I CONFERENCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

No dia 04/Agosto, aconteceu no Centro Social Rural de Ilha Grande/PI a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento tem por finalidade criar estratégias para a elaboração do Plano de Ações da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento realizado pela Assistente Social Leina Monica.
A Política de Segurança Alimentar e Nutricional está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que no município de Ilha Grande/PI, será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As ações dentro do contexto de Segurança Alimentar e Nutricional visam prevenir e combater a desnutrição e a fome, objetivando a manutenção da saúde e incentivando de forma concreta a participação das comunidades nas diversas atividades para que haja consolidação da melhoria da qualidade de vida.
O objetivo principal das ações de Segurança Alimentar e Nutricional é promover alimentação adequada e saudável de modo a estimular a autonomia do indivíduo para escolhas alimentares saudáveis, valorizando e respeitando as especificidades culturais e regionais quanto à produção e consumo de alimentos, tendo como princípios a educação, com a finalidade de contribuir para minimizar a fome no município.
O referido evento contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Francisco Mendes Diniz, da Secretária de Desenvolvimento Social: Maria Zeneide dos Santos Nascimento; do Secretário de Agricultura, José Gilson Costa Araujo , do Vereador, João Batista Costa Gomes; as Assistente Sociais: Paula Mendes Cipriano (CRAS) e Maria da Graça Rocha Lima (SEDES), Coordenadora do CRAS: Juliana Machado Dantas; Conselho Tutelar: Francisca Maria do Amaral e Karliane, alunos dos Coletivos do PROJOVEM ADOLESCENTE(CRAS e Barro Vermelho; GRUPO DA MELHOR IDADE (CRAS), Orientadores Sociais (CRAS), funcionários da SEDES, APAE de Ilha Grande: entre outras.
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com