quinta-feira, 31 de março de 2011

Pedra do Sal do Brasil

 Fonte/portaldocatita.blogspot.com
Pedra do Sal do Brasil

Revista "Isto É" dará destaque para o Projeto Tartarugas do Delta.

A próxima revista de circulação nacional a publicar matéria sobre o Projeto Tartarugas do Delta que atua na preservação da espécie no litoral do Piauí será a "Isto É Gente". O projeto é iniciativa da Comissão Ilha Ativa - CIA, e tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
  
Edição Blog do Pessoa

BANDA GAROTÕES DO FORRÓ

 
Canárias o Talento Jovem em destaque
Teclado: Carlos
Guitarra: Daniel
Percussão: Lucas
Vocal: Gilson Ricardo
Vocal: Sayara Lee
Diretarmente de Cicica Produções
A Sensação do Momento
(86) 9481-7783; 9491-5077; 9927-2199

domingo, 27 de março de 2011

Celebração da Santa Missa com as Crianças

Celebração da Santa Missa com as Crianças:

Padre Vittorio acolhendo as crianças

sexta-feira, 25 de março de 2011

Encontro com os guarás que sobrevoam o Delta do Rio Parnaíba é um dos pontos altos.

Revoada dos Guarás, ave símbolo do Delta do Parnaíba


No Porto de Tatus, do Rio Parnaíba, uma voadeira aguarda os viajantes que sonham ter uma das experiências mais inesquecíveis da Rota das Emoções: o encontro com os guarás vermelhos. O rio tem cerca de 1.500km de extensão, nasce no Jalapão e divide os estados do Piauí e do Maranhão. Ao encontrar-se com o Oceano Atlântico, abre-se em cinco braços, formando um delta de rara beleza, com 85 ilhas.
Há várias opções de passeios no Parnaíba, mas o mais procurado é o feito pela reportagem do Turismo, em que se deixa a terra firme e se segue por caminhos semelhantes a um labirinto. Está aí a importância de procurar profissionais na hora da diversão. Aventurar-se na região com alguém que não conheça o Rio Parnaíba pode transformar em problema o que poderia ser divertido.

No caminho, os turistas podem observar os ribeirinhos que voltam para casa após um dia duro de trabalho na caça de caranguejos e na coleta de taboa para artesanato. A mata fechada, verdinha, e o perfume da natureza tornam o passeio mágico. Depois de mais de uma hora seguindo na direção do mar, chegamos às dunas que delimitam o rio. Nesse lugar, antigo esconderijo de piratas, faz-se uma parada para mergulhar. E, então, a voadeira segue adiante, pois o passeio acaba às 19h (pode ter sete horas de duração, se for o completo, ou quatro, se o objetivo for apenas assistir ao voo dos guarás).

Um pouco mais à frente, avista-se a ilha que serve de dormitório para as aves. Depois de passarem o dia caçando crustáceos, os pássaros voltam para os ninhos ao pôr do sol. O fenômeno é como um balé. Voando harmoniosamente, os guarás se certificam de que a área está segura antes de pousarem.

Para a aventura, é indispensável o uso de repelentes contra mosquitos e, para ter uma melhor visão do show dos guarás, um bom binóculo. O valor médio do aluguel da lancha é R$ 400, para até quatro pessoas.

O retorno ao Porto de Tatus é ainda mais emocionante. Tendo apenas a lua como fonte de iluminação, é bem possível ver cabeças de jacarés, próximas às margens. Em alta velocidade, a voadeira atravessa o Delta e, quando menos se espera, já se desembarca em terra firme. “O roteiro é personalizado. Fazemos o que o cliente quiser, passeios curtos e longos, de dia e à noite, de lancha e de 4x4”, garantiu um dos sócios da Natur, Roberto Piovan, que atua na organização de passeios pela região, além de roteiros combinados com Jericoacoara ou Lençóis Maranhenses e até o interior do Piauí. (AR)

Vermelho reforçado

Base da alimentação dos guarás e ricos em betacaroteno, os crustáceos ajudam as penas dos pássaros a manter um vermelho vivo e exuberante

O melhor sorvete de tapioca

Depois do passeio pelo Delta, a caminho de Parnaíba, há uma parada obrigatória: a Sorveteria Araújo. Em meio a tantas opções de sabores marcantes da região, um, de massa bem branquinha, se destaca. Favorito de milhares de brasileiros, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o sorvete de tapioca é, sem dúvida, o mais gostoso. Doce na medida certa, cremoso e consistente, o doce gelado — feito com a fécula extraída da mandioca — é inesquecível. Depois que tomar o sorvete de tapioca da Sorveteria Araújo, os das outras sorveterias parecem de isopor. Dá vontade de levar um freezer repleto da delícia na bagagem.

Por Ananda Rope, do Correio Braziliense
Edição: Jornal da Parnaíba

quinta-feira, 24 de março de 2011


Aniversário de Ilha Grande:26 de janeiro de 2011,17 anos de emancipação política


Aniversário de Ilha Grande:26 de janeiro de 2011,17 anos de emancipação política
Publicado por: Gilson Andrade 

Miss Ilha Grande 2010 Patrícia Oliveira no Miss Piauí 2010


Miss Ilha Grande 2010 Patrícia Oliveira no Miss Piauí 2010
Publicado por: Gilson Andrade 

Belezas naturais do município de Ilha Grande


Belezas naturais do município de Ilha Grande
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Alysson 1981

Governo Estadual e Prefeitura de Ilha Grande fizeram a entrega do conjunto habitaciona


Governo Estadual e Prefeitura de Ilha Grande fizeram a entrega do conjunto habitacional.
Publicado por: Gilson Andrade 

Chuvas já começam a prejudicar moradores do litoral do Piauí


Chuvas já começam a prejudicar moradores do litoral do Piauí.
Publicado por: Gilson Andrade 

O internauta Rai de Sousa envia vídeo ao blog de Ilha Grande


O internauta Rai de Sousa envia vídeo ao blog de Ilha Grande.
Publicado por: Gilson Andrade 

Verdades sobre o novo conjunto habitacional


Paulo Rogério
Quando o Ex-Prefeito Paulo Rogério comprou o terreno,atrave da prefeitura onde hoje esta localizado o novo conjunto habitacional foi uma verdadaira polêmica,o terreno não serviria pra nada.A terraplanagem do terreno aconteceu no verão e os fortes ventos jogaram toda areia acumulada em cima do muro do cemitério,fazendo o mesmo desabar e a polêmica da compra do terreno aumentar.
O terreno comprado no valor de 50 mil reais e medindo aproximadamente 20 hc que hoje inclui a nova delegacia,a escola Maria de Lurdes Santos Souza,uma quadra poliesportiva e o cemitério são Vicente de Paula que antes estava em terras de particulares.
E agora senhores depois que o filho cresce todo mundo quer ser o pai.
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade

II Campeonato Ilhagrandense de Futsal Infantil 2011


Partida realizada no dia 19/03
Esbeltos 1x2 Perseverança
Garotos Wx0 Novatos
São Miguel 2x0 Botafogo
Verdinho 0x2 União
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade

II Campeonato Ilhagrandense de Futsal Infantil



Chave- A                                                                                                             
Garotos-11 pontos-04 jogos                                                                            
São Miguel-07         03                                                                                        
Esbeltos-06             04                                                                                           
Botafogo-03             02
Chave- B
Perseverança-06 pontos-03 jogos
União-05                           03
Novatos-0                          02
Verdinho-0                        03
                                                                                        
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade

II Campeonato Ilhagrandense de Futsal Infantil 2011


Partida realizada no dia 12/03
Botafogo 2x0 Verdinho
União1x4 Perseverança
Garotos 4x3 Esbeltos
Novatos 0x0 São Miguel
Publicado por: Gilson Andrade
Fonte: Gilson Andrade

terça-feira, 22 de março de 2011

oficinas experimentais

A Associação Artesanal do Barro Vermelho realizou uma visita técnica com seus artesãos no Pólo Cerâmico Artesanal do Poti Velho, onde foram recepcionados pela Presidente da Cooperativa, um dia especial de solidariedade e aprendizado entre instituições e artesãos.
O grupo contou com o acompanhamento das técnicas do SEBRAE -PI, Janaina Caldas e Francisca Porto. Os artesãos do Barro Vermelho se preparam para atuar na “Rota das Emoções” com oficinas experimentais e um atendimento diferenciado.
por: portal minha ilha grande

VISITA CANÁRIAS

Sexta-feira (18/03/2011), fui a comunidade Canárias, no caminho estivemos com os manjubeiros que estão com acampamento montado nas proximidades do rio dos Morros, onde tomamos um cafezinho e conversamos sobre o avanço que conseguimos, provando que quando os pequenos produtores se unem e se organizam, alcançamos objetivos que pareciam impossíveis.
E em Canárias conversamos com alguns líderes comunitários como:
A Saiara integrante da Banda Garotões do Forró que esteve falando sobre a dificuldade de divulgar o trabalho deles o que me prontifiquei em ajudá-los na medida do possível, pois é cultura local e merece atenção especial para que os nossos jovens desenvolvam seus talentos.
O professor Jonatas este me falando sobre alguns problemas da juventude de Canárias, ficamos com o compromisso de voltar lá para sentarmos e discutirmos o assunto com mais jovens.
Conheci a Pousada Casa de Cabloco que oferece um serviço de alimentação, venda de artesanato, etc...
O litoral merece pontos agradáveis e economicamente acessiveis para que possamos recebermos o turista e ele voltar mais e mais vezes, alimentando assim a indústria do turismo.

MANHÃ DE SOL NO PANTANAL ILHA GRANDENSE

Sábado e Domingo, 19 e 20/03/2011, patrocinamos a manhã de sol com som ao vivo - Banda Cheiro e Sebastião, muito sol, banho na lagoa do Pantanal, enfim diversão para toda a família.
O evento foi organizado pelo Chical.
Parabenizamos pelo esforço, pois para organizar evento com esta infraestrutura: energia, calçamento, etc, só com muita coragem!





segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia do ARTESÃO!!


Participaram das comemorações alusivas ao dia do ARTESÃO promovido pelo PRODART na capital Teresina, um grupo de artesãs de Ilha Grande:Maria Da luz Paz Silva, Isabel Cristina, Conceição de Maria, Raimunda Queiroz, Jessica Layenne, Inácia Maria e Léia Cristina, coordenado pela PMIG através da Assessoria de Apoio as Entidades Sindicais e Cooperativistas do Município tendo como diretora a Senhora Regina Maria Neris.
Oportunidade em que as artesãs de ILHA GRANDE puderam mostrar seu potencial artístico e a cultural deste promissor município.
BELO TRABALHO PARABÉNS ILHA GRANDE, POVO TALENTOSO!

por minha ilha grande

Domingo de "Ressaca do Mar" na praia da Pedra do Sal

Os banhistas que foram à praia da Pedra do Sal neste domingo (20), não chegaram a usufruir do espaço na areia da praia, em virtude da "Ressaca do Mar", fenômeno que acontece desde sábado (19). Os surfistas tiraram o maior proveito das altas ondas.
No lado considerado calmo, da praia da Pedra do Sal, as águas avançaram bastante fazendo com que os banhistas se mantivessem sob as barracas ou nas calçadas próximas ao estacionamento.
No lado em que as ondas são mais fortes, o que pode ser observado, além da presença de banhistas, é que muitos surfistas aproveitaram as altas ondas para realizarem suas manobras.
O fenômeno que acontece na praia da Pedra do Sal desde este sábado e que vai até segunda-feira, se repete a exemplo do que aconteceu em junho e agosto de 2009 e, mais recentemente, em fevereiro de 2011.
Em junho de 2009, o repórter Francisco Brandão entrevistou o oceanógrafo Luiz Roberto Dalpoggetto que explicou: "esse tipo de maré ocorre pelo menos uma vez por mes. Como elas são combinadas com o fator climático que as potencializa, esse regime de maré ingressa contra a costa com um pouco mais de rigor, exatamente, nesse momento em que ele acaba atingindo pontos na praia e que acaba de forma indesejada, atingindo construções e edificações posicionadas nos locais errados".
"Gradativamente, o mar vem subindo. Seja por degelo lá das calotas, seja por uma série de outros fatores, mas o planeta Terra obedece a um ciclo e esse ciclo no qual estamos ingressados, é o ciclo transgressivo dos oceanos. Então, a tendência natural das coisas é o nível do mar aumentar, subir. O que significa dizer que, é uma questão de tempo pra que, por exemplo, um lado da Pedra do Sal encontre com o outro novamente e fique o farol da Pedra do Sal isolado, novamente, naquele montante de pedras", concluiu o oceanógrafo.
Veja matéria completa!
Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com

domingo, 20 de março de 2011

Agradecimento à uma CATEQUISTA!

Hoje você não esta mais aqui no Piauí, foi buscar um novo rumo no Distrito Federal, mas agradecemos sua colaboração tão importante na nossa catequese, você é uma catequista muito especial.
Você é uma pessoa meiga, doce, gentil e muito brincalhona!!!Não pense que esquecemos de você!!Pois você sempre estará em nossos corações!
À você DALILA, o nosso muito obrigado pelo trabalho realizado na CATEQUESE!!!



Deus te abençoe grande AMIGA!!
Fonte/catequesemorros.blogspot.com

um pouco de tudo

Ilha Grande - PI
Principal passagem para conhecer as belezas do Delta do Parnaíba, sua vegetação é composta por carnaúbas, matas, campos e árvores de pequeno e médio poste, além da vegetação aquática que envolve os igarapés e lagoas temporárias.
Boa parte do município é cercado por igarapés que ligam os rios Igaraçu e Parnaíba, pois lá é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba.
As dunas
Fazem parte do cenário de Ilha Grande - PI, assim como abrange boa parte do seu território.Para que gosta de emoções fortes, muita aventura e contato com natureza praticamente intocada lá é o lugar certo, existem passeios que podem ser feitos pelos condutores locais para conhecer os pontos mais bonitos e isolados da Ilha.
Porto dos Tatus





O local de mais movimento de embarcações na Ilha Grande - PI é no Porto dos Tatus, lá é ponto onde sai todos os barcos para fazer os passeios ao Delta do Parnaíba e local de comercialização do caranguejo, é de lá que sai boa parte dos caranguejos vendidos no Litoral do Piauí e do Ceará.
Quando visitar vale a pena conferir:





Casa das Rendeiras
A casa das rendeiras é hoje uma associação que trabalha diuturnamente para atender as encomendas vindas dos principais centros da moda. As vendas são efetuadas na própria associação e em feiras regionais, nacionais e internacionais.
Santuário Monumento
O Santuário de N. Sra. Mãe dos Pobres e do Piauí encontra-se na cidade em forma de mirante. No local existe uma capela e monumentos feitos de cerâmica por artesãos locais, retratando algumas passagens do cotidiano dos moradores. Foi construído em 1988 pelo Pe. Pedro Quiriti, com ofertas vindas da Itália e ajuda da comunidade. A Igreja Matriz localiza-se na Praça Central da cidade, e a padroeira é N. Sra. da Conceição.





edição: minha ilha grande

Pescador sobrevivente fala sobre naufrágio em alto mar

Claudemir de Sousa Costa
Claudemir de Sousa Costa, é um dos pescadores sobreviventes ao naufrágio de uma canoa no Delta do Parnaíba, na quinta-feira (17). Ele, mais dois companheiros foram dados por desaparecidos em alto mar, sendo localizados nesta sexta-feira (18).
Após ser socorrido e encaminhado para o hospital Dirceu Arcoverde onde foi medicado, o pescador relatou ao proparnaiba.com, o acontecido em alto mar.
Segundo Claudemir, por volta das 14 horas de quinta-feira, ele e mais dois pescadores sairam de casa pra botar a rede no pontal e, quando estavam terminando de colocar a rede, veio um banzeiro muito louco (onda muito alta), bateu na canoa e alagou. Um dos náufragos, conseguiu sair logo, ficando ele e João Farias em alto mar. Marco Antonio conseguiu chegar a Ilha das Canárias, ainda na sexta-feira. Ele e o amigo João Farias viraram a canoa e ficaram apoiados até a tarde de sexta-feira, quando foram localizados. O pescador relata, que tiveram uma noite difícil não só pelo naufrágio e por estar a canoa alagada, mas também, pela sede e fome. Sem falar no agravante da chuva e dos trovões em alto mar.
"Se tivesse demorado mais meia hora agente teria morrido", afirmou Claudemir. 
Os pescadores perderam os remos e todo o material de pesca.
 Wesley Ripardo e Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com

Pescador sobrevivente fala sobre naufrágio em alto mar.

Claudemir de Sousa Costa
Foto: Proparnaíba


Após uma conversa informal com um dos pescadores, Sr. João Farias, que estava ainda muito debilitado, confirmou que na verdade estavam pescando próximo a praia da Pedra do Sal, e que de onde estavam, mesmo à noite dava para avistar a usina Eólica. Por volta das 18:00hs de ontem (17), uma onda forte veio e encheu o barco de água. Percebendo que o barco iria afundar resolveram emborcá-lo para ficaram à deriva, mas tendo o apoio da embarcação e um deles, Marco Antonio,  saiu nadando até a Pedra do Sal para pedir socorro. Os outros dois ficaram no barco naufragados porque um deles, Claudemir de Sousa Costa, não sabia nadar e nem tinha experiência de mar e não poderia ser abandonado, pois fatalmente morreria.

Devido a escuridão da noite as pessoas que foram socorrer os náufragos não mais localizaram e de imediato comunicaram a Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros de Parnaíba, que passaram a procurar, mas sem sucesso.
Dos dois náufragos que foram resgatados por pescadores de Luis Correia nesta tarde por volta das 14:30 horas de hoje (18), após mais de 20 horas no mar, suportando chuvas, trovoadas, fome, sede e a escuridão, foram encaminhados ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) onde foram prontamente atendidos pela Drª Rosana, que após os primeiros procedimentos resolveu deixá-los em observação.

O náufrago Claudemir, que reside em Brasília, e sem nenhuma experiência de pesca em mar aberto, encontra-se em repouso absoluto no Hospital do Dirceu tomando bastante soro e inspira apenas cuidados pelo fato de estar muito desidratado.

João Farias disse que os dois pescadores são moradores do Morros da Mariana, município de Ilha Grande – PI, e o terceiro que não era pescador profissional reside em Brasília e está apenas visitando familiares na Ilha Grande. “Vimos a morte” relatou João Farias,

Redação: Jornal da Parnaíba

Pescadores de Luis Correia localizam os dois náufragos que estavam há 20 horas no mar

Os dois pescadores, João Farias e Claudemir, que estavam desaparecidos desde ontem à noite (17), após naufrágio próximo a Ilha das Canárias, no município de Araióses - MA, foram localizados por pescadores em Luis Correia já no litoral piauiense, por volta das 16hs de hoje (18). Ambos foram encontrados bastante debilitados, mas com vida e estão sendo atendido neste momento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Três homens saíram numa canoa para pescar e em virtude da maré muito alta, os três ocupantes foram lançados ao mar. Um dos ocupantes da canoa foi parar na Ilha das Canárias, os outros dois só foram localizados hoje à tarde, aproximadamente 20 horas depois do naufrágio. O primeiro homem localizado não sabia nadar, reside em Brasília e tinha se aventurado ao mar com os pescadores.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Gilson Andrade/180Graus

Pode ter sido a maior maré do ano

Por volta da 16 horas deste sábado a nossa reportagem esteve na Praia da Pedra do Sal e registrou imagens da maré alta. O mar revolto avançou pelas barracas e chegou próximo a pista de acesso. Uma criança alheia ao perigo da força da maré ainda tomou banho sem se dar conta. 



Por Carlson Pessoa  
Fotos Cleiton Paparazzo

Surfistas aproveitaram as ondas altas da Pedra do Sal

A turma do surf do litoral piauiense aproveitou na tarde deste sábado e foi até a Praia da Pedra do Sal para deslizar sobre as ondas. 
Por Carlson Pessoa  
Fotos Cleiton Paparazzo