sexta-feira, 30 de abril de 2010

Criação do conselho municipal da juventude

JUVENTUDE

Será apresentado em maio/2010, na Câmara Municipal de Ilha Grande, projeto de Lei para a Criação do CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.


Todo o processo é fruto de discussões que começaram através de contatos com a Secretaria Estadual de Juventude, onde tivemos um momento de formação e informação sobre os direitos dos jovens com a Plenária de Juventude na Câmara, onde foi lançado o livro RESENHA JOVEM, em maio/2009, depois houve o Encontro na Semana Nacional de Juventude promovido em 07 de novembro de 2009, criou-se a Comissão Pró-formação do Conselho.

Resultando na elaboração e encaminhamento do Projeto de Criação, que será apresentado por mim como uma das realizações deste mandato, dia 08/maio, data prevista para reunião entre a comissão do Conselho Estadual de Juventude e os jovens do município para as últimas no texto do projeto de lei.

FOTOS DA I SEMANA DA JUVENTUDE ILHAGRANDENSE

Visita ao canto do Igarapé

Estive dia 25 de maio, na comunidade Igarapé, juntamente com o vereador Edmundo, ouvindo populares e participando de uma almoço promovido pela Sra. Fabíola, por comemoração de seu aniversário.
Em 2009 fiz requerimento solicitando uma estrada vicinal, bem como a recuperação da ponte que dá acesso ao conjunto de ilhas da Região, não obtendo resposta positiva, por parte do poder Executivo Municipal, irei reapresentar o mesmo.
Estive também na AGESPISA estudando a possibilidade de viabilizar o abastecimento de água para atender a comunidade.
Sendo estas as principais reivindicações da população desta comunidade.

Bacia do Delta: nova fronteira de exploração petróleo e gás

Rota_das_Origens_23.03.10_443.jpg

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a transferência da participação de 70% da OGX em sete blocos exploratórios terrestres na bacia do Parnaíba, interior do estado do Maranhão, na divisa com o Piauí.

Os direitos e obrigações dos blocos passaram para a OGX Maranhão Petróleo e Gás Ltda, uma sociedade de propósito específico na qual a OGX S.A. detém 66,7% e a MPX Energia, 33,3% do capital social.

A OGX também informou que já foi contratada uma sonda terrestre, que será responsável pela perfuração na região, prevista para ser iniciada em maio.

A transferência da participação foi anunciada em setembro do ano passado, quando OGX e MPX, empresas controladas por Eike Batista, firmaram um memorando de entendimentos que já previa tal negócio. Faltava apenas a aprovação do órgão regulador.

Vale lembrar que esse mesmo memorando formalizou a intenção de celebrar um acordo de fornecimento de gás natural pela OGX Maranhão para usinas termelétricas a ser desenvolvidas pela MPX em associação com a Petra Energia, o que poderá garantir uma demanda para até a totalidade da produção. A Petra Energia, parceira da MPX, é quem detém os 30% restantes de participação nos blocos da bacia do Parnaíba.

A Bacia do Parnaíba é considerada nova fronteira de exploração e se estendem por 21.471 km quadrados. Segundo comunicado da OGX, o local apresenta relevante potencial para produção de gás, algo confirmado através de um poço perfurado em 1987 onde foram constatados indícios de hidrocarboneto.

Fonte: Valor

sábado, 24 de abril de 2010

Miss Ilha Grande desfila no Miss Piaú 2010






Foi realizado na noite desta quarta-feira (21/04) a concurso Miss Piauí 2010, que contou com 26 participantes que disputaram o título. Dentre elas estava a Miss Ilha Grande, Patrícia Sousa Oliveira.

(Redação Teresina)

Turismo

Polo Costa do Delta é tema de oficina no Piauí

Fotos:Vooz Projeto de desenvolvimento do turismo sustentável na região do Polo Costa do Delta, nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Projeto de desenvolvimento do turismo sustentável na região do Polo Costa do Delta, nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

A Secretaria de Turismo do Piauí acompanha, durante esta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a execução da segunda fase do projeto de desenvolvimento do turismo sustentável na região do Polo Costa do Delta, nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Segundo a turismóloga da Setur, Suzana Pontes, a segunda fase do projeto é a de mobilização e planejamento e tem como objetivo aplicar o processo de desenvolvimento participativo, através de oficinas de sensibilização e reconhecimento dos atrativos turísticos locais, naturais e culturais, incentivando a articulação dos interesses da comunidade. “O Polo das Origens irá receber as oficinas nos dias 28 e 29 de abril”, explica.

Ainda segundo Suzana Pontes, o projeto promove o desenvolvimento do turismo sustentável através de discussões e capacitação com enfoque na sustentabilidade dos municípios receptores, a satisfação dos turistas, a inserção da comunidade local e a certificação do turismo sustentável na área de abrangência do projeto.

Na primeira fase do projeto o objetivo foi sensibilizar a comunidade com seminários que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, e ainda serão realizadas outras fases que deverão acontecer até agosto deste ano, como curso de capacitação, formação de grupos e reuniões.

No município de Luís Correia a oficina de mobilização das comunidades e de planejamento do turismo sustentável aconteceu nessa quinta-feira (22), no Rio Poty Hotel Praia, de 8h às 18h30. Já no município de Cajueiro da Praia a oficina acontece na nesta sexta-feira (23), no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Edição: José Wilson Fonte: Ccom
Emprego e renda

A criação de abelhas nativas como opção de renda no Delta

Fotos:Vooz A criação de abelhas jandaíra, uruçú e tiúba são manejadas com técnicas já consagradas por pesquisadores da Embrapa Meio-Norte

A criação de abelhas jandaíra, uruçú e tiúba são manejadas com técnicas já consagradas por pesquisadores da Embrapa Meio-Norte

A criação de abelhas nativas como opção na geração de renda para as populações do Delta do Parnaíba.

No Brasil, existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, distribuídas por todo o território brasileiro, e em grande parte de toda a faixa tropical e subtropical do planeta. Encontramos meliponídeos nas Américas desde o norte do México até a região central da Argentina.

Sua criação, denominada de meliponicultura, favorece a preservação das plantas nativas, devido à polinização das flores pelas campeiras, abelhas coletoras, além da produção de um mel diferenciado e com características próprias. Ao se movimentarem sobre as flores em busca do pólen, as abelhas promovem a fertilização das plantas, assegurando a sua multiplicação e perpetuação. Seus criadores colhem, indiretamente, os efeitos da polinização: maiores e melhores frutos e sementes, e a produção do mel das colônias, conseqüente desta atividade de coleta.

Além da importância das abelhas nativas na manutenção dos diversos ecossistemas, uma vez que existe um processo evolutivo atrelado e dependente da presença dessas abelhas para a reprodução de diversas espécies vegetais, inúmeras espécies de abelhas sem ferrão existentes no Brasil, apresentam enorme potencial para a produção de mel, como as espécies conhecidas popularmente como tiúba, jandaíra, uruçu, etc.

Apesar do seu potencial produtivo, essas espécies ainda são pouco exploradas comercialmente, considerando seu enorme potencial de criação. Embora a sua capacidade produtiva não possa ser comparada com a produção de mel das abelhas africanizadas, seu mel apresenta maior valor agregado, além da possibilidade de sua criação poder ocorrer próximo das moradias e permitir a participação de todos os membros do módulo familiar, como jovens e mulheres, uma vez que essas abelhas por não apresentarem ferrão, apresentam um grau de periculosidade menor, se comparado com o das abelhas africanizadas.

Os ecossistemas brasileiros possuem muitas características que favorecem a criação das abelhas, como é o caso dos manguezais. Dentre algumas características, podem-se destacar: clima quente; flora rica em espécies fornecedoras de néctar, pólen e resina; floração mais distribuída ao longo do ano e a presença natural de inúmeras espécies de abelhas sem ferrão.

Embora, esse ecossistema apresente inúmeras características favoráveis à criação de abelhas, praticamente não existem estudos que visem à avaliação do seu potencial florístico, como pasto para as abelhas produtoras de mel.

A meliponicultura se enquadra perfeitamente dentro dos conceitos de diversificação e utilização sustentável dos recursos naturais, pois é uma atividade que pode ser integrada ao manejo florestal, plantio de fruteiras e/ou culturas de ciclo curto e, em muitos casos, pode contribuir no aumento da produção agrícola. É uma atividade que necessita de pouco investimento inicial e pode ser desenvolvida em pequenas propriedades rurais, além de permitir que o agricultor ou pescador familiar mantenha suas outras atividades já estabelecidas culturalmente, tendo na nova atividade um complemento de sua renda familiar.

Nas áreas de mangues existentes nas ilhas que formam o único delta em mar aberto das Américas, as populações locais já vêem explorando as abelhas nativas, embora de modo extrativista e predatório.

Por sua natureza palustre, impeditiva da ocupação humana, durante séculos este ambiente permaneceu relativamente preservado. Entretanto, vem sofrendo agressões pela exploração predatória, através de coleta e captura excessiva de caranguejos, moluscos e pescado, da extração da madeira para uso energético, para obtenção de tanino e material de construção, e do desmatamento para o cultivo de arroz e instalação de salinas.

A vegetação de mangue, apesar de se constituir num santuário ecológico, vem sendo dizimada gradativamente. Inicialmente, cedeu parte para a instalação de salinas e, atualmente, vem sendo cortada para instalação de roças de arroz, criação extensiva de gado e para a criação intensiva de camarão. Outra pressão que a vegetação do mangue vem sofrendo está relacionada com a atuação dos chamados "meleiros". As árvores com ninhos de abelhas são cortadas, sendo a parte do tronco onde se encontra o ninho levado para a comunidade, onde o mel será usado na fabricação de remédios e garrafadas, utilizadas para a cura de inúmeras enfermidades. Entretanto, na maioria dos casos, apenas a colônia é saqueada para a retirada do mel. Essa prática predatória apresenta um impacto negativo muito grande no ecossistema, uma vez que pela falta de conhecimentos, para a retirada do mel ou mesmo da colônia, as árvores com abelhas são cortadas, e muitas vezes as próprias abelhas morrem, pois, na ânsia de se coletar o mel, são retirados seus discos de crias, sendo simplesmente eliminados, em um verdadeiro saque predatório.

A prática dos "meleiros" pode causar danos irreversíveis na manutenção de inúmeras espécies, pois, diferentemente das abelhas africanizadas que dispõem de aparato defensivo muito eficiente e forte característica enxameatória, as abelhas sem ferrão se mostram muito mais vulneráveis a essa prática predatória, além de apresentarem uma condição de se recuperar após um saque, muitas vezes inferior ao das abelhas africanizadas.

Como resultado esperado do plano de gestão e diagnóstico sócio-econômico da APA do Delta do Parnaíba, sugere-se no programa: Manejo Sustentável, a implementação de atividades economicamente viáveis e sustentáveis, de geração de emprego e renda. Sendo assim, a exploração racional dos recursos naturais, por meio da prática da meliponicultura, se enquadra nos requisitos exigidos para as atividades exercidas em unidades de conservação como é o caso da Reserva Extrativista, RESEX do Delta do Parnaíba.

Nesse sentido, A Embrapa Meio-Norte por meio do Núcleo de Pesquisas com Abelhas - NUPA vem desenvolvendo um projeto de pesquisa, com o apoio financeiro do Banco do Nordeste, por meio do Fundeci, intitulado "Manejo Sustentável de Abelhas Nativas em Área de Resex no Delta do Parnaíba" visando preencher essa lacuna na geração de informações necessárias para a criação de abelhas nativas em manejo racional e sustentável, visando a disponibilização dessa tecnologia para a comunidade local, principalmente para os catadores de caranguejo, como opção de atividade para a geração de renda e consequentemente para a melhoria de suas condições de vida.

Esse projeto tem como um dos objetivos principais o levantamento da flora visitada por essas abelhas e que serve de base para a produção de mel. A identificação e classificação dessa flora específica, assim como a caracterização de seus tipos polínicos servirão de subsídio, juntamente com a análise físico-química dos méis produzidos ao longo do ano, para a devida caracterização desse mel, como forma de agregar valor ao produto final, que terá sua produção e extração devidamente orientada, conforme os preceitos das boas práticas de higiene alimentar. Além desses aspectos a serem estudados, está sendo conduzida também à avaliação de diferentes modelos racionais de colméias quanto ao desenvolvimento das abelhas e sua produção de mel. O projeto conta com a parceria técnica da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade Federal de Pernambuco, além do apoio logístico do IBAMA.

O projeto completou um ano de execução e já conta com diversos meliponários já instalados, com um montante de aproximadamente 100 colméias entre 10 famílias envolvidas na criação dessas abelhas.

Edição: José Wilson Fonte: Ricardo Costa Rodrigues de Camargo / Pesquisador da Embrapa Meio-Norte

Prova internacional de trekking na Rota das Emoções

Fonte/ProParnaiba
trekking-camp-paulista.jpg

A Rota das Emoções mais uma vez ganha destaque internacional. Desta feita nossas belezas naturais estarão em evidência durante o Brasil Running Adventure Race, prova internacional de trekking que ocorrerá entre os dias 05 e 16 de maio de 2010.

Competidores de diversas nações partirão da praia de Pedra do Sal percorrendo as magnifícas ilhas do Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, nesta instigante aventura ecológica que culminará na região de Santo Amaro. O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes momentos de grande emoção em meio a uma natureza inóspita e virginal, despertando valores pautados na preservação do meio ambiente e da cultura dos povos nativos. A realização do evento é da empresa francesa Tendão, que realiza provas em diversas partes do planeta, e tem sua organização local a cargo da Eco Adventure Tour e da Eco Eventos.

Imagem: arquivo Google

Constantes intempéries preocupam

Consciencia ambiental: prioridade
Consciencia ambiental: prioridade

A comunidades e seus líderes deveriam ter uma consciencia ambiental mais presente no dia-a-dia. O que se vê hoje são tremores semanais, vulcões até então adormecidos agora em erupção, enchentes, chuva ácida e tantos outros manifestos que preocupam esta geração. Os debates das lideranças mundiais não apresentam resultados práticos imediatos. O que vemos são os gritos da natureza se manifestando, e lá se vão milhares de vidas... Sei que este é um assunto que o povo ignora. Mas vou continuar aqui a insistir nesta tecla, pois me preocupo com o futuro dos meus e de todos nós. Evite desperdiçar água, troque combustíveis fósseis por energias limpas, e não suje nossas praias. Faça a sua parte: plante uma árvore! Mantenha limpas as nossa praias!

Fonte/Jorge Machado

Tratar bem não custa nada. Turista volta. Veja exemplo

Comenta-se, sem provas reais, que mesmo antes da era Cristã, vários povos haveriam aportado em terras Piauienses, pela costa, por ser o ponto mais próximo do hemisfério norte, sendo as marés agitadas (devido o encontro das água dos rios com o Oceano Atlantico) no Delta do Rio Parnaíba, atraíam embarcações que se perdiam em sua trajetória. Ainda hoje é assim, o francês Diné perdeu o rumo de seu veleiro durante a noite e quando se deu conta estava na costa piauiense. Tive oportunidade de conhecê-los (ele e família) no ano passado quando precisaram de um tradutor. Foi bem recebido, gostou e já mandou e-mail, este ano está de volta com seus filhos, Celine e Victor que irão escrever mais um livro (já tem 9 escritos e publicados). Bienvenues!

Fonte/Jorge Machado

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ministério da Pesca e Aquicultura muda regras de obtenção da carteira de pescadores artesanais

Fonte/ProParnaiba






Regras para obtenção da carteira de pescador artesanal será modificada para que o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA - tenha maior controle sobre documentos relacionados ao pescador e a carteira de pesca. Essa medida visa reduzir possibilidades de fraudes e apurar o registro geral de pesca.
A principal mudança será a concessão de uma carteira provisória para os novos pedidos dos pescadores artesanais. Outra mudança é a exigência da comprovação do reconhecimento da contribuição mensal à Previdência Social e a Nota Fiscal de vendas de pescados pelo menos uma vez por mês, através de relatórios

terça-feira, 20 de abril de 2010

Clima Tempo

Pi: Feriado terá sol na capital e chuva no litoral

Fotos:Vooz Piauí: Feriado terá sol na capital e chuva no litoral

Piauí: Feriado terá sol na capital e chuva no litoral

O Feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, 21 de abril, será de chuva no litoral piauense.

O feriado de Tiradentes em Teresina, nesta quarta-feira, 21, será um dia de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas, segundo previsões do Instituto Somar de Meteorologia, de São Paulo. As pancadas de chuvas deverão chegar a um acumulado de oito milímetros, distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite.

A temperatura deverá oscilar entre a mínima de 24 graus, pela manhã, e a máxima de 32 graus à tarde. À noite, a temperatura prevista é de 26 graus. Os ventos vão variar entre 7 quilômetros por hora, na parte da manhã, e 11 quilômetros por hora, nos períodos da tarde e noite. Já a umidade relativa do ar prevista é de 67% no período da manhã e de 87% à tarde.

Para Parnaíba, no entanto, a previsão é de chuva ao longo do dia, com alguns períodos de melhoria. A temperatura prevista é de 26 graus, a mínima, e de 30 graus a máxima. Luiz Correia também terá chuva ao longo do dia.

De acordo com o Somar, na praia de Atalaia as ondas poderão chegar a sete metros de altura, com a temperatura da água ficando em 29,4 graus. Os ventos previstos são de 25 quilômetros por hora. A previsão é idêntica para as praias de Barra Grande e Cajueiro da Praia.

Edição: José Wilson Fonte: CCOM

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jornalista em Parnaíba defende a união da classe

José Luiz disse que é radicalmente contra monopólio da comunicação

O jornalista José Luiz de Carvalho, no último dia 17, em entrevista exclusiva para este blog, destacou que os jornalistas, radialistas, articulistas, fotógrafos, blogistas e outros profissionais que hoje estão militando na impressa em Parnaíba e na região do Baixo - Parnaíba piauiense deveriam já dessa eleição de 2010, trabalharem em todo de um único candidato a deputado estadual, para que este passe a representar essa grande classe, que é muita vezes é considerada o “quarto poder”, mas que na verdade não tem sido reconhecida, em termos profissionais e financeiros.
Ele também destacou que há uma preocupação muito grande com o fechamento das dezenas de rádios comunitárias em Parnaíba e na região, pois estas embora não legalizadas, vinham contribuindo para divulgação do dia a dia das comunidades, possibilitando interações culturais e gerando várias centenas de empregos diretos e indiretos. “Para se ter uma idéia, aqui na região da Coroa Norte do Estado do Piauí, envolvendo das cidades de Cajueiro da Praia até Piracuruca, existem somente em funcionamento, uma rádio FM, uma emissora AM e duas ou três rádios comunitárias autorizadas, isto mostra a real necessidade de que as rádios comunitárias, hoje existentes, permaneçam no ar, até que sejam concluídos seus processos de homologação”. Disse José Luiz.
Ele também acrescentou que não é a favor da pirataria neste setor, mas da democratização da informação e que é sim, radicalmente contra o monopólio da comunicação, pois prejudica os anunciantes e a população de um modo geral.
Por Carlson Pessoa

A quem interessa o silêncio da comunicação em Parnaíba?

Fonte/ Tiago Mendes
Radio.jpg

Há mais de um mês, Parnaíba perdeu duas de suas principais emissoras de rádio no seguimento jornalístico, Rádio Atlântica fm que funcionava na estação 92,7 Mhz e a Rádio Jovem fm 91,5, ambas no mesmo dia.

Quem acompanhava a programação das duas emissoras, sabe que o objetivo delas era a informação sem maquiagem, com o intuito de levar ao ouvinte a notícia em primeira mão em eventos, solenidades, manifestações populares realização de obras. Em tudo se faziam presentes, mostrando a sua prestação de serviços. No dia 8 de março de 2010, na mesma tarde, as duas emissoras tiveram seus transmissores lacrados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). As duas rádios funcionavam com uma outorga (liminar Judiciária), que concedia a elas o funcionamento. Este colunista, recebeu semanas antes do fechamento das emissoras uma informação de um ex-radialista que tem amigos na ANATEL, informando que faltava pouco para que a liminar das duas rádios fossem derrubadas, o fato nos faz pensar o seguinte: a quem interressava o silêncio das duas emissoras de rádio? E porquê uma operação da ANATEL teve seu trabalho de sigilo vazado antes do cumprimento do mandado?.

Vale lembrar, que aqui em Parnaíba, as duas rádios trouxeram recentes denúncias, envolvendo grupos políticos; denuncias sobre fraudes em licitações, superfaturamento em obras e diversas outras denúncias que fizeram alguns politicos irem se defender na Televisão. Isso não quer dizer que ambas as rádios somente faziam denúncias, não, as emissoras também enalteciam projetos dos mesmos políticos, mas pelo fato das denúncias terem bastante repercussão popular, isso causou constragimento a alguns. Hoje em Parnaíba, só existe um programa em FM que dá voz a cidade para que a mesma expresse seus pensamentos e cobrem seus direitos, que é o Programa Flagrante comandado pelo radialista e blogueiro Carlson Pessoa na Rádio Sintonia 97,5 e nos programas da Rádio Globo Parnaíba em horários locais.

Com o silêncio das duas rádios, a imprensa com sua tal "liberdade" tão proclamada no Brasil, se limita aqui em Parnaíba apenas aos portais e blog`s na internet, mas todos nós sabemos, que principalmente aqui em nossa cidade, a maioría não possui internet em casa, e dessa forma o que é pra ser de alcance popular, fica restrito apenas a quem possui computador, e é bom que muitos saibam, que a comunicação no Piauí começou em Parnaíba. Será que essa cidade que foi pioneira em várias coisas merece o descaso que a comunicação parnaibana passa hoje? É importante analisar tudo isso e fazer acontecer o que disse o jornalísta José Luiz de Carvalho em uma entrevista ao blog do Pessoa quando disse: "piauienses deveriam já dessa eleição de 2010, trabalharem em todo de um único candidato a deputado estadual, para que este passe a representar essa grande classe, que é muita vezes é considerada o “quarto poder”, mas que na verdade não tem sido reconhecida, em termos profissionais e financeiros". José Luiz destacou o importante papel que as emissoras tinham com a sociedade; ao final de sua entrevista ele destacou que é contra o monopólio da comunicação em Parnaíba.

Com os fatos expressos aqui nessa coluna, devemos acrescentar que tanto Atlântica fm como Jovém fm estavam consolidando um respeito a nível nacional, a Atlântica com o programa Atlântica News fez em Parnaíba em julho do ano passado a primeira cobertura de uma CPI, a CPI da Petrobras foi coberta com exclusividade por esse programa, que por sua vez teve exclarecimento por parte do Senador Arthur Virgílio do PSDB-AM, possibilitando um detalhamento maior sobre um assunto de interesse nacional.

Em 2010, muitos políticos passarão em sua porta pedindo apoio (voto), muitos nem parnaibanos. Para você que quer continuar, com um sistema de informação não confiável apoie mais uma vez os mesmos que não tiveram compromisso com os comunicadores dessa cidade, mas se você quer de fato mudança apoie quem melhor tiver interesse na qualidade da informação em Parnaíba, isso porque quem não deve não teme.

Radio Educadora de Parnaíba voltará ao ar

Está sob a responsabilidade desde do último sábado a apresentação de orçamento e inicio dos trabalhos de reabertura da Rádio Educadora de Parnaíba. Estiveram reunidos com deputado Moraes Souza Filho o competente técnico em eletronica Regis Rocha e o ex-diretor da Educadora Airton Alves. Aguardem.

Por Carlson Pessoa

ENTREVISTA: Dr. Hélio fala de empreendimento na médicina local e de candidatura

O médico anestesista Hélio José concedeu-nos entrevista no ultimo final de semana. Na ocasião Hélio falou da instalação de um aparelho de ressonância magnética ate o final de maio em sua clínica. Parnaíba será a primeira cidade após a capital a ter tão importante equipamento. Ele também falou de candidatura a deputado estadual no próximo pleito.

Por Carlson Pessoa


sábado, 17 de abril de 2010

17/04/2010 13:43:00

Conheça a Miss Ilha Grande 2010






0

Conheça a Miss Ilha Grande 2010 Patrícia Oliveira.

Foto retirada do orkut de Patrícia Oliveira

Na Balada

0

É hoje á noite(17/04) no espaço boite do Ideal Clube Dj Neto Galeno.

BARRO VERMELHO

As visitas as Comunidades já começam a mostrar seus primeiros frutos.
Segundo pronunciamento no Plenário da Câmara Municipal de Ilha Grande, dia 31/03/2010, requerendo providências imediatas quanto a situação do Posto de Saúde, soubemos que o mesmo está passando por uma reforma.
Estamos aguardando a conclusão das obras para fazermos outra visita.

COMUNIDADE SAQUINHO: DOCUMENTAÇÃO A CAMINHO

O Processo de Regularização que dará o título de posse aos moradores da área, já se encontra na Secretaria do Patrimonio da União em Brasília e estamos acompanhando.

Porto dos Tatus: Alerta!

Em audiência Pública, dia 09/04, aproveitando a presença de Técnicos e Engenheiros, da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado e representantes da Secretaria do Patrimônio da União dentre outros, usei a tribuna para expressar a preocupação com relação às dunas e o assoreamento do Rio Parnaíba.
Pois temo que o processo de assoreamento possa comprometer a navegabilidade (objetivo principal do Projeto) do trecho anterior e o avanço das dunas a um trecho posterior do Projeto de Urbanização do Porto.
Lembramos ainda que o Instituto Chico Mendes e a Semar órgãos responsáveis pelo licenciamento da obra, não foram oficialmente convidados para a Audiência, tornando a Audiência mais de caráter INFORMATIVO.
Roseana Galeno (da Semar) falou ainda que terão de tratar especificamente do Licenciamento.

Fotos: Divulgação

PORTO BATISTA PEDRO

Quarta-feira (07/04), protocolei na SPU- Secretaria do Patrimônio da União, ofício solicitando o alargamento do acesso ao Porto do Batista Pedro.
As novas medidas serão de 130m do Porto à Estrada por 6m de largura.
O pedido tem em vista futura urbanização do local.
A iniciativa contou com o apoio da Associação dos Catadores de Marisco, a Associação dos Catadores de Caranguejo e da Associação de Moradores das Comunidades Porto-Rico, Cal e Baixão.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Escola do SUS capacita 177 alunos do polo de Parnaíba

A Escola Técnica do SUS está formando mais turmas este mês. São 177 auxiliares e técnicos de enfermagem e de saúde bucal, que trabalham na Estratégia Saúde da Família e foram capacitados na Área da Saúde da Pessoa Idosa.

Os alunos pertencem ao polo de Parnaíba e devem atuar em toda a Planície Litorânea que compreende 11 municípios: Luís Correia, Parnaíba, Cocal, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Cocal dos Alves e Caxingó.

A solenidade acontecerá no próximo dia 17, a partir das 11h, no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, onde funcionava o Premen de Parnaíba.

Edição: José Wilson Fonte: Samira Ramalho/Sesapi

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Após licitação, 10 meses para concluir

A segunda fase do Projeto “Orla” da Pedra do Sal, está na fase final de conclusão, esperando apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para que seja licitada e assinada a OS. Estimada em R$ 2,7 milhões, o projeto se refere à construção de 22 novas barracas/ bares e restaurantes e esgotamento sanitário. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Engenheiro Antonio de Pádua, o projeto será executado em 10 meses e tem os recursos oriundos do Prodetur 2 (BID) e Prefeitura de Parnaíba, que dá depositou a contrapartida que lhe compete. O prazo limite para conclusão final deve ser em Julho 2011.

Fonte/Jorge Machado

Buracos podem provocar acidentes

Perigo para os transeuntes
Perigo para os transeuntes

A ponte que liga o centro de Parnaíba à Ilha Grande de Santa Isabel está ameaçando a visa dos transeuntes. No calçadão dos pedestres, várias placas de concreto estão quebradas, ou deslocadas. Atenção ao DER, responsável por esta obra, nosso alerta, antes que aconteça um acidente com cilcista ou pedestre, tem que reparar, inclusive por que com as chuvas, as águas encobrem os buracos e periga alguem cair e se machucar. A ponte esdtá com infiltração e precisando de reparos. U R G E N T E!

Fonte/Jorge Machado

domingo, 11 de abril de 2010

Visão da Rota das Emoções por turistas internacionais italianos

Fonte/Francinalda Rocha
DSC03579_300x250.JPG

Segundo o condutor dos turistas Fiorenzo Bonetta (italiano), durante os meses de julho a setembro aumenta a visita dos turistas internacionais italianos ao Brasil. Eles têm interesse em conhecer a Rota das Emoções

– Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O atrativo nessa rota, citado pelos turistas é a paisagem dos Lençóis que não se encontra em outro lugar com a mesma beleza e dimensão. Embora, o Delta também apresente atrativos particulares que ainda não é vivenciado em sua realidade, pois ao visitar o Delta falta a inserção do turista na realidade das pessoas que moram na região que faz um atrativo diferencial, a comunidade tradicional de pescadores, catadores de caranguejo, de marisco e de camarão existente poderia fazer parte do verdadeiro ecoturismo com a inserção da população local, em que essa ainda é excluída. Hoje o que esses turistas vêm no Delta é a tentativa de encontrar a fauna para contemplação e uma apreciação da flora numa lancha rápida. No passeio é realizada uma demonstração pelo condutor de como o catador realiza a cata para sua sobrevivência e apresentado o caranguejo com a diferenciação entre macho e fêmea e o seu valor na comercialização. Também é contextualizado o passeio tanto geográfico como historicamente. Em Barra Grande – PI os turistas descansam, mas não conhecem o que existe, guardam energia para Jericoacoara. Mas o hotel BGK, localizado em Barra Grande – PI, consegue retratar a realidade natural da região e colocar uma proximidade do ambiente com a natureza. No Ceará o percurso na praia em direção à Jeri é um atrativo, uma beleza, por proporcionar uma contemplação de um cenário natural do mar e com as dunas. Em Jeri aproveitam um ambiente diferente dos visitados na rota e uma diversidade de passeios e de lagoas.

PERFIL DO TURISTA INTERNACIONAL QUE VISITA A ROTA DAS EMOÇÕES
- Grupo com 4 pessoas amigos ou família;
- Idade variando entre 11 (filhos acompanhando da família) e 60 anos;
- Classe rica
- Procedência Norte da Itália
- A maioria com nível superior
- Busca contemplar as belezas naturais, mas com conforto
- Prefere hotel de primeira classe
- Alimentação caseira
IMPRESSÃO DOS TURISTAS INTERNACIONAIS ANTES DE CONHCER A ROTA DAS EMOÇÕES
· Têm medo de comer alimentação local por achar que ela poderá estar contaminada, para isso o condutor do passeio muitas vezes têm que comer antes ou falar da segurança da comida, é saudável;
· O turista também tem medo de ser assaltado no roteiro das Emoções, pois em Fortaleza (citado por eles) estão fazendo pânico para que mude de idéia, já que está rota está deixando o atrativo da capital. Quando chegam no roteiro descobrem que não é a realidade, percebem uma vida tranqüila e cheia de beleza.
SUGESTÕES PARA SER UM BOM CONDUTOR DO TURISTA INTERNACIONAL
- Pontualidade;
- Ser um excelente observador;
- Cuidar para que o visitante se sinta bem;
- Manter um diálogo para firmar uma relação de confiança
- Resolver da melhor maneira possível os problemas que surgirão durante o roteiro;
- Deixar uma boa impressão dos lugares e das pessoas;
- Evitar que as pessoas explorem o turista;
- Dar emoção a cada lugar visitado;
- Quando o turista tiver que retornar deixar nele a sensação de que viveu o melhor de sua viagem.
O turista internacional é mais exigente do que um turista brasileiro. Por isso, a infra-estrutura para esse tipo de turista tem que ser preparada com a visão de uma pessoa internacional, pois o que pode ser um hotel excelente para um brasileiro poderá ser considerado regular para o outro. Já que paga caro exige o seu padrão de qualidade.
Para turista internacional que viaja num carro confortável, o percurso de Paulino Neves – MA para Tutóia – MA pode ser considerado ruim para quem tem que fazer a rota 4 vezes por dia numa jardineira, mas para quem faz turismo é uma emoção, pois cada obstáculo cria uma aventura, além de permitir o carro andar com menos velocidade proporciona apreciação da vida local pela contemplação da natureza.
Segundo os turistas essa rota é freqüentada por poucos jovens principalmente devido o valor ser alto e eles não conseguem poupar o suficiente. É preciso que o turismo continue como está, pois o turista tem que se adequar a realidade local e não a realidade se adequar ao turista, assim vai mudar o que existe de melhor que é simplicidade a vida dos moradores.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Parnaíba terá nova estrada de ligação com a Pedra do Sal

Parnaiba_007.jpg

É o que acaba de informar, o secretário estadual de turismo, Silvio Leite, que se encontra no município de Ilha Grande- PI, realizando uma audiência pública sobre o projeto de urbanização e arquitetura do Porto dos Tatus.

Em entrevista exclusiva ao Proparnaiba.com, Silvio Leite declarou que ainda este mês será licitado o projeto de duplicação da estrada que liga Parnaíba a Pedra do Sal, a única praia da cidade. A nova estrada que ligará Parnaíba a Pedra do Sal, terá inicio em frente ao Porto das Barcas passando por dentro da comunidade Vazantinha.

Orla do Rio Igaraçu
Outra obra que dentro de um mês deverá entrar em fase de licitação é a da orla do Rio Igaraçu, orçada na ordem de mais de oito milhões de reais. O projeto já está em fase de conclusão.

Flash de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
Redação Dora Rodrigues

Projeto de urbanização do Porto dos Tatus em Ilha Grande é discutido em audiência pública


A SEINFRA/PI realizou na manhã desta sexta-feira, dia 09/04, às 9 horas, uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores da cidade de Ilha Grande para tratar do projeto de urbanização do Porto dos Tatus.

Segundo Francinalda Rodrigues Rocha, um dos pontos bastante discutidos foi o da proposta arquitetônica apresentada, pois a mesma não é condizente paisagisticamente com o Delta do Parnaíba.

No mesmo horário da audiência foi realizado uma capacitação do conselho consultivo da APA Delta do Parnaíba - 2ª Gestão (biênio 2010-2011).

Por Gilson Brito
Fotos: Divulgação




Audiência Pública do Porto dos Tatus não tem validade

Tatus_3.jpg

É o que declara a coordenadora regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente em Parnaíba, Roseane Galeno, informando que a audiência não passa de uma reunião informativa sobre o projeto, pois a SEMAR não chegou a ser convocada para o evento.

Segundo Roseane Galeno, o licenciamento ambiental do Porto dos Tatus deve ser feito pelo órgão estadual que é a SEMAR e a entidade ainda não foi convocada oficialmente para realização desse licenciamento. A Audiência Pública que deveria tratar do licenciamento ambiental da obra deveria ter sido publicada no Diário Oficial da União e convocada pela SEMAR, o que não aconteceu.

Joana Darc, prefeita de Ilha Grande, Silvio Leite, secretário estadual de turismo e Adriano Melo, arquiteto, falam da importância da obra para o municipio de Ilha Grande, PI.

Roseane Galeno e Silmara Erthael, chefe da APA do Delta de Parnaíba e do Instituto Chico Mendes, falam da não validade da audiência.

Flash de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Redação Dora Rodrigues

Urbanização do Porto dos Tatus é tema de audiência no litoral do Piauí

image Mesa redonda para apresentação do Projeto de Urbanização e Arquitetura para o Porto dos Tatus. Foto: Daniel Santos

A apresentação do Projeto de Urbanização e Arquitetura para o Porto dos Tatus aconteceu por volta das 09h30 desta sexta-feira, 09, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade de Ilha Grande do Piauí. O projeto está avaliado em mais de R$ 300 milhões.

Os Tatus desde 1699 servia de orientação para criação de um porto sendo referência para embarque e desembarque de mercadorias, pessoas e comerciantes. Segundo Sílvio Leite, secretário de Turismo do Piauí, foram dois anos de trabalho para elaboração do projeto onde diversos órgãos fizeram análises.

A nova estrutura de urbanização vai contar com píer apropriado para escoamento de produtos, área para comercialização de artesanato e outra para crianças, estacionamento para carros e ônibus, mirante, espaço local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais, cinema e um heliporto.

Severo Maria Eulálio Filho, subsecretário de Infraestrutura do Piauí, disse que o objetivo é dotar a porta de entrada do delta do Parnaíba de melhores condições para receber o turista. “Hoje o delta é um grande atrativo mundial do turismo e em contra partida vai trazer benefícios para a comunidade”, enfatizou.

A prefeita de Ilha Grande do Piauí, Joana D’arc Ribeiro Machado, afirmou que o funcionamento da nova estrutura vai “deixar a cidade com recurso viabilizando o desenvolvimento de toda Ilha Grande”. O próximo passo é a cessão do terreno pelo Patrimônio da União. O projeto ainda não tem licença ambiental e foi apenas apresentado à comunidade para que opine.

PORTO_foto_Daniel_Santos_403056865.jpg
Foto: Daniel Santos
PROJETO_DO_PORTO_DOS_TATUS_447502285.jpg

quarta-feira, 7 de abril de 2010

“Concedei-nos o convívio dos eleitos!”
“E a todos nós pecadores, que confiamos na vossa

imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas

por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires:

João Batista e Estevão, Matias e Barnabé (...) e todos os

vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso “(santa missa católica).

Uma grande corrida sucessória produz efeitos variados. Estamos regidos por
inúmeras forças, porém parece ser a mais poderosa delas composta de poder e
dos efeitos materiais que ele produz. O país inicia o ano respirando
calamidades e consumindo política. Um grande frenesi enche os meios de
comunicações de indagações e contra-informações. Quem disputa o que e quem
fica aliado de quem. Quais as chances que cada um possui de ser eleito. Mas
que diferença isto faz? Parece que muda muito em nossas vidas. Há sempre um
grande sentimento de mudança e renovação. O mundo humano procura está entre
os melhores. Mas quem são estes melhores? O nosso espaço material repleto de
poder e até vingança, onde ganhar comunga com o maior prazer da vida e nos é
atrativo. Na corrida da vida somos eleitos todos os dias, pois estamos
constantemente sendo votados. Quando seremos eleitos verdadeiros seres
humanos? Ou minha ignorância não me permite entender o conceito de ser
humano? Parece-me que executamos coisas diferentes do que pensamos ou
defendemos que os outros façam. "Não roubarás"(Dt 5,19). "Nem os ladrões,
nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"(1Cor 6,10).
Como o nosso mundo está se comportando neste item. Porque necessitamos de
tanto, ou seja, além do que Deus nos dá? “Honra teu pai e tua mãe, para que
sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6,1-3). Como está sua
família em relação a fé e o amor? Os eleitos parecem bem preocupados com a
sucessão eleitoral e preparam seus filhos para disputas nas urnas. E como
preparamos para sucessão espiritual? Como está o voto dos nossos pais e
filhos na eleição do respeito mútuo? Não acho que o apocalipse dos valores
esteja em plena vigor. Uma busca de melhor entendimento dessa dinâmica me
causa alguns questionamentos não bem claros. No nosso mundo estamos prontos
para sermos eleitos? Votamos em quem, se questionamos a todos? Como nos
comportamos diante de nossos maiores interesses? Não é de aguardamos o
momento de ficarmos no convívio dos eleitos. O desejo de sentarmos junto ao
todo poderoso já data de nossa própria existência. Até mesmo no juízo final
há uma vontade de separar os eleitos dos excluídos. É um grande desafio
sabermos conviver com aqueles escolhidos pelo homem. Como será conviver com
aqueles escolhidos por Deus? Será que não seria tudo a mesma coisa? Se somos
a imagem e semelhança, segunda as escrituras? No fundo somos todos eleitos a
conviver neste controverso e conflitante mundo. Palco de nossa imaginação e
fruto de nossas ações. Nosso singelo habitat eleito pelo todo poderoso está
repleto de força regida pelo próprio poder dos homens. Entretanto não nos
coube a tarefa do início, também não nos caberá trazer seu fim.

JOSÉ OSVALDO ( médico ortopedista de Parnaíba-pi)
Turismo

Audiência Publica discute sobre Porto dos Tatus

Fotos:Divulgação Projeto Porto dos Tatus na Ilha Grande (PI)

Projeto Porto dos Tatus na Ilha Grande (PI)

Uma audiência pública vai apresentar e discutir com a comunidade do município de Ilha Grande o Projeto de Urbanização do Porto dos Tatus, a principal porta de entrada para o Delta do Parnaíba, nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal às 9h. A solicitação da audiência foi feita pela Secretaria da Infraestrutura e tem o apoio da Secretaria Estadual do Turismo.

Na oportunidade, os populares vão conhecer detalhes do Projeto arquitetônico da obra que é uma reivindicação antiga da comunidade de Ilha Grande e do trade turístico do litoral do Piauí. Atualmente, o Porto é o principal ponto de saída das embarcações com turistas para o Delta do Parnaíba. Além de servir para atividade turística, o local serve de escoamento do caranguejo e de produtos para a comunidade de Ilha Grande.

De acordo com o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leite, as audiências públicas são uma ferramenta democrática na qual a população além de dar sua opinião fica sabendo mais sobre os principais benefícios do projeto. “Com a urbanização do Porto dos Tatus, os turistas terão um espaço estruturado para a atividade turística e a comunidade será integrada ao projeto com a comercialização de artesanato, além de contarem com píer apropriado para escoamento de produtos” explica.

No Projeto, a área ganhará local para comercialização de artesanato na Praça do Artesão, estacionamento para carros e ônibus, mirante, local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais e área para crianças. A nova estrutura contará também com um cinema, píer e um heliporto e terá como atração um relógio solar.

Edição: José Wilson Fonte: Tamyres Rebeca/Setur

Sociedade de Ilha Grande quer saber sobre Porto dos Tatus



Projeto_Tatus.jpg

Uma audiência pública vai apresentar e discutir com a comunidade do município de Ilha Grande o Projeto de Urbanização do Porto dos Tatus, a principal porta de entrada para o Delta do Parnaíba, nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal às 9h.

A solicitação da audiência foi feita pela Secretaria da Infraestrutura e tem o apoio da Secretaria Estadual do Turismo. Na oportunidade, os populares vão conhecer detalhes do Projeto arquitetônico da obra que é uma reivindicação antiga da comunidade de Ilha Grande e do trade turístico do litoral do Piauí. Atualmente, o Porto é o principal ponto de saída das embarcações com turistas para o Delta do Parnaíba. Além de servir para atividade turística, o local serve de escoamento do caranguejo e de produtos para a comunidade de Ilha Grande.

De acordo com o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leite, as audiências públicas são uma ferramenta democrática na qual a população além de dar sua opinião fica sabendo mais sobre os principais benefícios do projeto. “Com a urbanização do Porto dos Tatus, os turistas terão um espaço estruturado para a atividade turística e a comunidade será integrada ao projeto com a comercialização de artesanato, além de contarem com píer apropriado para escoamento de produtos” explica.

No Projeto, a área ganhará local para comercialização de artesanato na Praça do Artesão, estacionamento para carros e ônibus, mirante, local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais e área para crianças. A nova estrutura contará também com um cinema, píer e um heliporto e terá como atração um relógio solar.

Fonte: Portal AZ

FEIRAAC se une Semana de Saúde em Parnaíba (PI

Fotos:Vooz A VI Feira Integrada de Arte e Cultura - FEIRAAC  se une a Secretaria Municipal de Saúde, no evento da Semana de Saúde, na Praça da Graça em Parnaíba

A VI Feira Integrada de Arte e Cultura - FEIRAAC se une a Secretaria Municipal de Saúde, no evento da Semana de Saúde, na Praça da Graça em Parnaíba

A VI Feira Integrada de Arte e Cultura - FEIRAAC se une a Secretaria Municipal de Saúde, no evento da Semana de Saúde, na Praça da Graça em Parnaíba (PI), a qual se transforma em um grande evento com apresentações e exposição de artesanato.

Durante o período de 06 a 09 de abril de 2010 está sendo realizada a Semana de Saúde com a presença da Secretaria Municipal de Saúde e os departamentos de Vigilância Sanitária , meio ambiente e a atuação do Instituto Wanda Horta, EMBRAPA e UFPI (estudantes do curso de Fisioterapia) realizando trabalhos educativos como aferição de pressão, vacinação (gripe pelo vírus influenza A – para os jovens de até 29 anos e gripe para idosos), alerta sobre o mosquito da dengue e o calazar, oficinas com cerâmica pelos alunos do CAPES, teatro, banda municipal e exposições nos stands. E a integração da FEIRAAC com venda de artesanato feito por artesãs de Parnaíba e Ilha Grande – PI.

Esta iniciativa se torna primordial para possibilitar que as pessoas se aproximem do processo educativo da saúde, pois muitas doenças podem ser evitadas com a prevenção. E a Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba atentando para este aspecto realiza todos os anos a Semana de Saúde para que a população parnaibana passe a ter cuidados básicos com a saúde. E a sua integração com a FEIRAAC ajuda a divulgar e apoiar o trabalho da/os artesão/as que precisam de apoio local.

Aproveite a ocasião para saber como anda sua saúde e apreciação da FEIRAAC com a degustação de uma diversidade de pratos como: rocambole de camarão-caranguejo-marisco, caranguejo mijado (premiado com o 2º lugar no concurso gastronômico do festival do caranguejo), pastel com caranguejo, camarão, tortinha de caranguejo, canudo com vatapá. E adquira um produto artesanal local.

Os grupos produtivos que presentes são: Ilha Grande – Hospedaria Familiar, Artes Vermelha; Parnaíba – Associação de Artesãs da Varzantinha, Associação Comunitária e de Pescadores da Pedra do Sal e Associação de Desenvolvimento Integrado do Artesanato de Parnaíba; e a Comissão Ilha Ativa (Núcleo Operativo Ecológico – NOÉ).

ATENÇÃO!!!!

Durante a segunda semana do mês de maio 2010 será realizada a VII FEIRAAC na Praça da Graça com a realização do Bingão FEIRAAC cujo objetivo será adquirir recursos financeiros para realização das feiras. Prêmios: 1 micro system, um liquidificador e 1 ferro elétrico. Preço R$ 2,00.

Edição: José Wilson Fonte: Francinalda

Biólogos monitoram ninhos de tartarugas no litoral piauiense

Fonte/ProParnaiba



TARTARUGAS_0001_300x260.jpg

A tartaruga verde é uma das espécies mais presentes no Brasil, mas suas áreas de desova são restritas, mais existentes no litoral do Espírito Santo, Bahia e Piauí. Nos dois lados da praia do Arrombado, no litoral piauiense, existem ninhos dessas tartarugas monitorados por biólogos.

Governo confirma presença na reunião da APA do Delta em Parnaíba



delta_do_parnaiba.jpg

A Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) participa, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), da Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba, que acontece a partir das 9 horas, no Hotel Delta, em Parnaíba.

Durante a reunião será realizada a capacitação para a nova gestão do Conselho Consultivo - Biênio 2010-2011. O Conselho da APA do Delta do Parnaíba é composto por representantes dos municípios inseridos na área de proteção que engloba os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, abrangendo dez municípios, e trabalha na ação de proteção do delta. Serão realizadas oficinas e uma discussão sobre programas e projetos que serão realizados na região. As discussões do grupo giram em torno de planos e ações que busquem a solução ou mitigação dos problemas ambientais identificados.

De acordo com a presidente do Conselho Consultivo da APA Delta do Parnaíba, Silmara Erthal, foram eleitas no final de 2009 novas gestões do conselho e durante os dois dias de reunião será realizada a capacitação destes gestores, que atuarão durante os próximos dois anos, para atuação no Conselho.

Ainda segundo Silmara Erthal, a APA trabalha no licenciamento de educação ambiental e na organização e ordenação da ocupação ambiental. "É importante a participação de todo o conselho para uma ampliação da informação entre os membros sobre a unidade de conservação", afirma.

O turismólogo e gerente de apoio à promoção e desenvolvimento da Setur, Costa Júnior, irá representar a Secretaria de Turismo na reunião. Para ele, é muito importante a participação da Setur, pois a base do conselho é o turismo ecológico. "É importante trabalharmos juntos para o desenvolvimento do turismo no Piauí", ressalta. O Conselho é composto por associações comunitárias, entre as quais a Associação de Pescadores e a Associação de Agricultores, além de ONGs e Organizações Governamentais representadas por titulares e suplentes.

Autor: Redação CCom

terça-feira, 6 de abril de 2010

Campanha de vacina

0

Começa nesta segunda(05/04) a campanha de vacina contra o vírus H1N1.

05 a 23 de abril(adultos de 20 a 29 anos).

Fonte e Foto/Gilson Andrade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...