domingo, 28 de fevereiro de 2010

Academia de letras e artes

A academia de letras e artes de Ilha Grande apresentará seus integrantes ao público no dia 13 de março, a partir das 19:00 horas no ponto de cultura casa das rendeiras,em uma noite com shows e apresentações culturais.

Fonte e Fotos/Gilson Andrade






Terminal Intermunicipal será na 40

A partir do dia oito de março o transporte intermunicipal que circula entre as cidades de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande do Piauí, Buriti dos Lopes e outros municípios vizinhos terá um novo local de parada. Será no estacionamento da rua Dr. Emílio Falcão Costa, entre o mercado da Quarenta e o Conjunto habitacional Habitar Brasil. Infraestrutura do mercado, local para banho, lanchonetes, salão de beleza, e segurança oferecida pela administração do mercado, servirão para os usuários deste meio de transporte. A Prefeitura ainda vai colocar estrutura como bancos, abrigos e tudo que for necessário para que os passageiros tenham o máximo de conforto.
Fonte/Texto: Paulo Ferreira

Vans em Parnaíba mudam de local

Fonte Daniel Santos

image O terminal intermunicipal das vans vai ficar no mercado da Quarenta. Foto: Daniel Santos

As vans intermunicipais com destino a Parnaíba vão mudar de local para ficar no mercado municipal no bairro São José. Serão quarenta boxes a serem instalados no bloco “A” do mercado da Quarenta onde funcionará a venda de cereais, frutas e verduras. E conseqüentemente as vans ficarão nesta área.

A medida foi uma exigência dos feirantes do local que sentiram uma considerável baixa nas vendas. Com o terminal intermunicipal de Parnaíba nas dependências do mercado acredita-se que as vendas vão alavancar.

A partir do dia 08 de março, todas as vans e microônibus intermunicipais devem ficar no mercado da Quarenta. Arnaldo Rodrigues, presidente do Sistema de Transporte Coletivo de Luís Correia afirmou que para acontecer esta mudança, logo em março, é necessário que seja oferecida uma estrutura adequada caso contrário retornarão a praça Santo Antônio, onde estão há dez anos.

A Empresa Parnaibana de Supervisão e Abastecimento, a EMPA está frente do processo e considera o mercado com padrões para acolher as vans. Segundo o presidente Heleno de Sousa Maia, a empresa vencedora será indicada no dia 1° de março. Quem tem interesse por um boxe deve procurar a sede da EMPA que fica no mercado ou a Comissão de Licitação da Prefeitura. O trabalho tem por finalidade incrementar as vendas naquele local.

ARNALDO_RODRIGUES_foto_Daniel_Santos_901550935.jpg
Presidente do Sistema de Transporte Coletivo de Luís Correia, Arnaldo Rodrigues.
LOCAL_PARA_AS_VANS_foto_Daniel_Santos_158459370.jpg
As vans vão ficar neste local.
Fotos: Daniel Santos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Parada de vans será no mercado da Quarenta



MERCADO_40.jpg

A EMPA empresa que administra os mercados em Parnaíba abriu licitação para alguns boxes nos valores de 100 e 150 reais para o Mercado Central da Quarenta.

Segundo Heleno Maia presidente da EMPA através de um acordo fechado com a prefeitura municipal o Mercado da Quarenta agora será parada obrigatória para as vans inter municipais de localidades como Luís Correa, Coqueiro, Cajueiro da Praia,Ilha Grande do Piauí, Burití dos Lopes e demais municípios que fazem essa rota com parada em Parnaíba. Heleno Maia ressaltou a importância desse acordo para a região que contempla o Mercado da Quarenta, pois a partir do dia oito de março todo transporte alternativo que faz a linha entre essas cidades agora terá uma estrutura organizada, com estacionamento reservado para as vans de cada cidade.
Toda a sinalização já está sendo providenciada e também assentos para que as pessoas possam aguardar o transporte.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

25/02/2010 01:17:00

Final da Copa Ilha Grandense de Futsal Infantil

União campeão do primeiro turno e Comercial campeão do segundo turno

União 4x1 Comercial

Artilheiro(Dandan)dos novatos com 18 gols,idade-12 anos

Goleiro menos vasado:Carlos Antonio sofreu 08 gols,idade-13 anos

Destaque do campeonato:Adalberto(Dadá)´comparado ao Ronaldinho Gaúcho

Realização e Fonte /Associação dos Moradores dos Morros da Mariana e União Sporting Clube

Foto/Gilson Andrade



25/02/2010 00:31:00

Turismo

O Delta do Parnaíba possui 78 ilhas, a maior parte do lado do Maranhão, e as águas do Atlântico na região "são de um verde bravio", que "encanta os turistas do mundo todo". A região vem recebendo cada vez mais visitantes graças à instalação de hotéis e pousadas, que procuram atrair o turismo ecológico. A Ilha do Caju, uma fazenda que pertenceu a um casal de ingleses foi transformada em uma pousada "extremamente agradável". O Delta do Rio Parnaíba, desemboca no Atlântico e divide o Piauí do Maranhão. As belezas da região são incomparáveis, com "suas areias brancas, lagoas de águas normas e mangues onde se pode ver dezenas de espécies de pássaros, macacos e outros animais".

Fotos/Paulo Rogério








24/02/2010 03:02:00

Pólo costa do Delta

Conseguir carrear recursos para Costa do Delta já é uma tarefa difícil e o pouco que vem ainda é recambiado para outros destinos. Os prefeitos da região da Costa do Delta estão calados, não se manifestam e aceitam essa situação e enquanto isso os recursos vão sendo transferidos para outras finalidades e em outras regiões do estado.

O que é mais lastimável em tudo isso é que os recursos estão sendo trasferidos para uma cidade onde entram recursos mensalmente da CID-Combustíveis, que se bem planejadas não deveria faltar verbas para recuperção de estradas e construção de novas. Os recursos da CID Combustíveis são líquidos e certos como é o FPM e FPE, não falham.



Foto/Gil Oliveira

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Turismo
Mão Santa enaltece belezas do delta do Rio Parnaíba
O delta do Parnaíba possui 78 ilhas, a maior parte do lado do Maranhão, e as águas do Atlântico na região "são de um verde bravio", disse o sena O senador Mão Santa (PSC-PI) registrou em Plenário a publicação, pelo caderno de turismo do jornal Correio Braziliense, nesta quarta-feira (24), de reportagem sobre o delta do Rio Parnaíba, que desemboca no Atlântico e divide o Piauí do Maranhão. Para ele, as belezas da região são incomparáveis, com "suas areias brancas, lagoas de águas normas e mangues onde se pode ver dezenas de espécies de pássaros, macacos e outros animais".


Informou que o delta do Parnaíba possui 78 ilhas, a maior parte do lado do Maranhão, e as águas do Atlântico na região "são de um verde bravio", que "encanta os turistas do mundo todo". Informou que a região vem recebendo cada vez mais visitantes graças à instalação de hotéis e pousadas, que procuram atrair o turismo ecológico. Citou que, na Ilha do Caju, uma fazenda que pertenceu a um casal de ingleses foi transformada em uma pousada "extremamente agradável".

No mesmo discurso, Mão Santa lamentou a morte, aos 87 anos, do piauiense Omar Santos Rocha, que advogou por mais de 50 anos e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí.
Edição: José Wilson | Fonte: Agência Senado
24/02/2010 01:58:00

Ex- Prefeito de Ilha Grande aniversaria

O ex-prefeito de Ilha Grande Paulo Rogério completou ontem(22/02) mais uma primavera tudo aconteceu no restaurante raio de sol.

Além da família,estavam presentes os vereadores cassunete e doutor,o Jornalista Reginaldo Júnior.o blogueiro da ilha Gilson Andrade.o Advogado Ayrton Júnior, Delegado de polícia Marcelo e os amigos Erisvelton Lira,F Santos e Cleide.

No ínicio foi servido um jantar e logo após foi servido o bolo do aniversariante.

Feliz aniversário e muitos anos de vida é o desejo do blog de Ilha Grande








Carnaval 2010

O Ilha Grandense não deixou de curtir o carnaval na praia da Pedra do Sal.

Fotos/Jorge Machado





terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Retratos Ribamarianos" da parnaibana praia de Pedra do Sal


pescador.JPG


Em uma das minhas rotineiras idas à praia de Pedra do Sal fiz o flagrante do pescador Elisvaldo Ferreira, mais conhecido como Valdo, jogando sua rede de pesca nas ondas da praia de Pedra do Sal.

O objetivo é tentar [porque nem sempre o mar está para peixe!] garantir o almoço daquele sábado, 13. Espero, sinceramente, que ele tenha conseguido pegar o “dicomer” das crianças. E tem muita gente que acha cansativo ir ao supermercado comprar um produto embalado e pronto para ser servido.


Também avistei policiais circulando pelos belos cenários da única e verdadeira praia dos parnaibanos, a nossa Pedral. Fiquei um pouco surpreso, não vou negar, mas foi positivamente, é claro!
Enquanto muitas cidades piauienses lutavam contra os apagões no período do Carnaval, os postes da nova e pouco frequentada avenida de acesso ao Parque Eólico de Pedra do Sal esbanjavam luzes acesas durante o impiedoso sol do meio-dia do dia 13 de fevereiro. Os postes da Pedral têm sorte. Eles estão muito próximos das 20 gigantescas torres que geram energia elétrica diuturnamente. Vento nao é problema por lá. Eles produzem tanta energia elétrica que até podem desperdiçar. Quem pode, pode!E quando eu começava a me despedir de mais um dia reenergizante na Pedral, fiz a última foto do dia: um caranguejo amarelado passeando faceiramente pelas calçadas da praia, sem medo nenhum de ir parar em uma panela de água bem quente. Agora, se ele resolve "esticar as patas" lá perto de casa...


Veleiros de sete nacionalidades desancoraram hoje do litoral piauiense

Os veleiros que estavam em Luís Correia durante o período de Carnaval desancoraram hoje (19) do Litoral Piauiense. As embarcações eram oriundas da Áustria, Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Suiça. O haly terá duração de cerca de seis meses. Eles viajam o mundo todo buscando conhecer novas belezas. Suas embarcações possuem estrutura de casa, onde é possível abrigar famílias com crianças e idosos. Esta foi a primeira vez que os barcos aportam no litoral. Essas famílias buscaram o Piauí para conhecer as peculiaridades do litoral.
Fonte/Blog do pessoa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

22/02/2010 16:59:00

Ex- Prefeito de Ilha Grande aniversaria

É hoje á noite o aniversário do ex-prefeito de Ilha Grande Paulo Rogério dos Santos Sousa,tudo acontece na inauguração de um novo restaurante na cidade,fotos do evento amanhã aqui no blog.



22/02/2010 16:28:00

Cresce o turismo no Delta

Uma das atividades que melhor se desenvolvem no turismo receptivo de Ilha Grande são os passeios rápidos pelo Delta, feito em lanchas pequenas conhecidas pela população como voadeiras.



22/02/2010 16:21:00

Corte no bolsa família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou nesta segunda-feira (8) o cancelamento de 709.904 benefícios do programa Bolsa Família, destinado a atender pessoas de baixa renda.
As famílias precisam renovar as informações do cadastro único com a prefeitura dos seus municípios para não perderem o benefício, e cumprirem exigências que incluem a manutenção dos filhos na escola, agenda de saúde em dia, e renovar dados de renda, e endereço a cada dois anos.

Em Ilha Grande foram cortados 44 beneficiados.



domingo, 21 de fevereiro de 2010

21/02/2010 13:59:00

Bloco camaleão do delta carnaval 2010

O bloco camaleão do delta fez seu arrastão ontem(20/02)partindo da praça de nossa senhora da conceição até o mercado público.



Furto em Ilha Grande

A residência deste blogueiro foi assaltada na terça-feira de carnaval por volta de 3:00 horas da madrugada,três meliantes devidamente encapuzados levaram da citada residência um playstation 2,uma câmera digital,dois controles remotos de carrinhos e um celular.

A queixa esta registrada na primeira delegacia de Ilha Grande,o caso ainda esta sem novidades.

Problemas com a internet

Problemas com o sinal de internet resolvido,estamos na ativa.

Gilson andrade

Problemas com a internet

Estou com problemas em minha rede de distribuição de internet(desde 13/02),por isso estou com problemas pra atualizar o blog de Ilha Grande,estamos trabalhando para solucionar este problema.

Deixo aqui meu novo contato(86)94355069

Gilson Andrade

Na Pedra do Sal, dias 2, 3 e 4 de Abril

A galera que está organizando o Nordestino de Surf manda um recadinho para os apoiadores: está chegando o dia de confeccionar o material publicitário e os interessados ainda nem deram sinal...

Será nesta bela paisagem da Pedral, nos dias 2, 3 e 4 de Abril. Atenção Governo do Estado, Prefeituras daq região, Setur, Piemtur e demais patrocinadores privados. É um grande evento!!! Não podemos ficar de fora. Informações: (86) 9922.2001

Fonte/Jorge Machado

ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL



Foi nos seus primórdios habitada por numerosos índios tapuias, principalmente os Teremembeses ou Tremembés. Desde 1613 estes índios foram conciliados por Martins Soares


A maior ilha de todo o Delta é a Ilha Grande de Santa Isabel, antigamente denominada nos documentos históricos como Ilha Grande. Pertence ao município de Parnaíba (PI), com a atual denominação, com a seguinte localização geográfica: Latitude: 2�49�26� e Longitude: 41�48�54�.
Foi nos seus primórdios habitada por numerosos índios tapuias, principalmente os Teremembeses ou Tremembés. Desde 1613 estes índios foram conciliados por Martins Soares; viviam em paz com os portugueses aos quais prestaram algumas vezes bons serviços; ocupavam-se da pesca, da caça, e da plantação cajueiros, planta nativa, de cujas frutescências se alimentavam e do suco preparavam uma bebida chamada mocorroca; sofreram a perseguição infernal de Vidal Maciel Parente. Habitou também esta ilha os Tupinambás, inimigos ferrenhos dos Tremembés.
Segundo a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO) e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Ilha Grande de Santa Isabel geologicamente pertence a era Quaternária, constituindo o seu solo de aluviões: cascalhos, areias e argilas. Em seu livro "Geografia Física do Piauí", Vol. II, Gabriel Baptista diz que sendo originária "de aluviões do quaternário, deve ter servido de anteparo aos alísios, permitindo a forma geral das ilhas "sempre mais compridas do que largas"(Freire) no sentido oeste". Possui uma área estimada em 200.375 km2, o que leva a ocupar o sexto lugar entre as maiores ilhas do Brasil.
Limita-se ao norte com o oceano Atlântico, a leste com o continente piauiense, onde se encontram as cidades de Parnaíba e Luiz Correia, separadas da terra firme pelo rio Igaraçu e a Barra da Amarração, ao sul com a Ilha Poções dela separada pelo rio Parnaíba, e da ilha do Tabuleiro dela separada pelo canal São José, a oeste tem as ilhas Batatas separada pelo igarapé do Urubu e a das Canárias separando o rio Parnaíba, a noroeste, entre ela e a de Canárias, a ilha Trindade da qual é separada através do igarapé Trindade. Na sua extremidade, a noroeste, fica a barra das Canárias e a leste a barra da Amarração ou Igaraçu. Da ponta que fica na barra das Canárias até a ponta que fica na barra da Amarração são 24 quilômetros de litoral, representando 35% do litoral piauiense e é coberta por dunas em toda esta extensão, não existindo ai nenhuma vegetação fora a salsa-da-praia. Do lugar denominado Pedra do Sal até a ponta que fica na barra da Amarração é a região denominada de Bom Jesus, tendo a sua parte defronte de Luiz Correia antigamente chamada de Coroa do Monte Cristo. Na sua parte sul, de leste a noroeste, partindo do canal de São José até a parte que fica no sul da ilha das Batatas, apresenta-se o cerrado, a macega agreste.
A Ilha Grande de Santa Isabel fora adquirida por João Gomes do Rego Barra mediante carta de data e sesmaria lavrada a 14 de julho de 1725, assinada por João da Maia da Gama, Governador e Capitão-General do Estado do Maranhão e Grão-Pará (1722-1728):
"João da Maya da Gama @ Faço saber aos q esta minha carta de data e sismaria virem, q a mim me inviou adizer porsua petição João Gomes do Rego Barra Cap.m Mor que foi na Parnahiba qi elle Supp.te tinha povoado huá IILHA, a qual estava entre a Barra do Rio Igarassú, e entre a Barra chamada vulgarmte Barra da Parnahiba com hú curral de duzentas e sincoenta bocas, e sessenta vaquas, rendoso aos Dizimos há em sinco annos como constava a todos os vizinhos, e tinha povoado na mesma ilha outro Citio p.� ocoronel Pedro Barbosa Leal de q.m hera Proc.or sem mais algum tittolo q odescobrir elle Supp.e a d� ilha dezerta de vassallos de S. Mag.e e so habetada de Tapuyas q elle Supp.te conquistara como hera nosorio porte com armas na qual conquista sustentara tres ozadias q lhe fizera o Tapuya Levantado com o M.e de campo Antonio da Cunha Seutamayor jugando o Tapuya armas de fogo de dia, e de noite e tende emnumaro q alcansava com o serco huá legoa de circuito parte com amizade com o seria ainda hoje o resto de Aralias trazido depás por elle Supp.e em a qual conquista achava em sua consziencia ter gasto porsima de sinco mil cruzado, e assim os jurava aos Santos Evang.os , e como se ache com sinco filhas solteiras, e humfilho, e sem hum palmo de terra em q viva com tittolo seguro, e o coronel Pedro Barbosa Leal tenha terras emtanta quantidade q , oú esta dando e aforando aq.m lhe paresse e ainda tem m.o por povoar p.� onde pode retirar as Bestas q`elle lha pozera na d.� ilha, onde nem elle, nem o Suppp.te como já dissera tinhão tittolo dado porsesmaria Pedindome fosse servido mandar passar carta de datta da d.� ilha a ele Suppte primeiro q a nenhú outro atendendo asseus merecim.tos p.� opossuir emtodo comq.do nella se contiver com titolo justo conforme as ordens de S. Mag.e q Dos G.de e como os filhos fossem tantos, e as filhas mal sustentaria hum the dous dos servos, lhe mandasse dar de sesmaria hum Reacho a q chamarão o Proengy o qual vertia da Serra da Igiapaba, e desagua na Parnahiba, no qual Reacho tem elle Supp.to
lavrado com duas mil cabessas de gado vacum vay por catorze annos com doação feita vocalm.te pello coronel Pedro Barbosa Leal, ao qual nuncapagara feromas por evitar contendas nos tempos em diante, e porque duvida o estado por onde o d.� Coronel, ou qualquer outrem fosse Snor do d.� Reacho com o comprimento com q alhegora o tem possuido; Eattendendo as rezoes q alhega como tambem ao q respondeo o Prov.or Mor da fazenda Real da Cap.mia de São Luis do Mar.am a q.m sedeu vista. Hey por bem de conceder em nome de Sua Mag.e que Dos G.de por carta de datta e sismaria ao d.� João Gomes do Rego Barra duas legoas de terra de cumprido, e duas de largo se as houver na d.� ilha quepede p.� que as haja logre e possua como couza propria e todos os seus Erdr.os ascendentes edescendentes sem tributo algum mais q o Dizimo as Deos nosso Senhor dos frutos q nella tiver, a qual concessão lhe faço não prejudicando a terceiro, e rezervando os paus Reais q nellas houver p.� Embarcaçães com declaração que mandará confirmar esta carta por Sua Mag.e dentro de tres annos primeiros seguintes ecultivará as d.as terras demanera q tem fruttos, e dará cam.os publicos eparticullares aonde forem necessarios p.� pontes fontes, portos epedreiras esedemarcará ao tempo da posse por rumo de corda, e braças craneiras como he estillo e S. Mag.e manda e outro sim não poderão nellas suceder Relligioes por nenhum tittolo, e acontecendo hirellas será com embargo de pagarem dellas Dizimos a Deos como se fossem possuidas por secullares, e faltandosse a qualquerdestas clauzullas se haverão por devolutas e se darão aquem as denunciar como o d.� S.or Ordena. Pello q mando ao Prov.or da faz.� Real Menistros e pessoas aq tocar que na forma refferida e com as condissoes declaradas deixem ter e pessuir as d.as duas legoas de terra de cumprido e duas de largo nas q.nes já mencionadas ao d.� João gomes do Rego Barra p.� elle e todos seus Edr.os asendentes e descendentes como couza propria cumpram e guardem esta carta tão intr.� m.te como nella se conthem, aqual lhe mandei passar por mim asinada e sellada com o sinete de minhas armas q se registrará aonde tocar, esepassapor duas vias dada nesta Cid.e de Bellem do Pará aos catorze de julho anno do nascim.to de nosso snor Jesus Christo de mil sette centos e vinte e sinco. Joseph Duarte Cardozo secretr.� do Estado afez // João da Maya da Gama� .
De maneira que, enquanto não aparecer outro documento que comprove o contrário, João Gomes do Rego Barra foi o primeiro colonizador da Ilha Grande de Santa Isabel.
Fidalgo da Casa Real, João Gomes do Rego Barra era membro de importante família da Capitania de Pernambuco. Casou-se duas vezes, a primeira núpcia com dona Ana Castelo Branco e com o falecimento desta nobre dama contraiu a segunda núpcia com a sua cunhada, irmã da sua falecida esposa, dona Maria do Monte Serrate Castelo Branco, filhas de D. Francisco da Cunha Castelo Branco e dona Maria Eugênia de Mesquita. D. Francisco da Cunha Castelo Branco era irmão do conde Pombeiro, foi militar de carreira chegando ao posto de Capitão, indo depois ocupar em Lisboa, por vários anos, o cargo de tesoureiro do Tesouro Real. Por ocasião da viagem de D. Francisco ao Maranhão faleceu sua esposa dona Maria Eugênia de Mesquita, natural de Lisboa, com quem se casou em 1682. Com o falecimento de sua esposa D. Francisco contraiu novas núpcias em São Luís (MA) com uma senhora cujo nome é ignorado, mas sabe-se que pertencia a uma das principais famílias da colônia. D. Francisco com o seu matrimônio com dona Maria Eugênia teve cinco filhas e um filho de nome João do Rego Castelo Branco; destas cinco filhas, duas se casaram com João Gomes do Rego Barra.
Adquirindo terras na Ilha Grande de Santa Isabel, outrora denominada Ilha Grande se mudou João Gomes do Rego Barra com sua família para a ilha a fim de lavrá-la e nela criar gado vacum. Mas antes, junto com o Mestre-de-Campo Antônio da Cunha Souto Maior, teve que dar combate aos índios que infestavam estas paragens. O ilustre fidalgo chegou a ser capitão-mor da Vila da Parnaíba.
Com referência ao seu antigo nome de Ilha Grande existem informações em documentos históricos. Faz-se necessário ressalvar que em tempos remotos existiram duas capitanias: a do Maranhão e a do Rio Grande (do Norte), tendo o Rio Grande dos Tapuias (Parnaíba) como divisa de fronteira entre ambas. É por isso que encontramos muitos documentos relativos à concessão de sesmarias de terras e ilhas emitidas pelo Maranhão, principalmente quando o Maranhão passou a ter a Serra da Ibiapaba como divisa com o Ceará, quando este foi criado como capitania desmembrando-se da capitania do Rio Grande do Norte.
A Ilha Grande de Santa Isabel além de encontrar-se ligada pelo relevo geológico, por se tratar de ilha fluvial, ao município de Parnaíba, existe o vínculo histórico desde a colonização do delta do Parnaíba. Em tempo mais recente a carta do Exmo. Sr. Presidente da Província Dr. Raymundo Theodorico de Castro e Silva, datada de 28.09.1883 e 14.10.1844, que encontrava em exposição no antigo Espaço Cultural Porto das Barcas (Museu) em Parnaíba, nela quando se refere a Parnaíba diz textualmente: "ficando-lhe fronteira a Ilha Grande de Santa Isabel, que lhe pertence". Dr. João Gabriel Baptista20 , em "Geografia Física do Piauí", assim escreveu: "da Pedra do Sal, o litoral apresenta ligeira curvatura que se pronuncia em Luiz Correia"(Lima Rebelo) e vai ter a barra do Igaraçu, onde termina a Ilha Grande de Santa Isabel, pertencente ao município de Parnaíba". Em resumo, a ilha encontra-se unida a Parnaíba por laços geológicos, históricos, políticos e econômicos.
Não se encontrou nas pesquisas documentos oficiais ou citações em livros históricos sobre o destino que João Gomes do Rego Barra possa ter dado às terras que lhes foram concedidas. No entanto, F.A Pereira da Costa em "Cronologia Histórica do Estado do Piauí", fala de um ofício do Comandante Geral da Vila São João da Parnaíba informando os nomes dos proprietários das terras na faixa de extensão de 5 e 6 léguas da praia de uma outra barra, a saber: "herdeiros de Sebastião Silva Lopes, que comprara do 1� dono Tenente Coronel João Leite Pereira Castelo Branco, retalhada em 19 possessões. Informa os possuidores da referida faixa de terras na data do ofício eram: "o coronel Simplício Dias da Silva, sua irmã Justina e seu irmão capitão Antônio Ferreira de Araújo e Silva, o capitão Bernardo Antônio Saraiva, o capitão José Francisco de Miranda, os herdeiros do falecido Cândido, o doutor ouvidor Antônio Saraiva, o alferes Francisco Domingos Fernandes, os herdeiros do coronel Manoel Antônio da Silva Henriques". Verifica-se através destas informações que o segundo proprietário de terras na ilha teria sido o Tenente-Coronel João Leite Pereira Castelo Branco, provavelmente adquiridas de João Gomes do Rego Barra; como terceiro proprietário Sebastião da Silva Lopes, cujos herdeiros retalharam as terras em dezenove possessões.
Na área leste da ilha apresenta alguns mangues a partir da curva da ilha na região final denominada de Bom Jesus, antigamente chamada de Coroa do Monte Cristo, na Barra da Amarração ou Igaraçu, defronte de Luiz Correia, indo até próximo de Parnaíba, assim como do lado da terra firme partindo de Parnaíba até a foz do Igaraçu, lado direito deste rio. Na ponta da extremidade da ilha, na região leste que tem a sua frente e em que se avista o porto marítimo na ponta da Praia da Atalaia, conhecida antigamente por Coroa dos Tanques, há hoje pequeno manguezal oriundo da construção do porto que impedindo o avanço do mar permitiu o rio depositasse aí o seu barreiro contendo algumas sementes ou raízes de mangues.
No seu interior, além dos carnaubais, abundante em cajueiros, canaviais, várzeas, planícies fluviomarinhas inundáveis; a sudoeste e sul planície fluviomarinha alagada no centro, mangues também na área noroeste na boca de entrada da barra das Canárias. De 1828 informa Pereira da Costa: "A sua vegetação consta da seguinte: olandim-carvalho, olandim-branco e jitó, que fornecem madeiras de construção e se achava nos terrenos pantanosos; bem como o cedro de alagadiço, carnaubais imensos, nas várzeas; tucunzeiros, muricis e, sobretudo quantidade de cajueiros nos lugares arenosos. As lagoas abundam em patos, e marrecas, e nas caatingas se encontra diversidade de caças, como veados, tatus, pacas, jacus e outras�.
�A cultura da ilha é insignificante, e limita-se apenas à plantação de cana, e que se fabricam rapaduras em algumas engenhocas, de coqueiros, bananeiras, melancias e roças�.
Existem também na ilha vários riachos e igarapés tais como: Palha e Morros que desembocam no Igaraçu e Bom Jesus (10 km) que vai desembocar na Barra da Amarração ou Igaraçu, tendo na sua foz as ilhas Cágados e Garças; Salsa, Móia Grande, Móia Pequena e Moinha entre os povoados de Santa Isabel e Morros da Mariana; o Velho ou Casa Velha que desemboca no Trindade, braço da Barra das Canárias.
Entre os anos de 1930 e 1940 a parte sul da ilha fora cortada com a construção do canal de São José, que tem início em frente do povoado que existe na ilha chamada Alto do Batista, ligando assim o Igaraçu ao Parnaíba encurtando o caminho de acesso ao grande rio. Com a construção desse canal deu-se a origem da ilha de nome Tabuleiro, cujo nome Tabuleiro assim se chama há muitos anos por aí ter existido uma fazenda com mesmo nome. Esta ilha Tabuleiro é separada da terra firme pelo antigo trecho do Igaraçu que a circunda fazendo várias voltas. Por este antigo caminho do Igaraçu as viagens dos barcos eram mais demoradas.
Este canal fora na realidade construído em 1934 com verba federal remetida para a Comissão de Estudos e Melhoramento do Rio Parnaíba. Anteriormente havia sido autorizada a abertura deste canal pela Assembléia Legislativa Provincial do Piauí, datada de 23 de agosto de 1849, o que não se chegou a se realizar.
Não existindo na época máquinas apropriadas abriu-se o canal na base da enxada, pá, picareta e explosivo. Caio Passos em "Cada Rua Sua História" na biografia de José de Moraes Correia apresenta-o como sendo o autor do projeto, no tempo em que foi Presidente da Associação Comercial de Parnaíba. No entanto, João Gabriel Baptista em "Geografia Física do Piauí" informa que por ocasião do levantamento das barras do Parnaíba pelo Dr. Gustavo Luís Guilherme Dodt este engenheiro sugeriu a construção deste canal. Havia realmente na época uma necessidade urgente no sentido de solucionar o problema de navegabilidade do Igaraçu ao Parnaíba, principalmente com relação ao trecho em que várias voltas do rio apresentavam profundidade a desejar e tornava a navegação mais demorada. É provável que a Associação Comercial de Parnaíba, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, tenha elaborado o projeto e encaminhado ao governo federal. Eram as partes mais interessadas, haja vista que muita obra em Parnaíba foram sempre realizadas à custa do sacrifício dos próprios filhos da terra. Com a construção do canal encurtava-se o acesso ao Parnaíba, oferecendo-se um trecho de águas profundas e sem perigo para as embarcações.
Encontram-se nela os seguintes povoados: Santa Isabel, Pedra do Sal, Bom Jesus, Tanque Novo, Alto da Fortaleza, Ozires, Xixá, Labino, Pinico Quebrado, Coricada, Bom Jesus, Carnaúba Torta, Cotia, Poço, Canárias, Boa Vista, Cipoal, Urubu, Baixão, Cal, Tatus e Mutuns, Maria Pequena, Estevão, São Roque dos Silva, Sorocaba do Antero, Cachoeira dos Freitas, Povoado do Céu.
Os Morros da Mariana, antigo município, fora desmembrado por interesses políticos, recebendo nova denominação, até imprópria, de Ilha Grande do Piauí já que geologicamente não é uma ilha.
O Decreto de 16.11.2000, assinado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, criou a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, no município Ilha Grande de Santa Isabel (PI) e nos municípios de Araioses e Água Doce no Maranhão, com o �objetivo garantir a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista da área�, �declarada de interesse ecológico e social, conforme preconiza o art. 2o do Decreto no 98.897, de 30 de janeiro de 1990� cabendo ao IBAMA supervisionar a área, �promover as medidas necessárias à formalização do contrato de concessão real de uso gratuito com a população tradicional extrativista, cabendo ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, acompanhar o cumprimento das condições nele estipuladas. (publicado no D.O.U. de 17.11.2000)�
Fonte/Renato Neves Marques

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

17/02/2010 20:27:00

IV Feira Integradora do Artesanato piauiense faz sucesso com turistas.

As artesãs do litoral piauiense da Associação das Mulheres da Ilha Grande, Associação Arte Vermelha que faz parte da comunidade do Barro Vermelho e Associação de Desenvolvimento e Integração do Artesanato de Parnaíba, a ADIAP, aproveitam o grande número de turistas nesse carnaval para a divulgação de seus produtos manualmente produzidos na IV Feira Integradora do Artesanato Piauiense.

Algumas associações de artesãs apresentaram seus produtos na praia da Pedra do Sal. A feira é formada por associações composta por artesãs parnaibanas e ilhagrandenses, que trazem para o público, toalhas de banho bordadas com fitas de cetim, tapetes, passando por biquínis, bonecas de pano, sandálias bordadas com miçangas, biscuit entre outros produtos artesanais.



Fonte/Dayene Costa Foto:Vhanya Silva
17/02/2010 20:21:00

Delta do Parnaiba desperta interesse pelo turismo náutico

O Piauí está despertando para o turismo náutico. Vieram para o norte do Piauí, embarcações da Espanha, Itália, França, Suíça, Alemanha, Noruega, Holanda, Inglaterra e África do Sul. Turistas destes países estão em busca de novos destinos. Eles vão ficar até o dia 19 deste mês e seguem para a Amazônia.

A costa litorânea do Brasil atrai e muito estes desbravadores de belezas naturais.



Fonte/Daniel Santos
17/02/2010 20:17:00

Delta do Parnaiba desperta interesse pelo turismo náutico

Hermano Carvalho, diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo, disse que o Piauí foi incluso no Rali Ilhas do Sol devido à beleza do delta do rio Parnaíba.

Já o consultor náutico do Ministério do Turismo, Walter Garcia, afirmou que um veleiro gera diretamente três empregos quando aportam em um litoral. Eles gastam em média US$ 100 por dia, gerando o turismo horizontal. Pois seguem rotas na costa do litoral brasileiro e fazem gastos para manutenção, mantimentos e viagens. Praticamente moram dentro dos veleiros.



Fonte/Daniel Santos

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bloco camaleão do delta carnaval 2010

O bloco camaleãododelta faz seu carnaval dia 20/02 saindo do bairro Baixão até o centro da cidade.

Bloco dos lisos

O bloco dos lisos sai daqui a pouco do bairro dos Tatus ao centro da cidade.

Fotos:Vooz Projeto de construção do Porto dos Tatus no município de Ilha Grande do Piauí

Projeto de construção do Porto dos Tatus no município de Ilha Grande do Piauí

Projeto que não sai do papel

O projeto executivo de urbanização do Porto dos Tatus foi contratado, mas também ainda não teve início. O porto é o principal acesso ao Delta do Parnaíba, único m mar aberto das Américas. O projeto també será desenvolvido com recurso do Prodetur Nordeste II, gerenciado pelo Banco do Nordeste.

O projeto é do arquiteto Adriano Melo e já foi apresentado ao secretário de Turismo do estado, Silvio Leite, além dos técnicos da secretaria de infra-estrutura. Moradores e trabalhadores do local estão esperançosos com a reforma.

Atualmente o porto é cercado de bares, restaurantes e casas populares. A estrada de acesso ao porto já está sendo recuperada e se encontra com mais de 60% das obras concluídas.

Edição: José Wilson Fonte: Vooz

Veleiros estrangeiros aportaram no litoral piauiense

Veleiros de varias partes do planeta ancoraram neste último sábado no litoral piauiense. Participantes anual de um rally do esporte, desta vez o litoral piauiense foi colocado como ponto de parada. Na manhã deste domingo alguns dos visitantes estrangeiros foram ao Delta do Parnaíba em suas embarcações. O próximo destino será a Ilha do Marajó no Pará.

Por Carlson Pessoa





sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Centro de Aquicultura, que terá gestão compartilhada entre Embrapa e Governo do Estado, é resultado de uma pactuação entre Embrapa, Governo do Estado, Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vai promover a expansão da aquicultura não do Piauí, mas como do Nordeste.

Para construção e aquisição de equipamentos do Centro de Aquicultura foram aplicados R$ 5 milhões. A obra contém tanques para criatórios, laboratórios e estrutura de bombeamento



Edição: José Wilson Fonte: Vooz com informações da Ccom

Trade turístico se articula para o Rally Ilhas do Sol

O presidente da Piauí Turismo (Piemtur), Patrocínio Paes Landim, que está em contato com o organizador do Rally, Nicollas Tiphaning, disse que as expectativas dos participantes são as melhores possíveis, principalmente no que diz respeito a conhecer o Delta do Parnaíba e também pela animação do Carnaval.

Os empresários locais mostraram-se interessados e montarão pacotes diversos que contemplem os atrativos turísticos e culturais, e foram orientados a aumentarem seus estoques. O empresário Joca Vidal disse estar com boas expectativas para a chegada deste Rally. "Temos que oferecer o melhor que temos e que essa seja uma oportunidade de chamar novos clientes" disse



Edição: José Wilson Fonte: Ascom Luis Correia

Alimentação saudável para os dias de folia

Carnaval.jpg
É provável que nos quatro dias de carnaval esqueçamos de cuidar a nossa alimentação. Pensamos somente nas festas e na folia e muitas vezes não lembramos que o nosso organismo está constantemente precisando de cuidados.
A alimentação e a hidratação têm papéis fundamentais na nossa saúde e no nosso bem-estar. É de extrema importância darmos uma atenção especial à alimentação durante esses dias. Freqüentemente abusamos, além da resistência física, de bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, e alimentos gordurosos, como cachorro quente, cheese burger e batata-frita, geralmente consumidos durante e depois das festas devido à sua praticidade.

Durante o período de folias devemos seguir uma alimentação especial e balanceada durante este período para evitar ou amenizar os desconfortos e sintomas da ressaca e repor os nutrientes importantes para a nossa saúde que perdemos durante os dias de carnaval. Algumas das dicas mais importantes são:

- Primeiramente o consumo de água deve ser aumentado para 2 a 3 litros, a fim de o organismo liberar mais rapidamente as toxinas advindas das bebidas alcoólicas e das comidas gordurosas. Dê preferência para água, sucos naturais, água de coco ou isotônicos ao invés refrigerantes, pois estes apresentam um baixo teor de hidratação. Não se esqueça de se hidratar, antes, durante e após as festas, pois a perda de líquido e de eletrólitos pelo suor pode desencadear uma séria desidratação;

- O álcool é altamente calórico, por isso deve ser consumido com moderação, intercalando com água gelada e nunca com o estômago vazio para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, turvez na visão e mal-estar);

- Deve-se diminuir ou evitar o consumo de comidas gordurosas, muito temperadas, frituras, carnes gordas e churrasco para não agravar os sintomas da ressaca que geralmente são náuseas, vômitos, tonturas, fraqueza e dores de cabeça e para não sobrecarregar o estômago e o fígado, que já se apresentam fragilizados devido ao álcool. Prefira frango ou peixe grelhados e sopas frias;

- Dar preferência para alimentos fontes de carboidrato como arroz, massas, batatas e pães, que irão repor as energias necessárias e que foram gastas durante os quatro dias de festa. Devem ser combinadas com comidas leves como legumes, verduras e frutas, que contêm importantes nutrientes e ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração, ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem digeridas e se acumulam no organismo com mais facilidade. Por exemplo no almoço, faça um arroz com brócolis e um peito de frango grelhado. De sobremesa, coma uma fatia de mamão.

- Não esqueça, porém, da importância dos laticínios (leite e derivados), que devem ser desnatados ou semi-desnatados. Consumir laticínios 2 a 3 vezes ao dia, hábito que deve ser mantido independente do Carnaval;
- Procure não ficar em jejum durante a festa. Se possível troque os fast foods por barras de cereais;
- Consuma mais alimentos ricos em fibras como pão integral, aveia, granola, frutas e verduras para melhorar o funcionamento intestinal;
- O mais importante é não esquecer de manter, no mínimo, as 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo-se até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Qualquer tipo de atividade física feita em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode trazer danos ao organismo.

pear_4_300x200.jpg

O Rally Internacional Les Iles du Soleil já estava planejado para passar pela Bahia e o que o Ministério do Turismo conseguiu com que também passasse por Luis Correia.

O Ministério do Turismo acertou em Paris (França) para que o Rally Internacional Les Iles du Soleil aporte no litoral do Piauí, na cidade de Luis Correia, colocando desta forma, pela primeira vez, o Estado e a região na rota do Turismo Náutico Internacional. Cerca de 15 empresas declararam abertamente o interesse de vir para o Brasil a fim de participar deste momento. Dentre estas, duas das maiores empresas de charters do mundo. Vale salientar que a geração de emprego e renda é um fato imediato, consequência da política de abertura aos barcos estrangeiros de lazer, através do decreto-lei número 5887/06, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo do ministro do Turismo, Luiz Barreto, total apoio para divulgação. As conversas mantidas também foram especialmente acompanhadas de interesse por alguns dos principais estaleiros franceses de instalarem-se no Brasil, gerando assim mais emprego e renda em mais um segmento econômico da naútica. Em Luis Correia a marina que deverá receber os veleiros já está pronta. No local serão montados ainda stands para comercialização de artesanato, comidas e bebidas típicas e roteiros turísticos da região. Também será montado um palco para apresentações culturais e shows. Ao todo, 90 pessoas estarão nos 26 veleiros e passarão 1 semana no litoral piauiense. Os estrangeiros ancoram na região dia 13, sábado de carnaval. Na semana seguinte, mais precisamente na quarta feira de cinza, um grupo de jornalistas estrangeiros também se farão presentes no litoral, tanto para cobrir o evento quanto para produzir matérias sobre as potencialidades turísticas da região norte do Piauí.

Informações: Canalverde

Fotos: Anderson Galdino

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...